Batom vermelho é risco certo. Olho preto só pode à noite. Glitter na sua idade, nem pensar. Quem disse?
Com a proposta de quebrar as regras do mundo da maquiagem, quem disse, berenice?, a nova unidade de negócio do Grupo Boticário, chega para revolucionar o mercado brasileiro, criando um novo jeito de conversar com as consumidoras para que elas se sintam livres na hora de comprar e usar maquiagem. “A gente acha que o mundo da maquiagem hoje tem um grande livro de regras. A gente vai propor, a partir de agora, é que em pelo menos alguns momentos a gente possa esquecer esse livro de regras. Que isso seja de forma leve e livre, que cada um possa escolher o seu jeito. Essa marca se propõe a isso, a dar uma liberdade à mulheres brasileiras de poder ousar, brincar, ter um espírito mais leve e curtir mais o dia-a-dia através da nossa maquiagem”, conta Alexandre Bouza, Diretor de quem disse, berenice?.
quem disse, berenice? nasce com a proposta de falar com mulheres de diferentes idades e classes sociais, buscando ser acessível sob todos os pontos de vista: um preço justo, portfólio diversificado, linguagem fácil de entender, lojas em locais de alto fluxo e e-commerce com entrega para todo o Brasil. “Procuramos falar com as mulheres que, independentemente de sua relação com a maquiagem, não abrem mão de sua espontaneidade. Incentivamos todas as mulheres a serem livres para se sentirem mais bonitas, experimentarem diferentes possibilidades de produtos até encontrarem o que mais combina com elas”, afirma o executivo.
“A gente acha que as regras do mundo da beleza aprisionam e que, presa dessa forma, nenhuma mulher é bonita. Nossa marca tem a possibilidade de fazer com que as pessoas, de fato, levantem uma bandeira dizendo ‘eu quero ser bonita, mas quem disse que eu tenho que me prender a regras que não fui eu quem criei?’, por isso o nome da marca é quem disse, berenice?. Construímos um portfólio que estimula as mulheres a experimentar, errar e acertar, até encontrar o seu jeito de ficarem mais bonitas”, completa Bouza.
[http://www.youtube.com/watch?v=lHHnwz6XxsI]
São cem cores de batom para a consumidora, permitindo que ela combine a cor com o que ela está sentindo no dia. Uma pesquisa revelou que existem 48 tonalidades de pele entre as brasileiras, das mais claras até as mais escuras. Desses dados saíram 18 tons básicos de pele que a quem disse, berenice? transformou em bases líquidas e pós faciais.
Com o objetivo de fornecer a máscara de cílios perfeita para cada mulher, a quem disse, berenice? inova e vende o produto de forma separada: a consumidora escolhe a máscara, com a cor e a formulação que mais a agrada, e depois escolhe o aplicador mais adequado – que dê volume, que alongue os cílios, que curve-os ou que faça tudo isso ao mesmo tempo. São quatro fórmulas, sete cores e 13 aplicadores diferentes, disponibilizando mais de 90 possibilidades de rimeis para as consumidoras.
Na prática, as mulheres podem se divertir escolhendo entre mais de 500 itens para rosto, olhos, boca, além de esmaltes, perfumes, acessórios e kits presentes, com grande variedade de cores.
Os nomes dos produtos e das cores também chamam a atenção. “Criamos apelidos divertidos para as cores, bem diferentes do que costumamos ver na categoria, onde cada marca adota um padrão, um número ou ainda nomes em inglês. Queremos descomplicar o mundo da maquiagem, para que a consumidora reconheça facilmente os produtos. Nas embalagens, a explicação de como usar cada item também é divertida e simples, com diversas dicas úteis, pra não ficar nenhuma dúvida”, finaliza Alexandre Bouza.
As lojas operam em um sistema de autoserviço onde as mulheres podem ficar à vontade para testar todos os produtos. O espaço foi projetado para permitir a livre circulação e acesso direto aos produtos em todas as bancadas, com espelhos, pincéis, esponjas e demaquilantes disponíveis para uso à vontade na loja – tudo para construir um espaço onde se possa experimentar, errar, apagar, até encontrar o produto que melhor se adequa a cada mulher, uma espécie de playground de maquiagem. Há ainda em algumas lojas um serviço complementar para trocar o esmalte das unhas – o preço varia se a consumidora comprar o esmalte na hora ou trouxer o produto de casa.
A marca irá operar lojas pelo sistema de franquias e e-commerce e inicia as vendas a partir de agosto em sete lojas na cidade de São Paulo, sendo as duas primeiras nos shoppings Paulista e Metrô Tatuapé, com inauguração no dia 16. As próximas inaugurações ainda em agosto serão nos shoppings Aricanduva, Boulevard Tatuapé, Tamboré e na Rua João Cachoeira (Itaim Bibi). A sétima loja será aberta no shopping Metrô Itaquera em outubro. A marca ainda atuará com venda pela internet para todo o Brasil a partir de setembro.
O e-commerce simula a experiência de compra da loja física. O portal quemdisseberenice.com.br é totalmente personalizado, com uma vitrine de produtos e conteúdos montada de acordo com o histórico de navegação da consumidora, uma rádio online com trilha sonora de acordo com os gostos musicais de cada uma. O site também tem uma grande quantidade de conteúdo interativo, com editoriais, vídeos, galeria de comentários das consumidoras para ajudar na decisão de compra e um teste rápido para descobrir qual o tom de pele de cada consumidora.
A comunicação da marca também estará presente de forma permanente e intensa em redes sociais, por meio de um fan page no Facebook divulgando todas as ações e promoções da marca (facebook.com/quemdisseberenice), um canal especial no YouTube (youtube.com/quemdisseberenice) com vídeos para inspirar as consumidoras a experimentar diferentes tipos de maquiagem, além de perfis no Twitter e outras redes sociais como Pinterest e Instagram.
quem disse, berenice? chega com 18 tons de base
São 18 tons de base e pós desenvolvidos especialmente para a pele da mulher brasileira, além de um portfólio completo de produtos para o rosto
quem disse, berenice? traz ao Brasil a mais extensa linha de bases, pós e corretivos para atender aos diferentes tons de pele das brasileiras. A marca traz em seu lançamento o maior portfólio nacional na categoria: são 18 tons de base e pó e seis de corretivo, além de completar seu portfólio com dois iluminadores, duas bases bronze, quatro pós faciais bronze, 12 opções de blush, e cinco opções de blush superbrilho. A base em pó, por exemplo, é exclusividade do portfólio de quem disse, berenice? até a data de lançamento.
Para completar seu portfólio, traz uma linha completa de primers: duas opções incolor, três coloridos, além de um específico para região dos olhos. A marca é a única brasileira a ter primers coloridos que neutralizam o tom da pele: verdelin: disfarça o avermelhado das peles claras; rosete: disfarça o acinzentado das peles escuras; lilá: disfarça o amarelado.
Além de buscar um portfólio completo, a marca busca credenciar-se como uma especialista nos tons de pele das brasileiras, e ajudar a estimular o uso de um portfólio mais completo de produtos da categoria.
Teste de pele e nomes dos produtos
Acertar o tom da base, pós ou corretivos não é fácil, por isso, além de oferecer uma variedade completa de tons, a marca ajuda as consumidoras a escolher a sua base nas lojas, com uma régua de cores e orientação das vendedoras sobre como descobrir o seu tom ideal. Os produtos também seguem uma ordem alfabética crescente para facilitar a memorização e identificação no momento de compra.
No site, a marca também inova trazendo um teste simples e intuitivo para chegar à sua recomendação de tons, em um funcionamento similar ao da loja, mas contando com auxílio em vídeo para a consumidora também escolher o efeito e cobertura que deseja de sua base, por exemplo.
Pra começo de conversa – Primer
Pra acertar o tom – Bases líquidas (iluminadas e efeito mate)
Pra ficar bem na foto – Pó facial
Pra levantar o astral – Blush
quem disse, berenice? apresenta olhos coloridos e mais de 90 possibilidades de máscaras para cílios
Marca disponibilizará 70 cores de sombra e combinações livres de máscaras para cílios com 13 opções de aplicadores, quatro fórmulas e sete cores.
A busca das mulheres pela liberdade de experimentar e usar o que quiserem levou quem disse, berenice? a propor uma nova possibilidade para suas consumidoras escolherem suas máscara para cílios. Uma não, mais de 90. A marca permite que as consumidoras montem combinações das quatro fórmulas e sete cores com os 13 aplicadores oferecidos, montando o efeito da fórmula conforme o efeito que quiserem para seus cílios.
“Entendemos, com base em muita pesquisa e observando o que era oferecido no mercado, que a máscara perfeita não existe. A realidade é que as consumidoras procuram a melhor equação entre a anatomia dos cílios, a fórmula e aplicadores. Com essa inovação na forma de venda, buscamos oferecer a possibilidade de encontrar a máscara perfeita para a consumidora”, comenta Vanessa Machado, gerente de maquiagem e perfumaria da marca.
