ID Fashion – Uma imersão na Moda Paranaense e o Brasil que dá certo

por Denise Pitta
/ 16 novembro 2015

vale-da-seda-1-960x595

Paraná faz o melhor fio de seda do mundo

Em uma iniciativa do ID Fashion, evento que teve  sua primeira edição em 28 e 29-10 e  recebeu mais  2,3 mil pessoas, tivemos uma verdadeira imersão na Moda Paranaense,  considerada o quarto maior polo têxtil do cenário nacional.

O evento realizado no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, trouxe 17 marcas que apresentaram suas coleções Outono/Inverno 2016 com um grande diferencial: uma proposta mais inclusiva com a participação do público com uma ideia mais democrática e participativa

Um dos maiores ganhos do evento, em um momento de pessimismo generalizado em relação ao Brasil, é encontrar ilhas de prosperidade e excelência como a bela iniciativa do Vale da Seda, que produz o melhor fio de seda do mundo, algo inspirador, que tira nosso olhar da crise para o lado oposto: o das oportunidades!

No Vale da Seda,  o maior polo de produção de casulos do Ocidente, cerca de 3 mil famílias, se concentra em 29 municípios do Noroeste do estado para produção do bicho-da-seda. O fio produzido no Paraná é exportado para grifes de luxo dos mercados do Japão e da Europa.

Outra iniciativa que dá orgulho é a do Casulo Feliz. De Maringá, criada em 1988 pelo zootecnista Gustavo Augusto Serpa Rocha, a empresa optou por usar como matéria-prima justamente os casulos defeituosos, rejeitados pela indústria. E o que era rejeito se transformou em objeto de desejo.

Atualmente com faturamento de cerca de R$ 3 milhões por ano. O casulo feliz fornece tecido para grifes como Osklen, Animale, Ronaldo Fraga e Cantão, e peças de decoração e figurino para novelas e minisséries da Globo e da Record.

Este é o Brasil que dá orgulho! É o Brasil que queremos ver nos noticiários, diferente do mar de lamas a que estamos nos acostumando…

 Confira fotos da desfile de Inverno 2016 do Vale da Seda durante o ID Fashion:

 Confira mais imagens aqui

A marca NovoLouvre (@novolouvre) também foi um grande destaque do ID Fashion 2015. Administrada pela estilista Mariah Salomão Viana, foi criada em 2007 em Curitiba. Exporta para o Japão desde 2014, participou da feira Whos Next, em Paris. Foi apontada pela Vogue britânica como “brand to watch” . Também terá peças no figurino da novela das sete da  Rede Globo – Totalmente de Mais –  e no Mister Brau .

NovoLouvre  Inverno 2016 Id Fashion

Já entre os acessórios, o belíssimo trabalho da Suelli Zavvadinack (@suelli_zavvadinack ), que trabalha como designer para grandes empresas de moda, a mais de 20 anos  desenvolvendo acessórios conceituais, muitos deles exibidos nas passarelas internacionais por modelos como Gisele Bündchen e marcas como Colcci.

Acessórios da Suelli Zavvadinack

A indústria têxtil e de confecção é um dos mais importantes setores da economia nacional, tanto na geração de empregos, quanto no valor de sua produção. Dentro deste contexto encontra-se Cianorte,  o maior polo atacadista de confecções do sul do país.

O município localizado na região Noroeste do Paraná, à aproximadamente 510 km de distância da capital, Curitiba.Trata-se de um corredor de 100 km que envolve as cidades de Maringá, Londrina, Apucarana e Cianorte, que juntas se consolidaram entre os principais polos têxteis  do país e distribui suas peças por meio das lojas atacadistas nos Shoppings da cidade, que somam cinco no total com mais de mil marcas e cerca de 550 grifes conhecidas nacionalmente.

A excelente estrutura e qualidade das lavanderias de Cianorte é um dos pontos que mais atrai grandes marcas para a cidade, como Cantão, Ellus, Forum, Levi’s e Calvin Klein .

Cianorte possui cerca de 10 lavanderias que juntas acompanham a grande demanda da moda jeanswear.
Dona de um forte setor industrial no ramo de confecção há quase 30 anos, atrai compradores de todo o país.

Os dois dias do ID Fashion 2015, evento de moda realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), não só colocou a moda paranaense em evidência como deu destaque a um Brasil que dá certo e se destaca em panorama internacional. Com todo sucesso, a próxima edição deve acontecer em outubro de 2016.

 Veja mais fotos do evento

Clique na imagem para fotos ampliadas

Confira tudo que rolou no ID Fashion 2015 no site, na página do Facebook e no perfil do evento no Instagram.

ID FASHION 2015

FICHA TÉCNICA

Realização: Fiep (Conselho Setorial da Indústria do Vestuário do Paraná)

Coordenação Geral: Senai PR

Patrocínio Master: Sebrae PR

Patrocíno: Senai PR, Sesi PR e Correios

Sindicatos: Sindialfa, Sindicouro, Sinditêxtil, Sinditêxtil Londrina, Sivale, Sindiwest, Sinveste, Sindivest, Sivepar, Sindvest e Sinvespar.

Produção geral: Feito Produções/Coletivo Tangerina.

Parceiros: Museu Oscar Niemeyer, Anima Trends, Curitiba Cool, Produteca, Viver Bem – Gazeta do Povo, Senai Cetiqt, Abit, Sr. Garibaldi, Partiu Temaki, Sugar to Go, Inova Design, Prefeitura Municipal de Curitiba, VinilSul, Fábrica do Silk, R.Richter Representações, Haco e Stamp.

Equipe técnica:

  • Coordenadora do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep: Luciana Bechara
  • Coordenação Geral: Annelise VaineCastelli
  • Gestão de Moda e Design: Ariane Novetti
  • Projeto e conceito: Ana Cris Willerding
  • Direção Artística: Daniel Sorrentino
  • Direção de Produção Estrutural: Max Leean
  • Coordenação User Experience: Edson Korner
  • Coordenação de Produção de Moda –Catwalk: Ana Cris Willerding
  • Produtor de Moda –Catwalk: Áldice Lopes
  • Equipe de Beauty – Catwalk: Patrícia Ferraz, Johne Timóteo, Jhonny Macartney
  • Coordenação de Camareiras – Catwalk: Eloá Xavier
  • Intervenção Artística: Janete Anderman
  • Intervenção Artística Parede: Alexandre Linhares
  • Lounge Desapego + Design: Studio Ambienta
  • FotografiaLounge Bate-Papo: Iricelma Medina
  • EspaçoDesign: Tiago Curioni, 80e8
  • Sala Vip: Eduardo Ponzoni Dognini

Por Denise Pitta

16 novembro 2015
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Idealizadora do Fashion Bubbles, é também editora chefe do portal que já recebeu mais de 107 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial