O verão finalmente chegou e as vitrines já exibem as tendências da moda praia e os modelos que prometem despontar nesses dias ensolarados.
Como escolher o biquíni ou maiô que mais se adéqua ao corpo? E quando falamos em estampa, existe uma regra para não errar na escolha e impactar de forma negativa no look praia?
A stylist Marcia Jorge, renomada e com expertise no universo da moda, revela as dicas de Moda Praia para as mulheres e pontua sobre o modelo ideal para cada tipo de corpo, a estampa adequada ao estilo de cada mulher e que fique em harmonia com o seu biotipo, além das orientações sobre o como e quando apostar em um poderoso maiô e dicas infalíveis para as mulheres que precisam valorizar outras partes do corpo.
“As mulheres estilosas não resistem à um belo maiô de beach couture, mas para pegar uma corzinha, nada como o bom e “velho” biquíni”, diz a stylist que enfatiza que para arrasar nas areias, a mulherada deve escolher o modelo certo para o seu tipo de corpo. “Além de ficar lindo, a mulher se sentirá infinitamente mais confiante!”, garante a stylist.
Para quem tem busto pequeno:
– Aposte nos tops com cores, detalhes, babados e aplicações. Para este Verão, as aplicações e bordados de flores virão com tudo!
– Pode investir nos modelos cortininha e nas cores claras.
– Quer dar um upgrade? Tops com bojo e enchimentos são excelentes pedidas.
– Tops drapeados estão liberados.
Biquinis com bojo: top drapeado e colorido ou com rendas e babados.
Para quem tem bumbum grande:
– Esqueça as partes de baixo “grandonas”. O excesso de tecido na região fará com que a área pareça ainda maior, mas também nada de microtangas ou fio-dental! Escolha um modelo que cubra a região na medida: nem para mais, nem para menos, de preferência em cores escuras e sem detalhes na região.
– As calcinhas não devem ter estampas de listras horizontais.
Biquínis para quem tem o bumbum grande.
Para quem é dona de quadris largos:
– Nada de penduricalhos, drapeados, correntes, frufrus e babadinhos nas laterais da calcinha, que deve ser sempre mais larga. Estes detalhes chamam atenção para esta parte do corpo;
– Ilusão de ótica: opte por tops mais chamativos.
– Se quiser listras, que sejam verticais.
– Passe longe de elásticos que apertam demais a lateral.
Disfarce os quadris largos com o biquíni certo.
Para a mulherada que tem busto grande:
– As alças da parte de cima devem ser mais grossas para darem uma boa sustentação. Evite os modelos frente-única, ou seu pescoço ficará marcado e sobrecarregado.
– Prefira as cores escuras e sem muitos detalhes ou aplicações.
– Fuja do modelo cortininha, ele não dá a sustentação que você precisa, e não fica nada elegante!
– Prefira os modelos que dão um maior espaço entre os seios.
– Tops decotados em “V” são ótimas pedidas.
Biquínis com sustenção para quem tem seios grandes.
Para as mulheres que têm seios caídos:
– Escolha sempre modelos com bojo. O meia-taça com aro é ótimo para dar um up.
– Passe longe dos modelos tomara-que-caia tipo faixa.
Biquínis com bojo.
Para quem tem barriguinha e precisa disfarçar e valorizar o corpo:
– Prefira as calcinhas mais altas, em cores escuras e sem detalhes que chamem a atenção para a região.
Biquínis para quem quer disfarçar a barriguinha.
Para as quem têm pernas curtas:
– Opte pelos modelos de calcinhas mais cavadas.
Biquínis cavados alongam as pernas.
Para fechar, Marcia Jorge finaliza com um mix de dicas que vão ajudar todas as mulheres, até mesmo sobre a maneira certa para conservar seu look praia e fazer com que ele dure no outro verão!
– Vai comprar um biquíni branco? Preste muita atenção na qualidade do forro para evitar mostrar mais do que esperava ao se molhar!
– Banho de mar ou piscina, entre no chuveiro para tomar banho usando a peça e deixe a água doce cair sobre ela. Cloro e sol acabam com as fibras do tecido da peça, diminuindo o seu tempo de vida.
– Peças drapeadas são luxuosíssimas, mas muita atenção: a quantidade de tecido e o sentido do drapeado (horizontal, ainda mais) podem aumentar consideravelmente o volume da área.
– O maior hit das passarelas de Verão foi o modelo engana-mamãe. Só valem para quem está em forma! Nada de pneuzinhos brotando nas laterais!
– Cuidado com o nude. A cor é chiquetésima, mas em maiôs ou biquínis podem causar um efeito rebote. Nesse caso, você dará a impressão de estar pelada mesmo!!
Maiô estilo engana-mamãe.
Estampas para apostar: flores, bichos, poás, zig-zag tipo Missoni, listras, desenhos divertidos de animais ou objetos, desenhos abstratos, patchwork, motivos indígenas ou sem estampa. Cuidado com estampas marcantes do verão de algumas grifes. Além de você encontrar 10 mulheres iguais na praia, elas estarão usando além do biquíni, o maiô, a saia, o vestido, a blusinha, tudo com esse mesmo motivo. E se você guardar para o ano que vem…A estampa estará tão batida que o seu biquíni terá muito a cara do hit do ano passado…. Fuja dessa! Escolha os modelos diferenciados!
Materiais: A eterna Lycra e todos os seus tipos, lurex, tricot, tecidos que imitam couro ou chamoix, tecidos laminados com brilho, crochet, cirré, bordados de miçangas, paetês, cristais, fuxicos, tachas… Vale tudo para estar linda e feminina na Moda Praia!
Mais sobre a profissional:
Unir Psicologia e Moda. A stylist Marcia Jorge oferece serviços de consultoria de imagem e estilo aos seus clientes. Marcia percebeu a influência que a Moda exerce sobre as pessoas e o comportamento assumido por elas frente ao tema. Apaixonada por moda, modelos e revistas, Marcia Jorge iniciou sua carreira como booker em agências, quando resolveu, no meio do curso de Publicidade, mergulhar no mundo da moda. Observadora, percebeu que havia uma interessante fusão entre a Moda e as mais diversas questões comportamentais femininas. Ingressou então na Psicologia.
Marcia Jorge atuou em grandes agências de modelos, entre elas a Taxi Agency, a International Management Group – que cuida da carreira da top Gisele Bündchen; e a L´Equipe Agence. Ainda em sua passagem por agências de modelos foi retratada por Bob Wolfenson, junto com outros bookers em evidência na época, para o livro “Moda no Brasil por brasileiros”.
Marcia Jorge também contou com formação em Consultoria de Imagem e Estilo Pessoal com a especialista em personal styling, Milla Mathias. Única profissional a trabalhar esse conceito e proposta diferenciada de trabalho no Brasil, Marcia Jorge tem o público feminino como foco principal, em faixa etária que passeia dos 15 aos 60 anos, à procura do seu trabalho. Marcia Jorge é também uma profissional ultrarequisitada para styling de campanhas, catálogos e revistas de moda.
Foto de abertura: Jason Nuttle