Conheça o futuro dos Carros. Confira as principais tendências no universo automotivo

por Denise Pitta
/ 24 setembro 2012 / 1comentarios

Segurança, diversão e muita conexão com a “Internet dos Carros” estão entre as previsões para um futuro não muito longe nas ruas e estradas. Confira as principais tendências para o mundo dos automóveis.

Segundo Pedro Henrique Faustino, no futuro os automóveis vão rodar no piloto automático e vai causar estranheza o fato de que hoje nós mesmos sentamos ao volante, os dirigimos e os estacionamos através de pedais e alavancas. Para ele este futuro não está muito distante, pois velocidade de desenvolvimento dos carros inteligentes e sistemas de controle e monitoramento de tráfego urbano podem ser comparados à rápida evolução que acompanhamos dos simples celulares para os atuais e poderosos smartphones.

Desde 2005, o Google patrocina o projeto Google Driverless Car que envolve o desenvolvimento de um carro com piloto automático. O carro é equipado com câmeras, radares e lasers utilizados para orientação, permitindo ao carro “enxergar” pedestres, motocicletas e outros carros na estrada.

Outro ponto a ser desenvolvido é a Internet dos Carros*, em que um sistema composto por tecnologias cooperativas onde os mais diversos elementos (carros, celulares, semáforos, placas, postes, etc) trocam informações entre si, direta ou indiretamente, para tornar o trânsito mais eficiente e seguro. As comunicações podem ser feitas por qualquer infraestrutura de comunicação disponível, como 3G, Wi-Fi, GPS, infravermelho, entre outros.

Entre os benefícios esperados com a implementação destas tecnologias, estão inclusos a redução dos congestionamentos, segurança para os usuários, logística mais eficiente, aumento da eficiência dos transportes públicos, melhora no tempo de resposta em casos de acidentes e perigos, entre tantos outros.

Para visualizar estas vantagens, você pode se imaginar saindo pela manhã com seu carro inteligente a caminho de seu trabalho. Ao informar seu destino, o carro apresentará as rotas possíveis e você decidirá por qual delas seguir. Após isso, você poderá ser atualizado com as últimas notícias, enquanto o carro segue sozinho pela rota definida.

Se houver alguma alteração nas condições das vias durante o percurso, o sistema poderá propor alternativas, como indicar o endereço de um estacionamento ao lado de um terminal de transporte público, com um ônibus capaz de levá-lo em melhores condições até seu trabalho. Também poderá mostrar onde fica a oficina mais próxima quando surgir algum problema, é uma evolução do GPS que já temos hoje. Confira mais detalhes no Webinsider.

Já o curioso Volkswagen Hover, é um protótipo da marca alemã que utiliza energia magnética para se movimentar a centímetros do chão. Michael Figueredo explica que o Hover é como uma grande roda de vidro, o protótipo, movido a energia magnética, flutua a centímetros do chão e parece muito mais do que apenas ficção científica. Veja vídeo e saiba mais aqui.


A” internet dos carros” * e o Volkswagen Hover utiliza energia magnética para se movimentar a centímetros do chão. Confira no Webinsider e no Motor Dream.

Jacídio Júnior em matéria da TechTudo comenta do sistema que realizaria troca de dados entre carros por meio de uma rede Wi-Fi fechada, fazendo com que o “automóvel” alerte o motorista, por meio de sinais sonoros e LEDs instalados no painel, sobre qualquer tipo de comportamento diferenciado de outro veículo na pista. Esse sistema não tira a autonomia de ação do condutor. A intenção é fazer com que a tomada de decisão seja mais rápida para que os acidentes possam ser evitados.

O comando dos veículos será também por voz e algumas ferramentas de segurança que hoje só estão disponíveis em modelos de luxo, como os sistemas que monitoram pontos cegos do carro, o estado físico geral do motorista, que realizam o controle eletrônico de estabilidade – que avisa sobre a saída do automóvel de sua trajetória -, advertência sobre colisão dianteira e faróis adaptáveis, serão pré-requisito em todos os veículos. Vale lembrar que não existe ainda um carro que possua todas essas ferramentas trabalhando em conjunto.

Veja também ótimo artigo sobre Carros do Futuro: Descubra o Que Vem por Aí. Neste artigo, você vai encontrar as maiores novidades dos grandes salões de automóveis ao redor do mundo.

A saúde do condutor

Outro item que chama a atenção quando o assunto é segurança é a saúde do condutor. Com essa necessidade em pauta, a Universidade de Munique, em parceria com a BMW, está desenvolvendo um projeto que transforma o volante em uma ferramenta para aferir os possíveis problemas do motorista. O sistema realiza a leitura da frequência cardíaca, oxigenação do sangue e pressão sanguínea por meio de flashes de luz emitidos contra os dedos do motorista.

Se durante o percurso algum tipo de anomalia for detectada, o sistema está apto a tomar decisões como bloquear ligações, diminuir o volume ou desligar o rádio, tomar controle parcial do automóvel e, em situações mais graves, parar completamente o veículo. Outro detalhe interessante: as informações obtidas pelo equipamento podem ser armazenadas ou enviadas diretamente para o médico responsável. Leia mais no TechTudo.


Imagem via Carros Virtuais

  • Fique por dentro da Moda, das novidades, tendências e inovação, siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial.
 Saiba quais tipos de veículos que melhor se adaptam ao seu estilo

Entre hoje e amanhã

Hoje estradas com sensores que guiam carros já foram testadas nos Estados Unidos e na Europa. Os veículos passam de 100 km/h, mantendo distância de 6,5 metros entre si. No futuro, as estradas e avenidas com esses sensores aumentarão o fluxo em uma pista de 2 mil para 5 700 carros por hora. Afinal, conforme diminui a distância entre os carros, maior é a capacidade da pista.

Atualmente no campo do design dos veículos, esforços para diminuir o tamanho do motor permitiram carros mais espaçosos e aerodinâmicos. Mas para o futuro, há ideias mais radicais na imaginação dos projetistas, como carrocerias com fibras especiais, que mudariam de cor ao receber impulsos elétricos. Bastaria selecionar a nova cor pelo computador do carro. Também vem sendo realizadas pesquisas com materiais que tenham mais “memória”. Ou seja, capazes de voltar à posição original após um choque. O ápice seria um carro que pudesse se desamassar sozinho. Leia mais aqui

Um projeto desenvolvido pela GM em conjunto com uma universidade de Israel dá aos vidros traseiros do veículo uma infinidade de possibilidades para tornar as viagens mais interessantes. Os passageiros podem brincar com um desenho que interage com o ambiente e ver as imagens captadas por outras janelas ao redor do mundo.

Ainda segundo a TechTudo o Facebook vem desenvolvendo, em parceria com a Ford, ferramentas para criar um veículo que, entre outras coisas, dará o check-in quando o proprietário chegar ao evento no qual confirmou presença pelo Facebook, realizará streaming das músicas que os amigos estiverem ouvindo naquele momento e permitirá ao motorista permanecer conectado ao Facebook Mesenger durante o trajeto.

Leia também: Macrotendências – Carros, será que o paradigma dos nossos veículos está ultrapassado?

Veja fotos de protótipos de carros do futuro


Carro desenhado por Steve Jobs via Br Notícias

[http://www.youtube.com/watch?v=M8kA1qHpHwE]

No futuro, você poderá estacionar seu carro, na própria bolsa?

[http://www.youtube.com/watch?v=niRo6IQJ-5A]

Muitos amantes do automobilismo já projetaram o carro dos sonhos, o carro do futuro, com várias caras, conforme os anos foram se passando. Mas um carro que se estaciona dentro da própria bolsa, ainda é um desafio para a ciência.

No vídeo de hoje, um jipe vai sendo “decomposto” como um veículo desmontável, até se tornar do tamanho de um pedaço de goma de mascar. O carro pequeno é então colocado dentro da bolsa da motorista, enquanto ela se afasta, despreocupadamente. Se a cena de Mary Poppins da Disney, quando ela começa a puxar os objetos grandes, tais como um lampião, para fora de sua bolsa de couro, te faz pensar a pura fantasia, o vídeo de hoje, embora seja simulado, poderá fazer você mudar de ideia e até achar que tudo pode ser perfeitamente possível. Via VitodiBari.

Leia também:

O futuro dos carros – Carros Fininhos: será que o paradigma dos nossos veículos está ultrapassado?

 

Por Denise Pitta de Almeida

View this post on Instagram

Tecnologia e inteligência artificial são os pilares da inovação nos cosméticos personalizados. Criados com exclusividade para cada tipo de pele, eles estão, aos poucos, virando uma febre. . 🔹Personalização é o novo luxo no futuro da beleza; . 🔸Marcas usam tecnologia de ponta e I.A para desenvolver produtos cada vez mais personalizados; . 🔹Fórmulas exclusivas combinam tipo de pele, condições climáticas, mudanças na rotina mais; . 🔸Shiseido e Emuage apostam forte na novidade. • • #cosmeticospersonalizados #belezaetecnologia #belezaeinovação #inovação #macrotendencias #cosmeticospersonalizados #formulasexclusivas #fórmulasexclusivas #beleza #belezaecosmeticos #fashionbubbles #fbbelezaeestetica #belezadofuturo #tecnologiaeinovação #blogsdemoda #dicasdebeleza #farmaciasdemanipulacao #personalização #tendências #peleperfeita

A post shared by Fashion Bubbles – Denise Pitta (@fashionbubblesoficial) on

24 setembro 2012
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Idealizadora do Fashion Bubbles, é também editora chefe do portal que já recebeu mais de 107 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial