Galeria Ouro Fino – Moda autêntica e de qualidade
Foto de Caio Pimenta Situada na histórica e icônica Rua Augusta, a Galeria Ouro Fino é hoje um dos lugares de São Paulo onde é…
Situada na histórica e icônica Rua Augusta, a Galeria Ouro Fino é hoje um dos lugares de São Paulo onde é possível encontrar roupas e acessórios autênticos e bem acabados a preços justos.
Durante meu passeio, deparei-me com diversos tipos. Desde adolescentes alternativos até vovozinhas que não querem ser passadas para trás no que tange ao estilo. Tiago Saraiva, que trabalha com gastronomia, passeava pelos corredores da Galeria com seu bulldog francês, Dom Quixote. Não resisti e bati uma foto dos dois com Célia Prietto – mãe de uma das lojistas (veja em “pessoas”).
O clima é bastante descontraído. Os donos das lojas se conhecem e parecem cultivar uma relação de amizade que é muito bem vinda em tempos de competitividade tão grande no mundo da moda.
Nas minhas andanças, cruzei com a atriz Cacau Melo. “Ela está aqui dia-sim-dia-não!” confiou-me uma fonte fidedigna. Conversei com Cacau e ela me disse que adora a Galeria Ouro Fino pela variedade e pelos estilos diferentes e que sempre que pode, faz uma visita para conferir as peças novas, ou, como se diz por lá: “Os bafos novos”.A Galeria Ouro Fino destaca-se como sendo um centro de compras que vai além das compras. É um lugar de convívio onde o consumidor tem a oportunidade de adquirir produtos exclusivos, bem produzidos e acabados, em um ambiente ameno e amistoso.
Quem aprecia boas compras e boas conversas não pode deixar de visitar esse patrimônio da moda brasileira que é a Galeria Ouro Fino
Melancia
Quem gosta de acessórios diferenciados não pode deixar de visitar a Melancia. Na Galeria há 3 anos, a loja oferece uma gama vasta de bolsas, tiaras, casquetes, bijoux e outros badulaques fashion. A variedade é grande. Há colares de pérola super clássicos e elegantes e maxi bolsas fluo descoladíssimas.
Fabi Villar, a dona, estudou jornalismo, marketing e moda. Começou seus trabalhos no meio customizando sandálias. Fernanda, a simpaticíssima vendedora que me atendeu, fez questão de me mostrar as camisetas recém chegadas da estamparia. As peças são adornadas com estampas vintage super delicadas e femininas. “Logo, logo chegam os vestidos, saias e outras criações” ela me disse. As novas peças prometem!
Mulher Elástica
A proposta da loja é incrível: “Queremos fazer uma moda fitness, mas com cara de moda!” Disse-me Betânia, a responsável pela loja de São Paulo.
A Mulher Elástica nasceu em Londrina, pelas mãos de Tatiana Krzyzanowski e tem como objetivo oferecer aos clientes roupas fitness-fashion. As peças primam pelo conforto e pela praticidade e podem ser usadas em diversos ambientes, além do esportivo. As blusas de jogging, por exemplo, vão da academia ao happy hour tranquilamente – é só uma questão de saber jogar com os acessórios.
A flagship da Galeria Ouro Fino é interessantíssima. Tem clima futurista e acolhedor, ao mesmo tempo. Mulher Elástica é para que gosta de roupa diferente e sem complicação.
Virgin Again
A loja é pequena e parece um relicário dos anos 80. As miudezas são apaixonantes! Broches de fusquinha, brincos de raio e pulseiras espinhosas são apenas alguns dos itens que você vai encontrar nessa loja multimarcas cheia de personalidade.
Fiquei apaixonado pelos bonecos da Kat Killers – uma das marcas vendidas na Virgin. São réplicas em algodão de ícones como a ex-supermodelo Twiggy, David Bowie, Coco Chanel, Karl Lagerfeld, Beatles, Lady Gaga, entre outros.
A especialidade da loja são os acessórios nada óbvios. “Misturamos muitos estilos e referências, quase que de maneira esquizofrênica”, diz Luciana Tolentino, dona da marca “mas no final tudo faz sentido, tudo se conecta”.
Durante minha visita à loja, conversei com Valéria Penha, uma dentista, mãe de três filhos. Dois deles estavam lá, um menino e uma menina. A pequena, de sete anos, muito estilo e língua afiada, posou para mim no melhor estilo Glam Rock.
Ícone fashion Twiggy, em versão de algodão
A loja também atende os pequenos
Lady Gaga fazendo Poker Face na Virgin Again
Laundry
A Laundry é a filha mais velha da empresária e estilista Patrícia Grejanin. As outras marcas se chamam Mint – Versão teenager da Laundry, com loja na Galeria do Rock – e Cream – marca de lingerie da qual falo depois.
Patrícia iniciou os trabalhos da Laundry no Mercado Mundo Mix, no começo da década de 2000. Posteriormente, passou a ter seus produtos revendidos na Galeria Ouro Fino, até que em 2003 alugou uma loja por lá.
A marca – que já fez parte do line-up da Casa de Criadores – atende mulheres de várias idades que têm desejo pelo moderno e pelo cool. Destaque para as bolsas clutch forradas e adornadas com rebites. As coleções são intimamente ligadas com o universo musical, com o rock especialmente, mas sem clichês.
A Laudry faz vendas online também.
Detalhe da vitrine – Reparem na carteira rebitada
Cream
Cria da Laundry, a Cream desenvolve por conta própria lingeries diferenciadas. Desde os tecidos – a maioria importada – à modelagem – feita para cobrir e sustentar o bumbum brasileiro – tudo é estudado cuidadosamente por Patrícia Grejanin.
A loja, coberta com xadrez vichy, tem como objetivo atender uma clientela composta por mulheres que querem se sentir como verdadeiras lolitas – pelo menos na roupa íntima.
Além de uma sorte infindável de calcinhas e sutiãs bastante bem acabados, a Cream conta com uma série de produtos importados, os quais Juliana, a responsável pela loja, chama de “Partes Mimosas”. Não é para menos. Lancheiras vintage, docinhos de plástico e bonecas de colecionador são apenas alguns dos inúmeros e encantadores itens que podem ser encontrados lá.
A parceria com a antiga livraria Rainbow rendeu à loja algumas publicações interessantíssimas, como semanários de moda e encadernações de histórias em quadrinho dignas de colecionador. Todos os livros podem ser adquiridos.
Quadros, livros e muito xadrez vichy
Coelho Show
Fazia tempo que uma loja não me absorvia tanto como a Coelho Show. Todas as peças, os quadros, as miniaturas compõem um verdadeiro banquete para o olhar.
Lívia Costa, a dona, completa 1 ano de Galeria Ouro Fino em março. Conversando sobre seu processo criativo, a estilista, artista plástica e historiadora confidenciou-me que cria pensando nas coisas que ela própria gostaria de vestir. A partir daí, Lívia junta seus gostos aos gostos de suas amigas e pincela tudo com sonhos e fantasias, no melhor estilo escapista.
A Coelho Show, além das roupas lindas e das charmosas camisetas pólo estampadas, traz aos clientes uma infinidade de peças toy art muito bem produzidas e acabadas.
O nome da loja é uma referência a um trabalho apresentado por Lívia na faculdade de Artes Plásticas. “Fui criada em meio a coelhos”. Eventualmente, sua avó matava alguns deles para fazer o almoço. Dessa relação de vida – morte – devaneio brotou a Coelho Show.
Santa do Cabaré
A sul matogrossense Cíntia Keller está instalada na Galeria Ouro Fino há oito anos. Lá, ela mantém a loja Santa do Cabaré, que é voltada para mulheres entre os 25 – 45 anos que gostam de se sentir femininas.