Além disso, a marca apresenta um portfólio extenso de cores, com 70 cores de sombra em embalagem, seis de sombra trio, 20 cores de lápis de olhos, sendo uma à prova d’água, além de sete cores de delineador líquido, uma opção de caneta delineadora e duas cores de lápis para sobrancelhas. Tudo isso com embalagens práticas para que as mulheres possam testar à vontade e descobrir o que mais combina com elas.
Pra trazer a luz – Sombras
Pra abrir o olhar – Máscaras e aplicadores
100 cores de batom quem disse, berenice? pra se jogar
quem disse, berenice? incentiva a mulher brasileira a escolher a cor que quer usar, sem pensar em regras
quem disse, berenice? chega ao mercado brasileiro com 100 cores de batom, divididas em três texturas diferentes – são 84 cremosos e cintilantes, 11 mate e cinco com efeito glitter.
“O batom é o símbolo maior do universo da maquiagem e uma referência para as mulheres em sua experimentação de diferentes cores e estilos. A nossa oferta de 100 cores garante que toda consumidora irá encontrar uma cor que combine com ela”, comenta Vanessa Machado, gerente de maquiagem e perfumaria da marca.
A marca traz uma inovação no mercado brasileiro, o gloss roll on, com uma embalagem prática que libera a quantidade certa de produto nos lábios e é ideal para levar na bolsa. O gloss roll on traz ainda combinações de brilho e cor, estando disponível em cinco cores – pinkuxo, rosituxo, rosuxo, coraluxo e uvaluxo.
Lápis para boca, balm labial e gloss em tubo com pincel completam o portfolio, com seis cores, cinco cores e 40 cores, respectivamente. A marca busca estimular a liberdade de escolha no mundo da maquiagem, incentivando que a mulher brasileira tenha opções para escolher o que combina com seu tipo de pele, estilo, gosto e – por que não – humor.
O cuidado da marca na construção dos produtos vai até suas embalagens. Além do nome do produto, quem disse, berenice? traz uma explicação descontraída de pra que eles servem. No caso de produtos de boca, os nomes são os seguintes:
pra dar o que falar | batom
pra chegar de mansinho | gloss roll on
pra chamar atenção | gloss labial
pra traçar o caminho | lápis boca
pra dar água na boca | balm labial
O nome das cores também é diferente. Para facilitar a memorização, os nomes são apelidos derivados dos nomes originais. Por exemplo: malvezita, ouríssimo, cobrê, coralá, nudex, rosarão e vermelhaço.
Pra dar o que falar – Batons
Pra chamar a atenção – Gloss
Pra chegar de mansinho – Gloss roll-on
quem disse, berenice? traz linha completa de acessórios para maquiagem
Marca traz acessórios coloridos e variados pra ajudar em sua proposta de livre experimentação
Cores! Os pincéis da quem disse, berenice? acompanham o perfil descontraído da marca e vêm em oito tipos de pincel com diferentes cores: base, blush, boca, delineador, esfumador, multiuso, pó e sombra. A marca também traz uma caixa porta-maquiagem com espaço para uma série de itens, uma linha variada de cílios postiços, óculos de maquiagem, curvex nas cores da marca, tubo porta-pincéis para ajudar na organização, limpa-pincéis, entre outros acessórios para maquiagem.
A caixa porta-maquiagem quem disse, berenice? é um ícone da marca. São ao todo seis gavetas, algumas mais, outras menos escondidas, de diferentes tamanhos e alturas, para guardar e organizar todos os produtos.
Com cinco opções, os cílios postiços dão um toque diferente no olhar. É só escolher: natural, volume, alongamento, curvador e delineador, além da cola para cílios que a marca também traz em seu portfólio.
Para ajudar quem usa óculos a se maquiar, os óculos de maquiagem permitem deixar uma lente aberta de cada vez, podendo assim, pintar o outro olho com precisão. Um acessório que reforça o posicionamento de maquiagem acessível para todas, ajudando e estimulando as mulheres a experimentar e se divertir enquanto se maquiam.
Para auxiliar na limpeza dos acessórios, o limpa-pincéis tira os resíduos de maquiagem, limpando profundamente sem estragar as cerdas. Assim, os queridinhos duram mais!
