De acordo com uma pesquisa da Unilever, realizada pela Kantar WorldPanel em 2012, 51,4% das brasileiras têm os cabelos originalmente cacheados ou crespos. Mas o formato ideal ainda divide opiniões: 30% conservam os cachos, enquanto 15,9% alisam e 5,5% relaxam os fios, tornando-os ondulados.
As mulheres do Nordeste e as cariocas são as mais fiéis ao enrolado natural – 33,5% e 35,8%, respectivamente, continuam com os cabelos crespos e cacheados. Já as mulheres da região que compreende os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro, são as que mais transformam seus cabelos. De acordo com o levantamento, 46,2% delas alisaram ou relaxaram os fios.
Segundo outra pesquisa da Unilever (“Hábitos e Atitudes”), produzida pela TNS Global e também publicada em 2012, 30% das mulheres de cabelos cacheados e 51% das de cabelos crespos dizem ter fios secos. Esta incidência também aparece entre as mulheres que passaram por alisamentos e relaxamentos – 22% reforçaram o ressecamento dos fios como o principal problema.
“Ter conhecimento desta principal queixa – os fios secos – das consumidoras de Seda com cabelos crespos, originais ou com química, nos impulsionou a investir na nova tecnologia de Keraforce. O grande objetivo com a linha é que essas mulheres sintam-se seguras e satisfeitas com seus cabelos”, diz o Gerente de Marketing Seda, Diego Guareschi.
A estrutura do cabelo crespo
A estrutura do cabelo é composta por medula, córtex e cutícula. A cutícula é a parte mais externa do fio, formada por várias camadas de células que se sobrepõem como telhas. Essas camadas agem como uma barreira contra as agressões externas, protegendo o córtex, proporcionando suavidade e brilho aos fios. Os cabelos crespos, em especial, possuem uma cutícula mais irregular quando comparada a outros fios, o que torna os fios mais frágeis.
O córtex, camada intermediária, é a região que contém a maior parte da massa do fio. Sua estrutura define a resistência, a elasticidade, a cor e, especialmente, toda a força do cabelo. É nesta região que os processos químicos como o alisamento atuam, eliminando queratina, alterando a composição do cabelo e causando quebra. Em geral, os cabelos crespos são mais frágeis devido às diferenças de formas e pelos fios conterem menos umidade (conteúdo hídrico) do que outros tipos de fibras capilares. Por isso, eles tendem a ser mais ressecados e mais suscetíveis a rupturas e danos provocados pelo calor e processos químicos.
Veja mais dicas sobre cabelos encaracolados .
Via Seda
(Mais informações sobre Seda podem ser obtidas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor no telefone 0800 707 4471, e-mail seda@atendimentounilever.com.br, ou pelo site www.seda.com.br. As consumidoras ainda podem acompanhar novidades da marca pelo facebook – https://www.facebook.com/SedaOficial.)
Store Fashion Bubbles
Conheça a loja Fashion Bubbles com produtos e descontos das melhores marcas de produtos de beleza e cuidado com a pele e cabelos.