Na Santa tudo é original e autêntico. Desde o desenho das peças, até a modelagem e a estamparia. Tudo é desenvolvido pela equipe da marca.
O nome da grife tem origem curiosa. Antes de montar a Santa, Cíntia vendia roupas em cabarés – mais especificamente, para as moças que trabalham neles. Mas não há razão para pânico! A loja não está repleta de meias arrastão e calças de couro. Muito pelo contrário, a Santa emana vibrações dos anos 60. Principalmente nas peças da coleção “A Dama das Bromélias”. Inspiradas na botânica e ilustradora Margareth Mee, as peças trazem estampas que remetem à Op Art.
Santa do Cabaré é para mulheres que gostam de roupas femininas e nada óbvias!
Não deixe de conferir o show-room da marca, no Bom Retiro.
Ares vintage na Santa do Cabaré
Bruna Prietto
Apesar do pouco tempo de casa – apenas 2 meses – Bruna Prietto mostra a que veio, apresentando peças excelentes. A estilista e empresária do interior de São Paulo desenha, modela e coordena a produção de roupas que se destacam pela sofisticação casual e pelo ar espontâneo, no melhor estilo: “Ops! Sou chic!”.
Bruna é jornalista por formação e começou no mundo da moda revendendo peças de outras marcas. Com a ajuda de sua mãe, a simpaticíssima e apaixonada por cães, Célia Prietto, Bruna conseguiu montar uma loja bastante plural. “Nossa prioridade aqui é a qualidade das peças” disse a minuciosa e exigente Bruna.
Ao visitar a loja, não deixe de conferir as saias de cintura alta – Febre total e absoluta entre as frequentadoras da Galeria – e as leggings de cirrê, um tecido brilhante com aparência emborrachada.
Thaís Gusmão
Quem também arrasa no underwear é Thaís Gusmão. A marca, que leva seu nome, foi lançada em 1996. Dois anos depois, é aberta a primeira loja.
Thaís já fez parte do Amni Hot Spot – evento de moda idealizado por Paulo Borges – e hoje mantém parecias com grandes nomes como Lupo, Vicunha e Warner Bros.
A lingerie de Thaís é sensual e extremamente sofisticada. A coleção Wonder Woman – Mulher Maravilha – é perfeita para aquelas que apreciam roupa íntima divertida e confortável.
Outras Dicas Preciosas!
Quem procura peças no melhor estilo hippie chic não pode deixar de fazer uma visita à Furta Cor! A loja apresenta muitos florais e estampas diversas. A modelagem é confortável.
Precisa de um ajuste? Aprecia roupas sob medida excelentemente executadas? O Sr. Augusto é a solução para seus problemas. Na Galeria há 40 anos, Sr. Augusto – meu xará – é notório pela precisão e excelência de seus serviços.
* * *
Brindes!
Durante a matéria, eu ganhei alguns mimos do pessoal da Galeria Ouro Fino. Confiram!
Da Lívia Costa, da Coelho Show, eu ganhei essa caneta toy-art fofíssima! Ela é perfeita para pessoas que, como eu, adoram perder tudo pois é imantada. Ficou uma gracinha no meu computador!
Do pessoal da Santa do Cabaré eu ganhei uma sessão de manicure! Isso mesmo! Tive minha unhas pintadas pelo Lucas. As cores escolhidas foram laranja e um azul lindíssimo chamado “Sereia”.
Pessoas
Famosa por ser frequentada por adolescentes moderninhos, a Galeria Ouro Fino também recebe visitas de outros tipos de pessoas. Desde artistas de novela até mães de família. O público da Galeria é bastante variado. Não se surpreenda se, ao andar pelos corredores da Ouro Fino, você se deparar com um grupo de velhinhas ou uma excursão de religiosos! Algumas fotos das pessoas que encontrei.
Tiago Saraiva, o cão Dom Quixote e Célia Prietto
Liege e seus óculos dignos de Lady Gaga na Virgin Again
A queridíssima Fernanda, da Melancia Acessórios
Por Augusto Paz