“A verdadeira viagem não consiste somente em ver novos lugares, mas em olhar com novos olhos” (Marcel Proust)
De frente ao cais do porto no centro histórico de Paraty, com vista para as ilhas que desenham no oceano o verde da Mata Atlântica, entre a arquitetura icônica de suas construções e a cúpula da Igreja de Santa Rita, a CASA TURQUESA Maison d´hôtes – fundada no ano de 2008 – de Tetê Etrusco possibilita traduzir os sentidos em experiências singulares.
O cenário idílico de uma das cidades mais importantes do período colonial transforma-se em possibilidade poética nesse conjunto de casarios, transformado em maison d´hôtes pela paulistana Tetê Etrusco. A CASA TURQUESA cria memórias afetivas através de um fino aconchego e conversas regadas ao dry turquesa ou as surpresas cotidianas preparadas meticulosamente e, no entanto, despretensiosamente colocadas à disposição dos visitantes.
Quando chegou a Paraty, no começo dos anos 90, Tetê Etrusco – após uma estadia de 12 anos no sul da França – ingressou no turismo com a aquisição de uma escuna de passeio. Navegando nos mares, conhecendo cada peculiaridade da cidade, visitando as ilhas e organizando passeios inusitados com os amigos, percebeu a necessidade em criar um espaço que fosse e funcionasse como um ponto de encontro entre o conforto, o aconchego e o bom gosto. O conceito de “sinta-se em casa” legitima o convite à experiência.
Recebido por um staff bem preparado – muitas vezes pela própria proprietária do espaço – durante o check in, o hóspede que é convidado a retirar seus calçados, recebe um par de legítima Havaianas customizada. Nas nove suítes (de 27 a 58 metros quadrados) uma carta escrita em tom pessoal por Tetê sugere passeios pela cidade.
A infraestrutura da CASA TURQUESA, com pátio interno para os hóspedes, piscina com hidromassagem, bar, gazebo e jardim, ainda oferece uma sala de leitura com computador (wi-fi zona) e uma pequena lareira para os dias mais frios. Os quartos também possuem grande conforto: camas king e queen size, lençóis 100% algodão com 300 e 600 fios assinados pela renomada casa Trussardi; banheiros amplos com produtos da Granado, e nas suítes, banheira de hidromassagem. Fazem parte da decoração, móveis de designers brasileiros, tecidos da Regatta e pinturas e obras de artistas como Jacques Rey e Tiacho Baenninger, entre outros.
Privilegiando a cultura gastronômica local, a CASA TURQUESA não oferece serviço de almoço e jantar. Para quem deseja ficar no conforto da Casa, existem opções leves e saudáveis como quiches, saladas, casquinhas de peixe e de siri. Diferencia-se mesmo pelo café da manhã “artesanal” preparado na própria cozinha da pousada. Servido individualmente, e sem hora para acabar, o café da manhã – com guloseimas como muffins e tapiocas – é uma surpresa para o paladar. Antes de um passeio pela noite de Paraty, o happy hour no bar da casa: um dry turquesa acompanhado de um ceviche de salmon.
CASA TURQUESA E A ARQUITETURA
Sob o olhar atento e o cuidado do arquiteto Renato Tavolaro, a fachada do charmoso sobrado do século XVIII em turquesa e branco – destruído pelo fogo há trinta anos – recebeu restauração, que verbaliza a essência arquitetônica do período com o conforto de um luxo despretensioso. Do passado, mantêm-se as pedras na parede características das construções originais de Paraty. Desde a década de 70, Tavolaro é especialista no restauro e no décor do período colonial brasileiro. Além da CASA TURQUESA, o arquiteto é responsável pela assinatura de outros projetos em Paraty.
No interior, o décor configura-se pelos detalhes da cor turquesa, traduzindo assim, leveza, serenidade, paz e boas energias. Casa suíte recebe o nome de uma cor, que aparece como matizes de contraponto entre a primazia pelo branco.
O mobiliário com peças de Zanine Caldas, Carlos Mota, e Armando Cerello ganham contornos com o design de luz da Lightworks. As obras de artistas plásticos locais, como Pedro Malvão e Tiacho Boenninger e uma fotografia do saudoso Thomas Farkas arrematam o lifestyle.
CASA TURQUESA – MODA E LIFESTYLE
O que não poderia faltar na CASA TURQUESA é uma boutique em sua dependência que vende o conceito e o lifestyle da pousada. Lá, é possível encontrar as peças do enxoval da Casa, como lençóis, travesseiros e pesseiras de linha colorida, assinados pela italiana Trussardi; pulseiras da Francesca Romana; saídas de banho e biquínis de Adriana Degreas; os famosos Kikoys do Kenya da estilista Kika Lerner e os quadros dos casarões de Paraty pintados pelo artista plástico “Tiacho Baenninger” (vencedor da bienal de arte naif em 1998). Visando incentivar ainda a arte local, a boutique oferece vestidos pintados à mão pelo artista local Christiano de Paula. Complementam a estética e o universo da CASA TURQUESA lembrancinhas menores, como mini travesseiros com o logo da pousada, perfume de ambiente, velas, e amenities da Granado! A CASA TURQUESA é ainda, boutique de venda exclusiva da marca Adriana Degreas em Paraty. Sazonalmente, apaixonados por beachwear deluxe podem conferir as peças limitadas da estilista. Além disso, a boutique oferece também uma linha praia masculina da marca Limits.
SOBRE PARATY
Paraty (Rio de Janeiro) está localizada entre a serra e o mar, dividida em duas partes, uma dentro do Parque Nacional Serra da Bocaina e a outra na Baía de Paraty. São cachoeiras, lagos e mata atlântica convivendo em perfeita harmonia com a baía, um aquário natural de extrema beleza.
Há cerca de 400 anos, a cidade era a principal saída do ouro de Minas para os portos europeus, além dos engenhos de cana-de-açúcar que ali ainda estão. Sua importância histórica contribuiu para a criação do conjunto arquitetônico mais charmoso do Brasil, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, com riqueza de cores e texturas.
Nos últimos anos, a cidade transformou-se em um expressivo polo cultural e artístico, como a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), o Paraty em Foco (Festival de Fotografia), o Festival de Cinema de Paraty, e os festivais de música organizados por Bourbon Street: Bourbon Festival, de Jazz e Blues e o de música latina, Paraty Latino e o festival de Teatro Festpar. Além disso, também tem festivais de música de câmara, de samba e chorinho, e apresentações musicais gratuitas organizadas pela Prefeitura de Paraty para as datas especiais. Nas artes plásticas, tem o Belvedere Festival e Concurso Internacional de Arte Contemporânea e na dança tem o Festival Dança Paraty. Ressalta a pluralidade e a diversidade ainda, as tradições e fest5as populares que permanecem como valiosa herança cultural.
CASA TURQUESA Maison d’hôtes
Rua Dr. Pereira, 50 Centro Histórico Paraty – RJ Tel.: 24 – 3371.1037 (reservas) www.casaturquesa.com.br
Via Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo