Inovação + Vinho = Inovinhoção – Conheça exemplos de inovação na indústria do vinho

por Colaboradores
/ 07 maio 2016

Inovação + Vinho = InovinhoçãoInovação é, certamente, uma das palavras mais buscadas no Google e, uma das mais repetidas em palestras no mundo todo. É dito que todos nós precisamos inovar, mas, poucos de nós tem a coragem de se lançar verdadeiramente sobre o assunto, porque no fundo não nos enxergamos como inovadores.

Eu não tenho a pretensão de explorar profundamente o tema neste artigo, mas, o que falta é a compreensão de que fazer um pouquinho mais rápido, um pouquinho maior, um pouquinho melhor, são inovações tão boas e importantes quanto por exemplo a invenção popularizada por Steve Jobs. A inovação parte da necessidade, ou do processo de escuta.

O vinho é por essência um assunto que nos convida a conversar e a escutar e, hoje, mais do que falar sobre um determinado vinho, quero falar sobre o processo de inovação ligado ao vinho.

Em outubro de 2015, teve início o capítulo final de uma história que havia começado há pouco mais de 3 anos. Pouco antes de morrer e deixar sua vinícola como legado, o tio de Joel Paglione lhe ascendeu a lâmpada da inovação!

Joel, enquanto passeava pela vinícola perguntou a seu tio: “Por que você não usa barris maiores para melhorar o seu processo e economizar espaço?”. A resposta simples e brilhante foi: “Porque quanto menor o barril, menos tempo leva para que haja a infusão da madeira no líquido”. Ou seja, quanto menor o barril, mais rápido ele pega as notas amadeiradas que gostamos tanto!
Joel passou a se dedicar para produzir o menor e mais prático barril de carvalho do mercado e, então em outubro lançou uma campanha de crowdfunding esperando arrecadar U$ 30 mil para então colocar seu produto no mercado. Arrecadou U$ 110 mil e hoje você já pode comprar variações do produto no site: http://oakbottle.com
Seu produto, uma garrafa de carvalho, promete transformar em questão de horas, ou pouco mais de um dia, um vinho mediano, em um super vinho!

oakbottle - vinho inovaçãoA Oak Bottle, uma garrafa de carvalho, promete transformar em questão de horas, ou pouco mais de um dia, um vinho mediano, em um super vinho – Inovação + Vinho


The Oak Bottle, It’s Time
from Oak Bottle on Vimeo

Será que existem outras formas de obter este tipo de resultado? Pois muitos puderam fazer parte dessa história! A empresa lançou uma  campanha no kickstarter que arrecadou quase 16 mil  dos U$ 150 mil necessários.

Faraday criou um aparelho que emite ondas elétricas para o vinho e muda radicalmente a forma como ele se apresenta. Juro, eu queria muito testar isso! A partir do lançamento, o Volt, como será conhecido ganhará um app que permitirá aos usuários desenhar e compartilhar suas experiências com cada garrafa!

625a0eec16eb0f14ac3bc64397313b55_originalInovação + Vinho

A inovação também está presente aqui no Brasil! Somos inventivos por natureza e é claro que a sorte apareceria em algum lugar… Sorte, em inovação nada mais é do que a soma de oportunidade com trabalho e, o trabalho desta família é simplesmente inspirador.

Você começa pela tradição, pela origem e monta um restaurante tipicamente italiano. Batiza este restaurante como Ricanto d’Italia. Nada mais justo. Como todo restaurante italiano, a decoração acaba refletindo a paixão de seu proprietário. Quem frequenta restaurantes ou cantinas italianas genuínas, sabe que o restaurante é como se fosse uma extensão da cozinha da própria casa do fundador. Pois bem, o Ricanto d’Italia na cidadezinha de Bandeirantes – Paraná, tinha em sua decoração barris. Barris que enchiam os olhos de seus clientes e também o seu paladar.

O restaurante acabou ficando pequeno muito rápido e, então a família resolveu construir um castelo como tradicionalmente vemos no Vêneto ou na Toscana. As finanças apertaram, mas o sonho não. As 10.000 pedras tiveram que ser talhadas à mão!

Vinícola LaDorniVinícola LaDorni que nasceu do restaurante Ricanto d’Italia localizado em Bandeirantes – Paraná – Inovação + Vinho

Pois bem, castelo erguido, restaurante funcionando, finanças em dia, finalmente chega o dia de batizar a vinícola e, então, nos anos 90 nasce a Vinícola LaDorni. Mas, a história de inovação só aconteceria na próxima década.

Muitos de seus clientes por um motivo ou outro, declaravam não PODER tomar vinho. Não poder é muito diferente de não QUERER e, foi desta sutileza e de um processo inovador que nasceu o vinho LaDorni sem álcool.

A primeira vista, ou ao leigo, um vinho sem álcool pode suscitar a pergunta: mas, isso não é suco de uva? Ao contrário do suco, onde basicamente se espreme as uvas, o vinho sem álcool é feito do mosto de uvas fermentado e, só no final do processo o álcool é retirado. São necessários quase 2,5l para se fazer uma garrafa!

O mercado para a LaDorni deslanchou de fato quando o então Papa João Paulo II, já debilitado e sem poder celebrar a Eucaristia, foi presenteado com uma garrafa do vinho LaDorni sem álcool. João Paulo II simplesmente adorou o vinho e a sua fama rapidamente se espalhou, especialmente no Paraná!

la-dorni-seco1 la-dorni-suave

A Vinícola LaDorni através de um processo inovador desenvolveu o vinho LaDorni sem álcool – Inovação + Vinho

 Particularmente, acho que ainda estamos engatinhando nas inovações ligadas ao vinho, porque ele, em si, é um produto que demanda e pede pelo tradicional. Contudo, já experimentamos pequenas e grandes revoluções em outros mercados e, é possível que estejamos à beira de uma enorme transformação neste também. Mas, para isso, é importante se abrir ao novo e experimentar!

Você tomaria um LaDorni sem álcool? Um LaDorni sem álcool envelhecido 2 dias em uma garrafa de carvalho? E, que tal um LaDorni sem álcool, envelhecido 2 dias em uma garrafa de carvalho e que depois recebeu ondas elétricas para realçar, digamos, as notas de carvalho?!

Por Charles Schweitzer (@schweitzer1977) na crônica semanal: O Vinho que bebi essa semana

(Charles Schweitzer é Marido Pleno, Pai Sênior (gêmeas e mais um) e nasceu em 1977, ano de estreia de StarWars. Executivo de Marketing de uma multinacional francesa, está no mercado há mais de 15 anos, sempre ligado à Inteligência de Mercado e a Inovação. Já foi triatleta, mas hoje, leva o esporte mais como um hábito de saúde. Vive todas as experiências que pode, inclusive já pilotou um F1.)

Vinho com chocolate   Chocommelier: uma explosão sensorial

 

Salvar

Salvar

07 maio 2016
Colaboradores

Colaboradores

Colaboradores do Fashion Bubbles