Restrospectiva Brasil – Os destaques de 2010

por Fashion Bubbles
/ 28 dezembro 2010

Doze meses de memória. O ano de 2010 chega ao fim com muita história para contar: alegrias, tristezas, escândalos, esporte e política. Marcante como tantos outros, 2010 ficará na lembrança de todos por alguns fatos inesquecíveis. Vale a pena rever esses acontecimentos:

Diversão

Viver a Vida

Foto: Fala Leonardo

Ao som de Chico Buarque e Tom Jobim, entrou no ar a novela Viver a Vida. Apesar de ter começado em 2009, foi em 2010 que o folhetim atingiu seu auge. A trama de Manoel Carlos conquistou os brasileiros com a Helena de Taís Araujo e a incrível Luciana, de Alinne Moraes. A modelo, que ficou tetraplégica, emocionou a todos com sua história de superação.

Ti Ti Ti


Fotos do Facebook da novela Ti-ti-ti

Jacques Leclair e Victor Valentin são inimigos desde 1985, quando a novela Ti Ti Ti, de Cassiano Gabus Mendes foi ao ar pela primeira vez. A moda é a personagem principal na trama que diverte com seus personagens e histórias divertidas. Desfiles, brigas, uma revista de moda e muita confusão – é assim que o remake de Ti Ti Ti marcou o ano de 2010.

Eclipse e Harry Potter


Foto: Cinema 10

Eclipse é o terceiro filme da saga Crepúsculo e Harry Potter – As relíquias da Morte é a primeira parte do episódio final de sua história. Ambos conquistaram seu público desde o princípio e hoje enlouquecem uma legião de fãs, tanto dos vampiros e lobisomens, quanto dos bruxos de Hogwarts.

Chico Xavier e Nosso Lar


Foto: Geal Ba

O médium brasileiro marcou presença em 2010 com dois filmes relacionados a ele. O primeiro foi Chico Xavier, um filme baseado no livro As Vidas de Chico Xavier, de Marcelo Souto Maior. O longa conta a trajetória conturbada do médium, que psicografou mais de 400 livros. O filme foi visto por mais de 3 milhões de pessoas no Brasil.
O segundo foi Nosso Lar, filme baseado em um dos livros psicografados pelo médium, que conta a história de André Luiz após sua morte.

Tropa de Elite 2 e a realidade


Foto: Salada de Cinema

Dirigido por José Padilha, que escreveu em parceria com Braulio Mantovani, Tropa de Elite 2 se passa 13 anos depois do primeiro episódio. O longa mostra o crescimento do BOPE e o amadurescimento do Capitão Nascimento, além dos conflitos entre as milícias e o policiais do Rio de Janeiro.

A violência na cidade maravilhosa se fez presente fora das telas de cinema em 2010. O Rio viveu dias de terror no mês de novembro, quando criminosos incendiaram carros e ônibus em resposta à ocupação das favelas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O Estado respondeu aos ataques com a união das forças armadas do país, inicialmente invadindo a Vila Cruzeiro e mais tarde o Complexo do Alemão.

Copa do Mundo


Foto: Terra

A África do Sul recebeu de braços abertos a Copa do Mundo 2010. Os sul-africanos alegraram o mundial com seu carisma e felicidade, mesmo com sua eliminação na primeira fase do torneio. O Brasil saiu da disputa nas quartas de final, deixando o espaço livre para o título inédito da Espanha.

Shows


Foto: Terra

O Brasil foi palco de diversos artistas em 2010. Beyoncé, Coldplay, Metallica, Aerosmith, Green Day, Eminem, Guns’n’Roses, Bom Jovi, Black Eyed Peas, Rush, Norah Jones e o ex-beatle Paul McCartney. Aconteceu também o inédito SWU, primeiro festival de música feito a céu aberto, relembrando o Woodstock. O ano de 2011 promete ser tão agitado quando seu antecessor, com direito a outra edição do SWU e Rock in Rio, além de shows com U2, Amy Winehouse, Shakira e outros.

