Como encontrar um ateliê para seu vestido de festa: Dicas para o ajuste perfeito

por Denise Pitta
/ 22 dezembro 2014

f62ed5a5-3cd5-4535-b02a-bc4c5f8f7402_aaf4c720-8e74-4aaf-86b0-5b50aaf754ab_20130721234913_vestido1

Uma festa é o momento de estar linda e brilhar. Para que isso aconteça é preciso preparar os mínimos detalhes e o principal –  o vestido, deve receber atenção especial.

Ele deve estar perfeitamente adequado ao seu corpo e à sua personalidade. A modelagem é a alma da roupa e deve lhe cair com uma luva. É ela que vai deixar seu vestido divino favorecendo os pontos fortes do seu corpo e disfarçar aqueles defeitinhos que todo mundo tem. Para isso recorra a uma costureira de mão cheia que adapte o modelo para que se ajuste com perfeição ao seu corpo. O ajuste é um dos principais segredos dos fashionistas.

 E onde buscar por bons profissionais? Encontrar um atelier para seu vestido de festa no Infoisinfo Brasil é uma ótima dica, se ainda não conhece, o site reúne uma grande variedade de profissionais e facilita a vida tanto dos clientes como dos fornecedores nos mais variados serviços. E o mais legal é que é super fácil de usar, você pode buscar o que necessita na sua região, além de poder ler os comentários dos clientes se gostaram ou não do serviço, o que ajuda a separar os fornecedores que são mais confiáveis.
Agora você deve estar se perguntando: Como conseguir esse vestido perfeito?

Passo a passo para encontrar um vestido para te deixar diva

1)      Pesquise bastante em sites e revistas diversos modelos de vestidos, confira tendências e dicas para seu tipo de corpo. Veja o look de celebridades que admira. Quando for para etapa dois, já tenha em mente o que deseja.

2)      Vá ás lojas e experimente sem medo, os mais variados modelos de vestidos de festa. Seja ousada, experimente vestidos que acha bonito, mas nunca provaria. Você pode ter belas surpresas! E se você der a sorte de encontrar o modelo ideal no custo que caiba no seu bolso, perfeito, é só adquirir a preciosidade e arrasar, sem esquecer detalhes como acessórios, make e penteado!

3)      Se você encontrou um modelo que lhe agradou, mas não lhe vestiu tão bem, uma boa dica é buscar um ateliê de costura e fazer ajustes para que o vestido se adapte melhor ao seu corpo.

4)      E por último, se você é mais exigente, que tal fazer um modelo inteiramente novo? Para isso é preciso ter mais tempo e também já conhecer o atelier.

formatura-dicas-para-escolher-o-vestido-perfeito-351327-1

Dicas para encontrar um bom ateliê de costura

Todo mulher deve ter um ateliê de confiança, pois é normal as roupas precisarem de pequenos ajustes  para ficarem perfeitas em seu corpo. Este é um investimento que lhe deixará bem vestida e elegante.

Preparei algumas dicas para você encontrar uma boa costureira:

– Busque um ateliê que tenha boas recomendações de amigos, assim te deixará mais segura na hora de encomendar o seu vestido. Caso não seja possível busque na internet, mas atenção, em páginas confiáveis, como a Infoisinfo que comentamos mais acima.

– Avalie trabalhos feitos no ateliê.  Observe acabamentos e cortes feitos pelo profissional antes de deixar sua peça;

– Observe se o ateliê é limpo e organizado – veja como o profissional trabalha, se é atento aos detalhes. Correr na montagem e usar poucos alfinetes pode ser um alerta vermelho;

– Procure alguém honesto – outro dia levei uma roupa para minha costureira e ela foi super sincera, me avisando que a proposta daquela roupa era realmente mais soltinha e que não iria ficar bom se ajustasse mais o modelo. Depois me deparei com pessoas usando uma roupa parecida com aquela, e estava certo, tinha que ser mais soltinha mesmo. Isso é muito importante, alguém que diga a verdade em vez de apenas querer te agradar para pegar o serviço.

– Veja se a pessoa tem bom senso estético. Para moda alguém que tenha bom gosto é essencial, mesmo quando se trata apenas de um ajuste.

P1000486 IMG_5667
Prefira lugares mais organizados ou costureiras que tenham bom senso estético. Avalie trabalhos anteriores

Dicas para o ajuste perfeito

1)      Leve uma máquina fotográfica na hora das provas. Isso vai ajudar a perceber como está ficando o modelo em seu corpo. Além de facilita ver os lugares que precisam de mais atenção e também registrar o passo a passo do ajuste.

2)      Escute as dicas dos profissionais – Eles tem mais experiência e podem dizer como disfarçar uma gordurinha aqui ou ali. Dê abertura para que isso aconteça;

3)      Leve fotos de como quer a roupa. Se você escolheu o look de uma celebridade, é bom levar a foto para que a costureira entenda perfeitamente o que está buscando. Peça a ela uma opinião sincera se aquele modelo ficará bem em você.

4)       Leve os sapatos e a lingerie que vai ser usada na ocasião para hora da prova, pois eles podem fazer diferença no caimento e na precisão de barras, por exemplo. Tire foto com a lingerie para ver se não está aparecendo a sombra ou marcando muito no vestido.

Ajustes básicos

Quatro ajustes básicos podem fazer toda a diferença na hora de deixar o vestido ideal para você. São procedimentos relativamente simples mas que podem fazer toda a diferença no visual:

1) Diminuição da alças;
2) Ajuste lateral;
3) Pences na parte da frente e de trás do vestido;
4) Retirada de babados ou ajustes da barra.

Dicas do modelo ideal para cada tipo de corpo

Agora aprenda aqui como escolher o vestido ideal para o seu tipo de corpo.

640;600;bd510cd09b867ae80992f5a74aed67d9f69458af

Muito Busto

Para quem tem muito seio é interessante privilegiar os decotes quadrados e transpassados. Os decotes profundos devem ser evitados. Procure chamar atenção para a saia.

Pouco seio

As mulheres com pouco busto podem abusar de decotes profundos na frente ou nas costas. Uma tendência que está super forte é o decote V profundo com tule. Os tecidos plissados e trabalhados na região do busto ajudam a dar volume. As mais magras podem investir em tecidos transparentes.

Braços volumosos e/ou flácidos

Os modelos de alças e tomara-que-caia devem ser evitados. As mangas devem ser adotadas ao visual. Mangas longas ou ¾, boca-de-sino, tudo isso valoriza o visual.

Procure vestidos com mangas em tecidos transparentes como tules ou rendas. Elas disfarçam e trazem firmeza a parte interna do braço que geralmente possui mais flacidez.

2014-12-22_140401 2014-12-22_135423 2014-12-22_135932
Modelos para diferentes silhuetas: das mais magrinhas às mais cheinhas

Perna curta

Quem tem pernas curtas pode investir em vestidos com cintura alta, pois afinam e alongam a silhueta. Outra dica boa é usar sapatos de bico fino e peças com decote V.

Sem cintura

Os modelos ajustados ao corpo colaboram para valorizar a cintura. Os vestidos com cintura marcada e saia mais volumosa, em moda atualmente, contribuem para afinar a cintura e deixar a silhueta mais curvilínea.

Barriga flácida

Quem tem barriga flácida ou fora de forma pode investir em tecidos estruturados como o shantung ou tafetá. Os modelos com marcações logo abaixo do busto na parte mais fica do corpo também são ideias, já que deixam a silhueta curvilínea sem marcar a cintura.

Evite cintos e faixas na parte mais larga da barriga, pois evidenciam os quilos a mais.

2014-12-22_140157 2014-12-22_140221 2014-12-22_140236
Modelos de vestidos de festa plus size: marcação logo abaixo da busto e mangas para esconder a flacidez dos braços

Corpo pêra

No corpo ampulheta os ombros são menores que os quadris, a cintura e braços são finos e bem desenhados, e os seios são de pequenos a médios. Vestidos com cintura marcada ou corte império, bordados e mangas volumosas são perfeitos paraeste corpo. As bolsas devem ser pequenas para evitar ainda mais volume na região do quadril. Um segredo é usar modelos com cores claras e brilhos na parte de cima e tons discretos e modelos sóbrios na parte de baixo. O intuito é equilibrar a silhueta.

