Mitos e verdades sobre a amônia, a melhor amiga da cor intensa
Antes de escolher a coloração para mudar o visual, seja no cabeleireiro ou na hora de comprar o produto na farmácia ou no supermercado,…
Antes de escolher a coloração para mudar o visual, seja no cabeleireiro ou na hora de comprar o produto na farmácia ou no supermercado, as mulheres precisam saber o que elas realmente desejam para o cabelo.
Nas gôndolas elas encontram dois tipos de produtos – as colorações permanentes e as semipermanentes, também conhecidas como tonalizantes. As colorações permanentes são as que contém amônia, o que garante como resultado uma cor intensa e duradoura. É esse ativo que dilata as cutículas dos fios, fazendo com que os pigmentos penetrem profundamente.
Já os tonalizantes agem de forma mais superficial, sem amônia, mudando a cor natural dos cabelos de forma mais sutil, realçando o brilho. É ideal para quem precisa cobrir os primeiros fios brancos ou ainda para quem tem o costume de realizar outros tratamentos químicos no cabelo, como alisamento ou escova progressiva.
Mesmo com todos os avanços da tecnologia, ainda hoje existem muitos mitos e dúvidas a respeito do uso da amônia em tratamentos capilares. Para elucidar essas desconfianças, a Wella reuniu dos experts – Sonia Corazza, cosmetóloga, engenheira química e perfumista, e Julio Crepaldi, cabeleireiro e embaixador da marca.
Sonia explica que a amônia é utilizada nas melhores colorações permanentes do mundo há mais de 50 anos. O papel da substância é primordial para a alta qualidade dos resultados desses produtos, por é a amônia que dilata a cutícula e deposita os pigmentos diretamente no córtex do fio. É isso que garante a cor intensa e sua durabilidade. Alguns dos benefícios da amônia são: 100% de cobertura de fios brancos, mudança radical da cor dos cabelos e clareamento perfeito.
Amônia danifica mais o cabelo? Isso é um mito. Sonia explica que a amônia é uma molécula muito pequena, é o agente que menos causa danos ao cabelo, pois pode ser mais facilmente oxidado e não desestabiliza. A amônia é um ativo estabilizado que pode ser combinado com água oxigenada de volume mais elevado, preservando a estrutura dos fios e agregando cor intensa.
Segundo Julio Crepaldi, se o cabelo apresenta ressecamento, quebra ou qualquer tipo de dano após o uso de uma coloração permanente, é porque ele já não era um cabelo saudável antes do procedimento ser feito – por isso é sempre imprescindível a avaliação de um profissional para escolher o melhor caminho entre o que a mulher deseja para o cabelo e o que pode ser feito.
Colorações sem amônia são melhores? Mito. Tudo vai depender do resultado que a mulher deseja. Sonia Corazza explica que os tonalizantes, em geral, contêm uma substância chamada monoetanolamina (MEA), que precisa ser usada com água oxigenada de baixa oxidação para manter sua estabilidade e agir de forma suave nos cabelos. Ou seja, para transformações mais sutis ou para quem faz processos químicos, como escova progressiva, recomenda-se o uso de tonalizantes; já para transformações mais intensas ou para cobertura total dos fios brancos, o mais indicado é uma coloração permanente.
Conheça mais informações sobre a tecnologia de Koleston e Soft Color
Koleston, a primeira coloração em creme do mundo, mantém a intensidade da cor dos cabelos por até seis semanas. O Tratamento Gloss Intenso, presente no kit, possui extrato de amêndoas e tecnologia superior que cuida, hidrata e protege os fios contra a ação da água, deixando os cabelos com muito mais brilho e duas vezes mais intensidade da cor. São 42 cores, distribuídas de maneira a atender as preferências de cada consumidor.
