“Falas da Terra” Globo reprisa o especial sábado (24/04), às 06h
Imperdível, o especial foi ar no dia 19/04. “Falas da Terra” mostra a história dos índios no Brasil. Perdeu o programa? Veja sábado (24/04) às 06 h! Também assista a alguns dos melhores momentos aqui!
“Falas da Terra”: Reprise dia 24/04, às 06 h, na TV Globo
A seguir você tem acesso aqui, no Fashion Bubbles, a alguns dos melhores momentos. Veja !
Entrevista com a primeira médica cirurgiã cardiovascular do Brasil:
https://www.youtube.com/watch?v=k4Wk6MIJSHY
Depoimentos dos indígenas:
Mais sobre o especial
Foi ao ar dia (19/04), Dia do Índio, o especial da TV Globo “Falas da Terra”. O programa, imperdível, começará às 23 h 45 – depois do BBB 21 .
Nas filmagens, pajés, caciques, biólogos, ativistas e outros personagens que contarão a história dos índios no Brasil. Além disso, a própria história do nosso país…
O especial “Falas da Terra” contou com indígenas de diversas etnias, de diferentes regiões do país.
“O massacre dos povos indígenas não é uma história do passado, uma história de 1500. É uma história de hoje. Uma história lamentável, o sangue que continua sendo derramado não é contado”, fala a indígena Fernanda Kaingang.
- Bastidores do especial “Falas da Terra”: conheça os personagens desta história real e emocionante!
Fernanda conta que é advogada, porém, não por vocação. De acordo com ela, cursou Direito a fim de representar os povos indígenas na luta pelos seus direitos.
Atualmente, a advogada indígena representa os povos indígenas em vários órgãos das Nações Unidas.
No especial, histórias de superação também de indígenas que, apesar das dificuldades, realizaram sonhos e se tornaram médicos, estilistas, etc. No entanto, que não abrem mão de suas origens, apesar de suas profissões.
Vozes silenciadas
Outro ponto de “Falas do Brasil” são as chamadas vozes silenciadas. Por exemplo, será possível conhecer Valdelice Guarani Kaiowá, que revela:
“Em 2001, quando eu já estava com 18 anos, nos arrancaram de lá por meio de uma liminar judicial e debaixo de muita bala. Todas as mulheres crianças foram colocadas dentro de uma casa de sapé, uma casa sagrada, e tentaram atear fogo. O meu pai, o cacique Marcos Veron, então, se ajoelhou para os pistoleiros e os policiais, e falou não façam isso, a gente se rende. Então, nos jogaram pra beira da estrada”, diz a indígena.
Direitos Indígenas, entrevistas exclusivas e imperdíveis!
Também em “Falas da Terra”, mais de dezoito personalidades indígenas que falarão sobre suas culturas, memórias e ativismos. São lideranças indígenas que deram entrevistas exclusivas ao especial, como, por exemplo: Davi Kopenawa, Ailton Krenak, a cantora Djuena Tikuna, o artista Emerson Uýra, Alessandra Munduruku, Elisa Pankararu, entre outros.
São corpos e trajetórias diferentes. No entanto, que falam a mesma língua: a da Terra!
- Siga-nos no Google News e não perca programações especiais e incríveis da TV direto no seu smartphone. É só clicar aqui, então, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Ainda, em “Falas da Terra”, violação de direitos, falta da dignidade e a gestão inadequada das terras indígenas são alguns dos exemplos que também o especial mostrará. No caso, em relação aos problemas atuais que os povos indígenas enfrentam no Brasil contemporâneo..
Outro ponto curioso de “Falas do Brasil” é que os próprios indígenas participaram da produção do especial, além da equipe.
“Foi um desafio, ao mesmo tempo um presente pela oportunidade que nós tivemos de construir algo que é um marco. Não deixa de ser um marco, na história da TV aberta brasileira. Algo que fala sobre os povos indígenas, ou seja, os povos originários, construído pelos povos indígenas”, diz o indígena Ziel Karapotó – um dos índios que participaram da realização do especial.