Escândalos

Devassa


Foto: Robson Mafra

O ano começou com um escândalo internacional que pousou nas terras tropicais. Paris Hilton, famosa por causar barulho por onde passa, chegou ao Brasil para gravar a propaganda da cerveja Devassa. A aparição da loura nas televisões brasileiras durou pouco, O Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) julgou a propaganda “sensual demais”, e suspendeu sua veiculação. Mais tarde a Schincariol voltou a veicular o comercial, mas com imagens editadas e censuradas.

Geisy Arruda


Geisy Arruda na gravação do clipe do Inimidos da HP Foto: Blogamos

No fim de 2009 Geisy Arruda ficou nacionalmente conhecida por ser hostilizada pelos alunos da Uniban, faculdade que ela freqüentava na época. O fato a tornou uma imagem pública e a jovem fez uso dessa imagem muito bem: tornou-se empresária com sua marca de vestidos rosa, apareceu em diversos programas de televisão, participou da terceira edição do reality show A Fazenda e foi a capa mais vendida da história da revista Sexy.

Caso Bruno


Foto: Terra

Um crime sem corpo. Este é o caso da suposta morte de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno do Flamengo. Eliza desapareceu no dia 4 de junho, quando deixou o hotel onde estava hospedada no Rio de Janeiro e foi para o sítio do jogador. A vítima queria que Bruno assumisse a paternidade de seu filho, Bruninho.
Depois de diversas buscas no sítio, nos arredores e em locais indicados por cúmplices no crime, a Polícia não encontrou o corpo da vítima. Bruno está atualmente preso, assim como os demais envolvidos.

Tecnologia

Ipad


Foto: Como Fazer

Assim como todos os produtos Apple, o iPad é um sucesso. O aparelho foi lançado em janeiro de 2010, anunciado como um meio termo entre o iPhone e o MacBook. Com formato de tablet, pesa apenas 680 gramas e possui três 3 versões: 16, 32 e 64 GB.

Mídias Sociais


Foto: MZ Click

Twitter, Facebook, LinkeIn, Tumblr e Flickr. As ferramentas tecnológicas já existiam antes, mas foi em 2010 que adquiriram espaço no meio tecnológico. As mídias sociais abrangem diversas atividades que integram a tecnologia em geral, como a interação, a construção de palavras ou textos, compartilhamentos de fotos, áudios ou vídeos.

Lojas Virtuais


Foto: Presente pra Homem

O sistema de compra online existe há muito tempo, mas parece que só depois desses anos todos é que o consumidor passou a confiar no que está atrás da tela do computador. Sites de lojas virtuais estão cada dia mais seguros e o consumidor acredita nessa nova forma de comprar. Assim como as lojas virtuais, os sites de compra coletiva também marcaram presença em 2010.

Política

Dilma Roussef


Foto: Terra

Em 2010 o Brasil elegeu a primeira mulher presidente do Brasil. Com 55% dos votos no segundo turno, Dilma Roussef se elegeu presidente da República. Ex-ministra do governo Lula, a candidata petista foi líder nas pesquisas durante toda a eleição e confirmou o resultado no dia 31 de outubro de 2010. No primeiro dia de 2011 a presidente assume o cargo em Brasília.

Tiririca


Foto: Pedroka’s Blog

“Vote Tiririca, pior do que tá não fica”. Esse foi o slogan da campanha do candidato a deputado federal Tiririca. O resultado das eleições apontou o comediante como o mais votado do país. Mais tarde, entretanto, o candidato foi acusado de analfabetismo. Atualmente ele responde um processo sob a suspeita de não saber ler e escrever, o que impediria que o candidato assumisse o mandato de deputado.

Fontes: Terra, Wikipedia, Ig, Yahoo

Foto de abertura: RR

28 dezembro 2010
Fashion Bubbles

Fashion Bubbles