Pra dar uma mãozinha – Pincéis e acessórios
quem disse, berenice? traz a maior linha de demaquilantes do país
A marca traz a primeira linha de demaquilantes bifásicos com quatro opções de cores e fragrâncias
Com a proposta de ajudar as mulheres a quebrarem as regras do mundo da maquiagem, a marca traz uma linha completa de demaquilantes para que, além de estimulá-las a experimentar e tentarem maquiagens diferentes, saibam que erros vão acontecer e que, se errar, é só apagar.
Para isso, a marca acredita que o demaquilante é fundamental no processo. Mas quem disse que o produto precisa ser sem graça, monótono? quem disse, berenice? traz ao mercado três diferentes tipos de demaquilantes: o demaquilante bifásico, com quatro variedades de cores, fragrâncias e sensações: azuleta (refrescante); roseta (suave); laranjete (energia) e verdolete (relaxamento), para tirar a maquiagem (inclusive à prova d’água e de longa duração) sem agredir a área dos olhos e dos lábios; o demaquilante aquoso, sem fragrância, sem cor, para todo o rosto, e o lenço demaquilante, completando a linha.
Pra não ter medo de errar – Demaquilantes
Unhas coloridas pra falar com as mãos
quem disse, berenice? lança linha completa de esmaltes com 51 cores e traz o esmalteria – serviço de esmaltação pra quem compra o esmalte em suas lojas
quem disse, berenice? lança junto com seu portfólio de maquiagens um total de 51 cores de esmalte, além de duas coberturas, uma mate e uma brilho. A marca acredita que os esmaltes já são uma categoria em que as mulheres se sentem mais livres pra experimentar e por isso abusa na variedade de cores para ajudar nessa jornada.
“Como uma marca que acredita na busca das mulheres pela liberdade, não poderíamos ficar de fora desse universo mágico que são as unhas femininas, com todas as suas combinações de cores e efeitos”, relata Vanessa Machado, gerente de maquiagem e perfumaria da marca.
A marca acredita que além de ser muito colorido, o universo dos esmaltes também é um centro gerador de conversa entre as mulheres: “que cor você vai passar hoje?”, “qual é a cor da semana”, e afins são frases comuns entre as consumidoras. Por isso também a marca traz nomes divertidos, derivados dos nomes originais das cores, fáceis de ser lembrados, como é o caso do cereja berê, do douradô, do prateando, verdasso, laranjola e vermelhérrimo.
Não deixando a inovação de lado, para estimular a experimentação e o uso, o pincel dos esmaltes de quem disse, berenice? é mais largo e achatado, permitindo uma esmaltação mais fácil e prática.
Além disso, para completar a experiência, na maioria das lojas haverá ainda um serviço pago para esmaltar as unhas – a esmalteria – e os preços irão variar caso a consumidora compre o esmalte na hora ou trouxer o produto de casa.
Pra falar com as mãos – Esmaltes
quem disse, berenice? apresenta linha de 12 fragrâncias que contam histórias através das cores
Nomes e embalagens inspiram histórias e emoções reforçadas pelas fragrâncias
quem disse, berenice? chega ao mercado já com um portfólio de 12 fragrâncias trazendo fórmulas coloridas – uma inovação para o mercado brasileiro – em frascos com tampa icônica, exclusiva, inspirada no próprio logo da marca, nos tamanhos de 75ml e 10ml.
As versões mini spray de 10 ml são também uma exclusividade, sendo a única marca brasileira que oferece essa opção de embalagem, ideal para levar na bolsa ou onde quiser.
A marca, especialista em maquiagem, inspirou-se no universo de cores do restante de seu portfólio para criar fragrâncias únicas, incorporando os estímulos de cada cor na escolha das notas de cada perfume. quem disse, berenice? acredita que os perfumes são também parte fundamental na busca pela beleza e que uma maquiagem se completa com a escolha de um perfume que combine com o estado de espírito de cada mulher.
Os nomes de cada fragrância são como se fossem títulos de livros: A menina que roubava cerejas, Pra onde levam esses olhos castanhos?, O meu jardim secreto é mais verde, Siga aquela flor amarela, entre outros, são todos alusões às cores, e às histórias que cada perfume conta em suas notas.
A Matriz Desenho é a agência de design responsável pela criação das embalagens de quem disse, berenice?. A tampa icônica dá identidade a toda linha, em suas duas versões: a cor da marca cereja e a especial que leva pigmentos dourados. Assim, cada fragrância se diferencia nos detalhes e nos ícones de cada história e através das suas cores.