Corpo Retângulo

Aqui os ombros, quadris e cintura estão na mesma linha e suas formas costumam ser magras e com poucas curvas. O objetivo aqui é criar ilusão de silhueta mais curvilínea. Para isso abuse de cintura marcada e volume na saia ou calça. Modelos tomara que caia também são uma boa alternativa. Quanto mais feminina for a modelagem melhor!

Corpo triângulo invertido

O volume maior da silhueta triângulo invertido está concentrado na parte de cima do corpo. Os ombros são maiores do que os quadris, a cintura tende a ser reta, a barriga saliente, as costas largas e as pernas longas e finas.

Fuja de todo e qualquer volume perto dos ombros e seios deve ser evitado. Fuja de mangas curtas ou bufantes, ombreiras, laços, babados, decotes em camadas, abotoamentos duplos e colares muito volumosos.

Evite também todo e qualquer volume perto dos ombros e seios deve ser evitado. Fuja de mangas curtas ou bufantes, ombreiras, laços, babados, decotes em camadas, abotoamentos duplos e colares muito volumosos. Assim como alças delicadas e muito finas,  decotes em V muito abertos, frente-única e tomara-que-caia também aumentam os ombros.

Use as cores a seu favor: aposte em peças escuras e neutras em cima e deixe as cores claras, os brilhos, as texturas e as estampas para a parte de baixo. Destaque suas pernas usando calças largas, pantalonas, calças com bolsos frontais e laterais, saias evasê, balonê ou com bastante volume, listras horizontais e estampas grandes.

Corpo Oval

A silhueta oval é aquela onde o foco principal está na barriguinha, que é, neste caso, a maior medida do corpo. O objetivo das pessoas de biotipo oval é tirar o foco da barriguinha e valorizar as partes mais finas do corpo, como as pernas, o rosto, o pescoço e braços ou pulsos.

Aposte decotes em V e U e valorize seus pontos fortes com acessórios: pulseiras, brincos, colares, lenços, detalhes na cabeça, broches, maquiagem e cabelos perfeitos são ótimas apostas. Calças de cós largo, cintura no lugar, pernas retas e barras terminando no peito do pé são as ideais para você, pois disfarçam a barriguinha, não marcam as pernas e alongam a silhueta. Fuja das calças skinny ou que afunilam no tornozelo!

Aposte nos looks monocromáticos. Como não fazem cortes na silhueta, são alongadores, afinadores e elegantes! Evite estampas grandes principalmente na altura da barriga, assim como cores muito chamativas, calças com pregas, excesso de tecido em saias ou blusas, babados, franjas, bordados.  O centro do corpo, deve ser o mais discreto possível.

91bc01c1aeeae4ba74872314d0cf4525

Corpo ampulheta

Também conhecida como violão, é aquela que possui a medida dos ombros basicamente igual a dos quadris e onde a cintura é bem marcada. Aqui a dica é manter o equilíbrio para favorecer o que Deus lhe deu, então nada de exagerar demais da na cintura ou quadril e abuse de modelos que acompanhem as formas do seu corpo destacando seus talentos naturais!

Veja aqui mais dicas sobre as diferentes silhuetas do corpo feminino.

Cores para os diferentes tons de pele

Em primeiro lugar, respeite seu tipo físico, escolha cores que realcem seu tom natural de pele:

– pele muito clara: evite tons esverdeados ou amarelados. Os tons rosados, azulados e avermelhados são indicados.

– pele negra: escolha entre amarelo, verde, bege, azul ou vermelho… Fuja dos marrons.

– pele amarela: prefira vermelho, azul, rosa, marrom ou dourado.

5a9c6957bb894f23309fd1625c169ddf Miss Brasil 2014   Inspire se nos maravilhosos vestidos de festa para bailes, madrinhas e formaturas

Outras dicas de como disfarçar imperfeições

– Modelagens mais amplas dos vestidos e tops disfarçam quilinhos extras. Mas você  nunca deve vestir tamanhos maiores que o seu.

