Moda Masculina – O Chapéu atravessa a história fazendo a cabeça dos homens

por Fashion Bubbles
/ 15 março 2011 / 3comentarios


Boinas, chapéus e toucas para o inverno 2011

Os chapéus estão de volta. Um dos acessórios mais antigos da indumentária masculina, eles aparecem agora em várias versões, passando pelos clássicos como o fedora e o panamá até modelos mais arrojados. E como clássico nunca sai de moda, o Panamá  está entre as principais tendências para 2011. Versátil e fácil de combinar, é o chapéu ideal e adequado ao nosso clima tropical.

Fizemos uma seleção com diversos looks descolados com chapéus, boinas e toucas para você arrasar neste inverno, além de um pouco da história deste acessório que atravessou a história da moda masculina e permanece mais fashion do que nunca.


Fotos: EspaçoModa, BlogTheFind.

Uma breve história dos chapéus…

A indumentária  masculina teve sua história mais remota marcada por rebuscamento e excessos em nome da estética, com o chapéu masculino, como item do guarda-roupa, não era diferente. Os chapéus eram ricamente enfeitados e usados pelos homens poderosos como distintivo de status social.

Com a Revolução Francesa (1789-1799), o vestuário masculino sofreu uma transformação, tornando-se mais simples e sóbrio, os chapéus seguiram a tendência.

Na década de 30 do Século XX, os chapéus passaram a ser usados como um acessório de vestimenta e proteção e até hoje são usados na maioria das vezes com essa função, principalmente em países onde a condições climáticas são mais rigorosas.

“Os materiais mais empregados tradicionalmente na indústria de chapéus são o feltro, a palha e o tecido. O primeiro é obtido tanto do pêlo de animais (coelho, lebre, castor, nútria e carneiro) – originando diferentes tipos e qualidades. Na categoria das palhas, incluem-se diversos tipos de fibras vegetais (folhas e caules), como a juta, o sisal, a ráfia, seagrass,etc.

Além de misturas variáveis que resultam em produtos mais rudes (geralmente usados em artesanato), até materiais industrializados e mais refinados (como o Panamá), atualmente a tendência é a utiliza ção de materiais artificiais, principalmente nos chapéus destinados ao abrigo das intempéries, no sentido de impermeabilização”  De acordo com o site Chapéus RioBranco.


Detalhes em listras deixam os chapéus mais arrojados. Fotos: 2bemen

O Chapéu protege o rosto e cabelo das adversidades climáticas, existem modelos e materiais mais adequados para o frio e calor distintamente. Para o calor são mais leves e despojado como os de palha ou algodão, há opções ainda com tecidos com proteção UVA -UVB , para o frio são recomendados em couro, lã, feltro ou veludo. Nos dias chuvosos existem no mercado chapéus confeccionados com tecidos impermeáveis.

Além da funcionalidade o chapéu ainda pode ser um ótimo acessório para agregar estilo à produção, ele vem aparecendo cada vez mais nas ruas, confirmando a preocupação masculina em utilizar acessórios para incrementar o look.

Os modelos clássicos em cores sóbrias escuras ou claras como bege, branco ou marfim são ótimos para ocasiões mais formais combinados com ternos ou blazers. Para produções mais arrojadas os mesmos chapéus clássicos podem ainda ser combinados com jeans, bermudas, camisetas ou camisa pólo.

Gorros, boinas, tocas e bonés são recomendados para produções mais casuais e informais juntamente com releituras dos modelos clássicos em padronagens listradas, estampadas ou em cores vivas.

Há várias opções no mercado, o chapéu pode transformar o visual básico e aliar funcionalidade e estilo na hora da produção.


Os chapéus agregam estilo às produções básicas, para um visual rock combine com uma bela jaqueta de couro.Fotos: TheSartorialist, EspaçoModa, NyDailyNews

Onde encontrar:

Maurice Plas mantém a tradição há 45 anos no centro de São Paulo no mesmo endereço: Rua Augusta 724. Suas criações são peças originais e criativas dentro do estilo clássico-europeu. Vale a pena conhecer.

Leia mais sobre o assunto no Portais da moda.

O Fashion Bubbles selecionou algumas inspirações para usar o chapéu em grande estilo.

Clássicos


Clássicos são sempre elegantes, para quebrar a monotonia invista em cachecóis diferentes.Fotos: TheSartorialist


Combine o chapéu com referências náuticas em looks para passeio, bermudas e camisa pólo são uma ótima pedida. Fotos: 2beMen


Fotos: ThisNext, Worldslatestnews


Fotos: 2beMen


Combine chapéus em tons terrosos com roupas streetwear para um visual urbano e arrojado.Foto:Boldhats

Boinas


Fotos: Hatsavenue, Kollector



Foto: 2beMen


Fotos: Globalfashionreport, 2bemen


As boinas são um clássico do guarda-roupa masculino, bastante versátil, ela garante um visual cheio de estilo. Foto: Thesartorialist, Nycrunfashion

Gorros


Fotos: Thesartorialist


Para os dias mais frios, os gorros são perfeitos para a proteção das orelhas. O acessório ultrapassa o guarda-roupa jovem e pode também ser usado com camisas e paletós. Foto: 2bemen

Outros modelos


Fotos: Bet, Selectism


Foto de abertura – Editorial Mr Porter

Por Flávia Portillo


15 março 2011
Fashion Bubbles

Fashion Bubbles