Envelhecimento capilar – Pantene apresenta estudo e traz ao Brasil linha de produtos para cabelos mais jovens

por Samantha Mahawasala
/ 16 abril 2013 / 2comentarios

“Nos últimos cinco anos as pessoas começaram a se dar conta de que o cabelo também envelhece”, diz a Dra. Adriana Vilarinho, dermatologista da SDB, Sociedade Brasileira de Dermatologia e autora do livro “Beleza à Flor da Pele”.

De acordo com ela, o assunto vem sendo cada vez mais tratado, tanto nos simpósios e estudos da área, quanto na procura por soluções nos consultórios. “Hoje, a cada dez pacientes, entre homens e mulheres, nove se queixam do cabelo. Ou porque está muito seco, porque perdeu a textura, por conta de queda ou mesmo por perceber algumas partes mais ralas. Realmente o cabelo envelhece assim como a pele”, explica a dermatologista que também é consultora da Pantene.

A Dra. explica também que o cabelo tem um reflexo importantíssimo na autoestima, “tanto que uma pesquisa mostrou que a queda de cabelo incomoda mais que a celulite”, diz Vilarinho. Os fios também estão ligados à saúde e são um grande sinalizador do organismo – uma queda de cabelo, por exemplo, pode ser um alerta para outro problema.


Dra. Adriana Vilarinho

PESQUISA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA REVOLUCIONÁRIA – entendendo as causas e o processo de envelhecimento do cabelo

A Pantene, marca reconhecida e valorizada no mercado pelo investimento em ciência e tecnologia voltada para a saúde dos cabelos, fez algumas pesquisas com milhares de mulheres de diferentes nacionalidades e culturas ao redor do mundo para entender melhor e definir as mudanças sofridas pelo envelhecimento dos cabelos, o que inclui quebra, secura, pontas duplas, cor desbotada, aparência frágil e danos externos.

Em março de 2013 a Pantene encomendou uma pesquisa ao instituto IPSOS para entender qual é a percepção das brasileiras em relação aos cabelos e à questão do envelhecimento dos fios. O estudo foi feito com 627 mulheres, de 18 a 64 anos, com acesso a internet, das classes ABCD, com grau de escolaridade mínimo primário (primário completo a superior completo ou mais) e revelou os dados a seguir:

  • 41% das mulheres entrevistadas consideram seu cabelo fino
  • 8 em cada 10 entrevistadas consideram muito importante a aparência dos cabelos em relação a quantidade e espessura
  • Ao mesmo tempo, apenas 4 em cada 10 deste universo de mulheres consideram muito importante não ter celulites
  • 28% das entrevistadas disfarçam a falta de volume com um penteado, corte diferente, ou aplique.

Com o passar do tempo:

  • 62% das entrevistadas concordam que o cabelo torna-se mais fraco
  • 39% das mulheres ouvidas concordam que o cabelo está ficando mais fino
  • 47% deste universo de mulheres percebem o cabelo está envelhecendo
  • 31% das mulheres entrevistadas fazem uso de vitaminas e remédios para prevenir o afinamento do cabelo


Análise do fio capilar na apresentação de Pantene Expert Collection.

Com o passar dos anos, o cabelo cresce de uma maneira diferente, mas não é apenas a cor grisalha que indica o envelhecimento dos fios. Os especialistas do Pantene Institute constataram que a estrutura dos fios realmente se modifica com o passar da idade. A consequência desse processo são cabelos mais sensíveis, fracos e fáceis de quebrar.

Além do envelhecimento capilar extrínseco, que acontece em qualquer idade, as mulheres que chegam aos 40 anos ou mais estão sujeitas ao envelhecimento intrínseco, que pode mudar a aparência e o comportamento dos cabelos. É natural que, com o passar do tempo, ocorram mudanças na espessura dos fios (cabelos mais finos e frágeis), diminuição da produção de melanina (cabelos mais brancos), redução do volume e menos produção de gordura pelas glândulas sebáceas (a secreção oleosa ajuda a proteger os cabelos).

À medida que as mulheres envelhecem, elas vão cultivando fibras de cabelo mais fracas e em menor quantidade. Em parte, isso é causado por mudanças hormonais. O cabelo pode parecer mais fino e o couro cabeludo pode se tornar mais visível. Essa diminuição de cabelo pode ser ligada às três ocorrências seguintes:

Maior dano: o cabelo quebra depois de ser enfraquecido com o desgaste normal, modelagens agressivas ou tratamentos químicos.

Diminuição da densidade: o número de fibras capilares crescendo em seu couro cabeludo diminui progressivamente com a idade.

Diminuição do diâmetro: geralmente, a grossura das fibras começa a diminuir em torno dos 40 anos. Isso faz o cabelo parecer mais fino e tornar-se mais sujeito a danos e quebra.


Apresentação de Pantene Expert Collection.

“Pantene Expert Collection” chega ao Brasil para atender às necessidades mais complexas do cabelo

Com ação revolucionária sobre os cabelos, AgeDefy e Advanced Keratin Repair são as coleções premium de Pantene que revolucionam a ciência do tratamento dos cabelos

Com expertise e ciência em saúde do cabelo, Pantene continua a inovar ao trazer para o Brasil a Pantene Expert Collection, uma linha premium que vai satisfazer as necessidades mais complexas do cabelo. O lançamento traz duas novas linhas: AgeDefy– que, além de rejuvenescer os fios, devolve  volume ao cabelo equivalente à adição de 6.500 fios em apenas 14 dias de tratamento –, e a linha Advanced Keratin Repair – com tecnologia única e fórmula avançada, que restaura a suavidade dos cabelos extremamente danificados, recuperando dois anos de danos instantaneamente. A novidade chegará às prateleiras em julho deste ano e promete revolucionar o universo dos cosméticos.

“A chegada do Pantene Expert Collection ao Brasil é um marco para Pantene. Recentemente reformulamos a linha Pantene Pro-V, voltada para o tratamento diário dos cabelos, a qual fez um enorme sucesso entre as brasileiras, que amaram a formulação especialmente adaptada para o país. Com o lançamento de Pantene Expert Collection, inauguramos a categoria premium de tratamento dos cabelos no varejo, oferecendo soluções para problemas capilares muito complexos com fórmulas mais sofisticadas”, afirma Juliana Azevedo, diretora de marketing da P&G Brasil.


Experts da Pantene.

COLEÇÃO PANTENE AGEDEFY – Cabelos como se fossem 10 anos mais jovens

A linha Pantene AgeDefy foi formulada especialmente para combater os sinais intrínsecos e extrínsecos do envelhecimento do cabelo, incluindo quebra, secura, pontas duplas, cor desbotada, aparência frágil e danos, oferecendo cabelos com aparência mais jovem. Desenvolvida por especialistas do Pantene Institute, a linha é recomendada para mulheres que estejam enfrentando problemas de cabelos finos em função da perda de volume e da diminuição do diâmetro dos fios.

O sistema de shampoo e condicionador AgeDefy, com sua combinação única de aminoácidos, vitaminas e niacinamida, é absorvido instantanemante pelos fios, proporcionando diversos benefícios aos cabelos, rejuvenescendo os fios como se fossem 10 anos mais jovens:  hidratação, proteção antiqueda, proteção contra danos, maleabilidade e movimento, brilho intenso, pontas perfeitas e sedosidade.

Destaque da coleção – Tratamento Fortificante Avançado AgeDefy

O grande diferencial da linha é o Tratamento Fortificante Avançado, que ajuda a recuperar a espessura original do cabelo, aumentando seu diâmetro e fazendo com que  aparente ter até mais de 6.500 fios em apenas 14 dias. Sua fórmula exclusiva age diretamente no bulbo capilar, purificando e reconstruindo a fibra do cabelo de dentro para fora, ao depositar os agentes niacinamida, cafeína e  pró-vitaminas que fortalecem e rejuvenescem os fios, deixando-os como 10 anos mais jovens. O resultado é um  cabelo mais forte, resistente, saudável e com mais brilho.

COLEÇÃO ADVANCED KERATIN REPAIR – repara 2 anos de danos* instantaneamente

A linha Advanced Keratin Repair possui tecnologia avançada e um desempenho superior para ajudar a restaurar a suavidade dos cabelos extremamente danificados. Os novos produtos ajudam a restaurar a maciez e também a prevenir futuros danos e a perda de queratina dos fios. Os produtos da linha são indicados para cabelos quimicamente danificados por excesso de tinturas, alisamentos e permanentes, visto que tais processos químicos ocasionam a perda de queratina, substância natural que protege os cabelos, tornando-os mais fracos e sem brilho. A linha é composta por Shampoo, Condicionador e Tratamento Selador de Pontas Duplas.

As fórmulas do shampoo e do condicionador da coleção Advanced Keratin Repair contam com complexo triploativo, que repara a queratina do cabelo, alinhando suas camadas externas danificadas. O Tratamento Selador de Pontas Duplas, com pró-vitaminas, cafeína, emolientes e aminoácidos, ajuda a selar e prevenir o aparecimento de novas pontas duplas, e ainda oferece hidratação e maciez aos fios.

*Danos à suavidade.

A nova linha Pantene Expert Collection estará disponível em farmácias, drogarias, supermercados e perfumarias, a partir de julho, em todo o país. Veja abaixo o portfólio completo da coleção.


Gisele Bündchen.


Pelé e Gisele Bündchen na apresentação de Pantene Expert Collection. 


Juliana Azevedo, diretora de marketing da P&G.

16 abril 2013
Samantha Mahawasala

Samantha Mahawasala

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.