– Os acessórios podem ainda atualizar seus looks e sinalizar as partes da silhueta que merecem ser postas em destaque.

– Mantenha os babados e brilhos próximos das partes enxutas do corpo ou das áreas que você pretende destacar. Cores escuras e modelagens discretas onde você precisa disfarçar.

Inspire-se  nos vestidos das famosas no tapete vermelho

Entre as principais tendências em moda festa destacamos a transparência, modelos de manga longa, bordados contrapondo com modelos mais cleans e  detalhes vazados.  Fendas, modelos plissados, decote V profundo também permanecerão em alta.

Confira modelos de vestidos de festa para diversos tipos de silhueta e formatos de corpos:

350ff96a218bad7809839e58995e8186 615e94d5bd41ca3e42c7fb2206d4bd85

Transparências, bordados e fendas permanecem em alta

a9bd9102e1b9d82cd529aa547b6b5bc8 6b92875a1b16ef5cccd484858d207e37
Tules bordados e e detalhes ou vestidos inteiros plissados também são tendência

12756e7707e3bae6d2bd6233e94c6be4 758e429f364f5b17ff66981239904c2c bdf2956ff7634d918d1222e2e092632c
Vestidos de festa de manga longa prometem virar hit nas próximas estações

616efa226380e1a1fb176f5ddb956b27 9259b90ec64ac9cffc6b153b6554e13c
Modelos mais cleans com belos trabalhos de modelagem também são destaques

2014-12-22_162017 ivonnedome1 2014-12-22_162046

Vestidos de festa em rendas  e detalhes bordados

bed1b4a5a6a503ba0ac4452a22ec4cbd

Vestido de festa vermelho: as manguinhas delicadas podem ser uma opção para quem tem silhueta estilo pera pois aumenta a impressão de ombros mais largos equilibrando com o quadril

plus-size-long-dresses-long-sleeve-evening-dresses-plus-size-dress-trends-2014

Se você tem uma barriguinha, escolha um vestido que destaque o colo, com a cintura marcada logo abaixo do busto, o que vai deixar sua silhueta mais curvilínea  e esguia sem destacar a barriga

1935ba2499cfc12af3ab16744f425036 dbb0bda863884aabd02e2804939be0c9

Para quem está muito gordinha escolha vestidos de manga longa e modelagem mais solta logo abaixo do busto. Evite modelos que fazem volumes na barriga ou que tenha detalhes nesta região. Prefira destacar o busto

cb536c04bf5763dbd65241c4e59f9cd5

Negras ficam muito bem em tons claros ou coloridos exuberantes que contrastam com seu tom de pele

d21ab1877ab47be4903d96148b9b68a0  e6b14f13e0d8f403d487a5e1c369dfcb

Alguns detalhes bordados ou transparências podem deixar o visual deslumbrante. Capriche no make e cabelo

ee4684565b454c3160bb9ceb5524b590 a4a3eea6c0505269df53a77ff9ef6eec

A moda é cada vez mais democrática: tanto grávidas como gordinhas podem ficar maravilhosas em seus vestidos de festa. A dica é encontrar o modelo mais adequado ao seu corpo

  6a8a765f9d5197a1a9d4fe1796841559  38bfbc5243f01978d2a2cee0f9622a08

Modelos com tecidos plissados estão na moda

2adfd93ec8f105e3864812c88781c9dc 19d2501721a08537974e5916fec898c8

Vestidos com bordados e transparências

9ad122c30b1189a92d03b7cff60a10c0 14c42507d5c81f7352e1eda975aa2b1d

Toques de brilhos e texturas também estão entre as tendências

56d867c15d60d64cdde00276e0e79c10

Sobreposições de bordados, tules e transparências em resultado muito delicado

73aea7767dbb70ec6d8290f29c354088

Quem é plus size não precisa ficar só no preto, deve explorar outras cores. Prefira tons mais fechados

64bd187a99c67db26981283f06fdca88
Vestido trabalhado em tule

22 dezembro 2014
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Idealizadora do Fashion Bubbles, é também editora chefe do portal que já recebeu mais de 107 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial