Mitos e verdades sobre a amônia, a melhor amiga da cor intensa

por Samantha Mahawasala
/ 03 fevereiro 2014

Antes de escolher a coloração para mudar o visual, seja no cabeleireiro ou na hora de comprar o produto na farmácia ou no supermercado, as mulheres precisam saber o que elas realmente desejam para o cabelo.

Nas gôndolas elas encontram dois tipos de produtos – as colorações permanentes e as semipermanentes, também conhecidas como tonalizantes. As colorações permanentes são as que contém amônia, o que garante como resultado uma cor intensa e duradoura. É esse ativo que dilata as cutículas dos fios, fazendo com que os pigmentos penetrem profundamente.

Já os tonalizantes agem de forma mais superficial, sem amônia, mudando a cor natural dos cabelos de forma mais sutil, realçando o brilho. É ideal para quem precisa cobrir os primeiros fios brancos ou ainda para quem tem o costume de realizar outros tratamentos químicos no cabelo, como alisamento ou escova progressiva.

Mesmo com todos os avanços da tecnologia, ainda hoje existem muitos mitos e dúvidas a respeito do uso da amônia em tratamentos capilares. Para elucidar essas desconfianças, a Wella reuniu dos experts – Sonia Corazza, cosmetóloga, engenheira química e perfumista, e Julio Crepaldi, cabeleireiro e embaixador da marca.

Sonia explica que a amônia é utilizada nas melhores colorações permanentes do mundo há mais de 50 anos. O papel da substância é primordial para a alta qualidade dos resultados desses produtos, por é a amônia que dilata a cutícula e deposita os pigmentos diretamente no córtex do fio. É isso que garante a cor intensa e sua durabilidade. Alguns dos benefícios da amônia são: 100% de cobertura de fios brancos, mudança radical da cor dos cabelos e clareamento perfeito.

Amônia danifica mais o cabelo? Isso é um mito. Sonia explica que a amônia é uma molécula muito pequena, é o agente que menos causa danos ao cabelo, pois pode ser mais facilmente oxidado e não desestabiliza. A amônia é um ativo estabilizado que pode ser combinado com água oxigenada de volume mais elevado, preservando a estrutura dos fios e agregando cor intensa.

Segundo Julio Crepaldi, se o cabelo apresenta ressecamento, quebra ou qualquer tipo de dano após o uso de uma coloração permanente, é porque ele já não era um cabelo saudável antes do procedimento ser feito – por isso é sempre imprescindível a avaliação de um profissional para escolher o melhor caminho entre o que a mulher deseja para o cabelo e o que pode ser feito.

Colorações sem amônia são melhores? Mito. Tudo vai depender do resultado que a mulher deseja. Sonia Corazza explica que os tonalizantes, em geral, contêm uma substância chamada monoetanolamina (MEA), que precisa ser usada com água oxigenada de baixa oxidação para manter sua estabilidade e agir de forma suave nos cabelos. Ou seja, para transformações mais sutis ou para quem faz processos químicos, como escova progressiva, recomenda-se o uso de tonalizantes; já para transformações mais intensas ou para cobertura total dos fios brancos, o mais indicado é uma coloração permanente.

Conheça mais informações sobre a tecnologia de Koleston e Soft Color

Koleston, a primeira coloração em creme do mundo, mantém a intensidade da cor dos cabelos por até seis semanas. O Tratamento Gloss Intenso, presente no kit, possui extrato de amêndoas e tecnologia superior que cuida, hidrata e protege os fios contra a ação da água, deixando os cabelos com muito mais brilho e duas vezes mais intensidade da cor. São 42 cores, distribuídas de maneira a atender as preferências de cada consumidor.

A coloração ainda apresenta o sistema de proteção da cor que põem fim ao desbotamento. Apesar de muitas mulheres acreditarem que o shampoo é o grande responsável pelo desbotamento, uma pesquisa de Koleston mostrou que a água é o principal causador. Para garantir cabelos cheios de brilhos e intensamente coloridos por seis semanas, Koleston oferece tecnologia resistente à água que penetra profundamente na fibra capilar e blinda os fios com uma barreira similar à dos cabelos naturais, garantindo a completa manutenção da cor.

Tecnologia resistente à agua de Koleston, da Wella

Normalmente, o desbotamento acontece nas camadas externas do cabelo, aonde a água pode facilmente atingir as moléculas da cor. A fórmula de Koleston Espuma e Koleston Creme penetra profundamente na fibra capilar, fazendo com que o pigmento fique 100% retido  no fio e, com isso, prolonga a intensidade e duração da cor.  Em razão de Koleston agir quando está em contato direto com o cabelo, o produto maximiza a formação da cor dentro dos fios, tornando-os menos vulneráveis ao desbotamento. Koleston também possui alto poder de coloração garantindo 100% de cobertura aos fios brancos para todos os tipos de cabelo, inclusive os mais escuros.

A expertise Wella também está disponível na coloração Soft Color – a primeira coloração sem amônia lançada no Brasil, com tratamento natural de mel de abelhas, camomila, canela e romã – ideal pra disfarçar aqueles primeiros fiozinhos brancos. Seu lançamento, no ano de 1993, foi um marco para o mercado de coloração. Não por acaso. Afinal, Soft Color prometia tudo com que milhares de mulheres sonhavam: uma coloração suave e sem amônia, para disfarçar os primeiros fios brancos ou realçar a cor, proporcionando muito mais brilho. É considerada a melhor alternativa para quem procura uma coloração suave com tratamento natural ou para as mulheres que fazem processos químicos, como escova progressiva.

A fórmula da condicionador é enriquecida com ingredientes naturais que oferecem tratamento aos cabelos. O Sistema Multitratamento com Mel de Abelhas conta com a ação de mais 3 ingredientes naturais – Romã, Canela e Camomila – usados para condicionar e dar mais brilho aos cabelos coloridos. Soft Color dura entre 24 e 28 lavagens. A combinação desses elementos funciona como uma máscara, nutre como um condicionador e revitaliza como um tratamento, proporcionando brilho ainda mais intenso.  A linha conta com 22 nuances.

Blondor é uma marca com expertise Wella, referência nacional quando o assunto é coloração ou descoloração?  Blondor é a escolha certa para quem quer descolorir os cabelos de forma prática e rápida. Possui essência de camomila que proporciona um perfume agradável e alívio para couro cabelo. Também disponível em sachês individuais.

SOBRE WELLA

Há mais de 130 anos, a marca Wella vem ditando tendências e caminhos para a indústria dos cabelos. A empresa, que nasceu na Alemanha, está no Brasil desde a década de 1950. Atualmente a marca Wella pertence à P&G e atua em dois segmentos: profissional, representado pela marca Wella Professionals, e varejo, com as marcas Koleston –  a primeira coloração em creme do mundo,  Koleston Espuma, a primeira coloração em espuma do Brasil, Wellaton, Pro Vital, Soft Color, Blondor e Wella Pro Series – marcas de alta performance que ajudam a mulher a revelar sua beleza, em casa ou no salão de beleza.

As fotos são da nova coleção da Trend Vision, estudo de tendências da Wella para 2014.

03 fevereiro 2014
Samantha Mahawasala

Samantha Mahawasala

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.