Moda Sustentável: a revolução do mercado têxtil
Nos últimos 16 anos, a quantidade de informação produzida sobre o meio ambiente desde a ECO-92 no Rio de Janeiro (Conferência das Nações Unidas para…
Nos últimos 16 anos, a quantidade de informação produzida sobre o meio ambiente desde a ECO-92 no Rio de Janeiro (Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – CNUMAD), se tornou algo indispensável nos veículos de comunicação de massa. O seu objetivo principal era buscar meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra.
Nunca se falou tanto em responsabilidade sócio ambiental como se fala nos dias atuais. Afinal, somos nós os responsáveis por informar a sociedade das coisas que acontecem no mundo e que, indiscutivelmente, afetam a todos nós.
Vemos que os editoriais dos telejornais, matérias de revistas, programa de TV e de Rádio estão abrindo um leque de informações sobre o meio ambiente e as conseqüências da intervenção do Homem no meio em que vive.
Com a Moda, não é diferente, pois ela sobrevive também dos recursos naturais do planeta. Antes predatória, a Moda se fez consciente de sua responsabilidade ambiental e busca todos os dias a encontrar novas fontes de recursos e meios de produção que diminuam a agressão contra o meio ambiente.
E um dos meios que a Moda encontrou para estar “antenada” com as novas propostas mundiais e estar ecológica e politicamente correta foi através da Sustentabilidade.
Exemplo disso é a Cotton Incorporated, que em conjunto de empresas como Huntsman, M&S e Nike, lançou um novo DVD onde mostra técnicas de processamento de têxteis inovadoras e mais ecológicas.
Segundo matéria publicada no site Portugal Têxtil, as empresas têxteis em todo o mundo estão a adotar técnicas de processamento de tecidos inovadoras e ecológicas para tornar a pegada ecológica do algodão mais leve, em linha com os objetivos de sustentabilidade no mercado mundial.
E para passar a palavra do que é agora possível fazer em termos de processamento de têxteis “amigos do ambiente”, a Cotton Incorporated lançou um novo DVD “Sustentabilidade: A revolução Têxtil”. Este novo DVD é a continuação do primeiro filme digital da Cotton Incorporated sobre a sustentabilidade no cultivo do algodão e apresenta os desenvolvimentos tecnológicos a nível mundial e “case studies” de fábricas da China, Índia e América Latina, assim como dos EUA e da Europa.
Berrye Worsham, presidente e CEO da Cotton Incorporated sublinha que “trabalhamos de perto com a indústria para levar estas novas idéias às fábricas, porque acreditamos que é nossa responsabilidade aumentar a procura de algodão de uma forma mais sustentável. Sentimos também que parte do melhoramento a longo prazo da sustentabilidade dos produtos de algodão passa por comunicar estes desenvolvimentos ao mercado” …..
Leia a continuação desta matéria interessantíssima aqui.
Para ver o vídeo clique aqui.
Analisando o mercado da moda e questões sócio-ambientais, a equipe do FashionBubbles acredita que mais do que uma tendência, as questões relativas à sustentabilidade e ecologia vieram para ficar.
Por Diego Carvalho
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!