O Road Show Canatiba Jeanswear é um evento itinerante que leva aos principais pólos de jeanswear do país as informações sobre tendências da moda, técnicas de beneficiamento e dicas para a próxima estação. Com o tema Present & Future foram apresentadas as principais tendências para o Inverno 2012 em palestra de Bia Aidar e Ricardo Batista.
A palestra foi dividida em cinco temas: Charm Deco, Barrock, Atelier Pop, Country Side e Grunge Posh. Confira quais são as tendências para o Inverno 2012 de acordo com as pesquisas de moda da Canatiba:
Charm Deco
O tema retrata as décadas de 20, 30 e 40 em looks vintage, inspirados principalmente no guarda-roupa masculino, com toques e detalhes de alfaiataria. A influência das crises econômicas da época transformaram a maneira de vestir e o cinema inspirou as atitudes e a elegância, principalmente para as mulheres.
Década de 20 – influência do Jazz
Década de 30 – influência do cinema e das atrizes, presença do guarda-roupa masculino nas roupas femininas, um dos pontos-chave da próxima estação.
Década de 40 – saias rodadas, influência da Art Deco na estamparia, alfaiataria masculina.
Peças-chave: Camisas com cintura deslocada, blazer, vestido-casaco com tecido pesado, palazzo pants (tipo pantalona, mas com pregas na frente), macacão com detalhes de alfaiataria, camisas masculinas com abotoamento diferenciado, colete de alfaiataria mais ajustado, calça anti-fit dos anos 40, barras viradas e diferenciadas.
Detalhes: Estampas inspiradas na Art Deco, detalhes internos e externos de alfaiataria, contrastes de golas e mangas, abotoamentos duplos e pregas.
Marcas: G-Star Raw, Vivienne Westwood, Just Cavalli, Dolce&Gabbana, Undercover, Guess e Miss Sixty.
Leia também Blazers femininos – Vista essa tendência que vai bombar em 2012.
Fotos: TurboImageHost e Antenna Magazine
Fotos: Style.com
Fotos: Style.com
Barrock
Propõe a mistura de looks masculinos com detalhes femininos, como babados e volumes. Decorações em peças são inspiradas no Barroco e no Rococó das eras Eduardiana e Elizabetana, traduzidos para os dias atuais com características de rock’n roll da década de 50 com um toque de sensualidade fetichista.
Peças-chave: Bib-front shirt (camisa com referência ao smoking masculino), jaquetas curtas, tuxedo feminino (blazer do smoking), zíperes assimétricos, calça cigarrete (também para o masculino), calça cargo mais ajustada nas pernas, bolsos diferenciados.
Detalhes: Estampas animais, suspensórios, fechamento estilo espartilho, comendas, brasões, insígnias militares, acabamentos que lembram couro e zíperes.
Marcas: John Richmond, Frankie Morello, Moschino, DKNY Jeans, Fornarina e Pepe Jeans.
Fotos: Denimology e Homotography
Foto: Things I Like
Fotos: Style.com
Atelier Pop
Inspirado na estética modernista da década de 1960, influenciado pela Escola Bauhaus, com uma visão descomplicada orientada por linhas limpas e detalhes mínimos, porém funcionais, com um toque pop, incluindo formas e detalhes construtivistas.
Peças-chave: Camisa mais curta estilo boxer, camisas femininas com colarinhos pequenos, shift dress (vestido com formas limpas), jaquetas colarless (sem colarinho), casacos com formatos mais arredondados (principalmente nas mangas), short linha A (também na variação de short-saia), cropped modern (calça mini flare, veste mais sequinha e é levemente flare na altura da panturrilha), calça cigarrete, camisa utilitária, banana leg crop (calça com pernas arredondadas).
Detalhes: Funcionais, linhas (recortes), abotoamentos escondidos e texturas.
Marcas: Aganovich, Custo Barcelona, G-Star Raw, Dr. Denim, CK One Jeans, Energie e Killah.
Foto: Glamour Boys Inc
Fotos: Style.com
Fotos: Style.com
Country Side
Com referência da década e 70 e do country inglês, reflete a busca por produtos utilitários, influenciados pelo estilo workwear. A busca por momentos de contato com a natureza e a vida simples com ares de rusticidade imprime lembranças do passado almejadas nos dias atuais.
Peças-chave: jaquetas com pele, calça flare, wide-leg, calça chino, cinturas no lugar, tapered cargo, camisas utilitárias com bolsos diferenciados e assimétricos, colete utilitário, jaquetas com bolsos múltiplos, calça worker tradicional (também na versão cargo).
Detalhes: Abotoamentos nas barras, tonalidades terrosas, denim bruto, matelassê, reforços e reparos nas peças.
Marcas: Chloé, Diesel Black Gold, Isabel Marant, Dsquared², Just Cavalli, guess, Lucky Brand e True Religion.
Leia também:
- Estilo Country Feminino – Tendências que vão bombar no Inverno 2012
- Estilo Country Masculino – Tendências para o Inverno 2012
Fotos: Chao Dian e Art8amby
Fotos: Style.com
Fotos: Style.com
Fotos: Style.com
Grunge Posh
O estilo grunge, com seu ar rebelde, ganha ares de luxo, onde os padrões do estilo despojado se fundem com um estilo nobre, com todos os elementos tradicionais: a atitude descontraída, mistura de proporções e sobreposições somadas às influências do sportswear.
Peças-chave: Camisa oversize (feminino), vestidos com proporções diferentes, jaquetas assimétricas com golas híbridas, colete longilíneo ou long line gilet, calça jogger (masculino e feminino), calça boyfriend, barras viradas, cavalos deslocados, shacket – mistura de camisa e jaqueta (shirt + jacket, forma de jaqueta com tecido leve de camisaria), colete puffa down (colete com volume), calça cargo jogger (também com bolsos frontais).
Detalhes: Acabamentos e misturas com xadrezes, detonados e puídos, cotoveleiras e joelheiras, cordões e capuzes, efeitos de spray.
Marcas: Custo Barcelona, Ashish, Dolce&Gabbana, Isabel Marant, Diesel Black Gold, Firetrap, Mustang e Wrangler.
Fotos: iG e Miss at la Playa
Leia a matéria completa sobre o estilo de Johnny Depp. Foto: Misslittlecherry’s Blog
Fotos: MD Management e Fashion Craz
Fotos: Style.com
Fotos: Style.com
Foto de abertura: Homotography