A coloração ainda apresenta o sistema de proteção da cor que põem fim ao desbotamento. Apesar de muitas mulheres acreditarem que o shampoo é o grande responsável pelo desbotamento, uma pesquisa de Koleston mostrou que a água é o principal causador. Para garantir cabelos cheios de brilhos e intensamente coloridos por seis semanas, Koleston oferece tecnologia resistente à água que penetra profundamente na fibra capilar e blinda os fios com uma barreira similar à dos cabelos naturais, garantindo a completa manutenção da cor.
Tecnologia resistente à agua de Koleston, da Wella
Normalmente, o desbotamento acontece nas camadas externas do cabelo, aonde a água pode facilmente atingir as moléculas da cor. A fórmula de Koleston Espuma e Koleston Creme penetra profundamente na fibra capilar, fazendo com que o pigmento fique 100% retido no fio e, com isso, prolonga a intensidade e duração da cor. Em razão de Koleston agir quando está em contato direto com o cabelo, o produto maximiza a formação da cor dentro dos fios, tornando-os menos vulneráveis ao desbotamento. Koleston também possui alto poder de coloração garantindo 100% de cobertura aos fios brancos para todos os tipos de cabelo, inclusive os mais escuros.
A expertise Wella também está disponível na coloração Soft Color – a primeira coloração sem amônia lançada no Brasil, com tratamento natural de mel de abelhas, camomila, canela e romã – ideal pra disfarçar aqueles primeiros fiozinhos brancos. Seu lançamento, no ano de 1993, foi um marco para o mercado de coloração. Não por acaso. Afinal, Soft Color prometia tudo com que milhares de mulheres sonhavam: uma coloração suave e sem amônia, para disfarçar os primeiros fios brancos ou realçar a cor, proporcionando muito mais brilho. É considerada a melhor alternativa para quem procura uma coloração suave com tratamento natural ou para as mulheres que fazem processos químicos, como escova progressiva.
A fórmula da condicionador é enriquecida com ingredientes naturais que oferecem tratamento aos cabelos. O Sistema Multitratamento com Mel de Abelhas conta com a ação de mais 3 ingredientes naturais – Romã, Canela e Camomila – usados para condicionar e dar mais brilho aos cabelos coloridos. Soft Color dura entre 24 e 28 lavagens. A combinação desses elementos funciona como uma máscara, nutre como um condicionador e revitaliza como um tratamento, proporcionando brilho ainda mais intenso. A linha conta com 22 nuances.
Blondor é uma marca com expertise Wella, referência nacional quando o assunto é coloração ou descoloração? Blondor é a escolha certa para quem quer descolorir os cabelos de forma prática e rápida. Possui essência de camomila que proporciona um perfume agradável e alívio para couro cabelo. Também disponível em sachês individuais.
SOBRE WELLA
Há mais de 130 anos, a marca Wella vem ditando tendências e caminhos para a indústria dos cabelos. A empresa, que nasceu na Alemanha, está no Brasil desde a década de 1950. Atualmente a marca Wella pertence à P&G e atua em dois segmentos: profissional, representado pela marca Wella Professionals, e varejo, com as marcas Koleston – a primeira coloração em creme do mundo, Koleston Espuma, a primeira coloração em espuma do Brasil, Wellaton, Pro Vital, Soft Color, Blondor e Wella Pro Series – marcas de alta performance que ajudam a mulher a revelar sua beleza, em casa ou no salão de beleza.
As fotos são da nova coleção da Trend Vision, estudo de tendências da Wella para 2014.
Enquete: quem você quer que vença A Fazenda 16?
Flor Fernandez e Luana Targino deram adeus ao programa depois de quase três meses de confinamento no reality. A atração está chegando ao fim e essas duas personalidades fortes acabaram batendo na trave, mas infelizmente não foram para o Top 8 e nem para a final. Depois da eliminação dupla, quem você quer que vença? Vote na nossa enquete A Fazenda 16 após a eliminação de Flor e Luana. Queremos saber sua opinião: