Roupas de tamanho único – Como elas ficam em cada tipo de corpo

por Samantha Mahawasala
/ 08 dezembro 2014 / 2comentarios

Quando estamos comprando roupas, não é difícil se deparar por aí com o famoso “tamanho único”. São aquelas famosas peças, como calças, blusas e saias, feitas em apenas um tamanho na intenção de vestir qualquer tipo de corpo.

Enquanto o motivo da existência de um “tamanho único” vai além da nossa compreensão, essa é uma modalidade de grade que tem ganhado muita popularidade lá fora, sob o nome de “one size fits all”, ou “um tamanho veste todos”, em tradução livre.

Um exemplo disso é a Brandy Melville, uma loja de roupa que trabalha exclusivamente com essa modelagem única. Logo na estrada da loja já existe um aviso notificando as pessoas sobre isso: “one size fits most”, ou “um tamanho veste a maioria”. Já na loja online, as peças aparecem com a observação de que elas vestem tamanho pequeno e médio.

Partindo do princípio de que mulheres de todos os tamanhos gostariam de fazer compras em todas as lojas, incluindo a Brandy Melville, o BuzzFeed resolveu fazer um teste com diferentes garotas usando as mesmas roupas. Para isso eles usaram de referência a modelo da loja online da BM, que tem um tamanho padrão: 1,73cm de altura, manequim 34.

Modelo: 1,73cm, manequim 34; Allison: 1,60cm, manequim 34 -Roupas de tamanho único

Lara: 1,75cm, manequim 38/40; Candace: 1,68cm, manequim 40/42 – Roupas de tamanho único

Sheridan: 1,80cm, manequim 48/50; Kristin: 1,60cm, manequim 52 – Roupas de tamanho único

Top Heide

Na modelo o top parece cropped, mas nas mais baixinhas isso já não deu muito certo. Pela modelagem ampla até que o top conseguiu servir na maior parte das meninas, mas ficou bem diferente em cada uma delas.


 Roupas de tamanho único


Roupas de tamanho único

Saia Emilia

Com certeza fizeram algum truque na modelo na hora de tirar a foto, já que ficou larga na moça de manequim 34 e apertada na de tamanho 38. Nas outras nem serviu, um desastre!

Tank Top

Parece que só a moça do 34 ficou feliz com o top. As outras, por mais que tenha servido, reclamaram que ele foi ficando transparente conforme esticava. Um problema que não afeta apenas as gordinhas, mas também as moçoilas com mais peito.

Vestido Jada

Apesar do mesmo manequim, a moça do 34 ficou com um vestido bem mais longo que a modelo. Para a 38 ficou curto, para a 42 ficou apertado no peito. As outras nem tentaram vestir…

Casaco Layla

Uma peça um pouco mais democrática, serviu em todas as meninas, mas assim como a primeira t-shirt, ganhou um caimento diferente em cada corpo.

Shorts Vodi

Mais uma vez, só as meninas do manequim 34 saíram ganhando. Nas outras o shorts ficou muito curto ou muito apertado.

Top Milly

Outra peça que pelo menos entrou em todo mundo, mas além de ganhar um caimento diferente em cada corpo, algumas meninas reclamaram das mangas, que ficaram apertadas, já outras se incomodaram com o comprimento da peça.

 

 

 

08 dezembro 2014
Samantha Mahawasala

Samantha Mahawasala

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.