Como combinar as cores do Outono/ Inverno com a ajuda do círculo cromático

por Fashion Bubbles
/ 30 março 2016

Como combinar as cores do Outono-Inverno com a ajuda do círculo cromático 44

A Pantone divulgou as 10 cores do Outono-Inverno e, daqui a pouco, todas as lojas estarão cheias de peças com as cores que influenciam a moda, a arquitetura e o design por uma estação inteira!

A lista tem neutros, cores vibrantes e tons terrosos.  Essa matéria é para ajudar quem está pensando em incluir essas cores no guarda-roupas, com várias dicas para ficar antenado com as últimas tendências.

Cores pantone Outono Inverno 2016Saiba mais aqui: Trend Alert – As cores do Outono 2016 da Pantone Cores do Inverno

Anota aí: sempre que a gente compra uma peça nova, precisamos pensar em pelo menos três peças que a gente já tem!

Quando compramos uma peça colorida ou estampada, o desafio aumenta e a gente precisa entender um pouco mais sobre coordenação e harmonização de cores, para não usar aquela blusa linda que tem uma cor vibrante só com preto ou jeans! Em tempos de crise e de consumo consciente, versatilizar as peças e multiplicar o guarda-roupa é a solução!

Quem trabalha com design e moda já conhece e chama o círculo cromático de melhor amigo, mas para quem não conhece, vou fazer uma breve apresentação.

    círculo cromático - Como combinar as cores do Outono-Inverno com a ajuda do círculo cromático
Saiba mais em : Como combinar cores usando o círculo cromático e a importância delas em sua imagem pessoal e profissional

Tradicionalmente ele é representado por um círculo com 12 cores: três primárias, três secundárias (formadas pela mistura das cores primárias) e seis terciárias, criadas pelas misturas das primárias com as secundárias, em tons, intensidades, saturação, temperaturas, luminosidades e outras características diferentes.

Eu que trabalho como consultora de estilo uso o círculo na montagem de looks da cliente e considero muitos desses elementos, mas para quem está começando agora, pode se basear nessas regrinhas:

Círculo combinações - Como combinar as cores do Outono-Inverno com a ajuda do círculo cromático

Veja também: Círculo Cromático na Moda Masculina – Como usá-lo e a importância da combinação de cores

Círculo Cromático na Moda Masculina Como usá lo e a importância da combinação de cores em harmonia

Coordenação Monocromática

É quando a gente utiliza peças na mesma cor em todas as peças ou a mesma cor em diferentes tons, saturações e luminosidade.

Na paleta de cores do Outono-Inverno, a única cor que se repete é o azul, nos tons Airy Blue (azul orquídea) – tom mais leve e suave, e Riverside (azul tormenta) – tom sofisticado e vibrante. É ótimo para quem quer alongar a silhueta!

Saiba como combinar cores, usando o Círculo Cromático e importância delas na sua imagem pessoal e profissionalSaiba como combinar cores, usando o Círculo Cromático e importância delas na sua imagem pessoal e profissional

Monocromática - Como combinar as cores do Outono-Inverno com a ajuda do círculo cromático Look monocromático com Lush Meadow (verde jade) - circulo cromático
O 1º look foi composto com dois tons de azuis que são apostas da Pantone para o Inverno 2016: o Airy Blue (azul orquídea) – tom mais leve e suave, e o Riverside (azul tormenta). No
look, com visual também monocromático, foram usadas todo as  peças na mesma cor- o Lush Meadow, tom de verde inspirado na tonalidade botânica das folhagens, que tem feito o maior sucesso, inclusive nos acessórios.

 LUSH MEADOW O VERDE PANTONE DO INVERNO 2016 LUSH MEADOW - O VERDE PANTONE DO INVERNO 2016

Ao compor os looks monocromáticos você pode usar também os acessórios, no mesmo tom ou em variações desse tom.  Óculos NY Yankess da Lougge e anel da Sabrina Joias  no verde Lush Meadow – Cores do Inverno

Coordenação Análoga

É quando você escolhe uma peça colorida e olha no círculo cromático quais são as suas cores vizinhas, para combinar com outra peça ou com acessórios de forma elegante e harmoniosa – porque contrastam pouco entre si.

Vai comprar uma peça na cor Lush Meadow (verde jade)? Combine com os azuis da paleta (ou com outros tons, de acordo com o contraste que você mais gosta) ou com o Bodacious (violeta). Prefere o tom quente e sensual do Aurora Red (vermelho vivo)? Coordene com o Dusty Cedar (rosa cereja) ou com outros tons de rosa!

Saiba como combinar cores, usando o Círculo Cromático e importância delas na sua imagem pessoal e profissional

análoga 2 (2)Como combinar as cores do Outono-Inverno com a ajuda do círculo cromático análoga - Como combinar as cores do Outono-Inverno com a ajuda do círculo cromático
Looks com cores vizinhas – Cores do Inverno

usando císculo cromático na hora de combinar coresLooks com cores análogas – Imagem via Samia Acras

 

Coordenação Complementar

É a coordenação mais contrastante, porque usa cores de lados opostos do círculo. É uma combinação ousada e muito criativa.

Se você acha o tom picante do Spicy Mustard (amarelo mostarda) maravilindo, pode coordenar com tons de rosa ou com azul. Prefere o Lush Meadow (verde jade)? Combine com o Aurora Red (vermelho vivo) ou com rosas!

Saiba como combinar cores, usando o Círculo Cromático e importância delas na sua imagem pessoal e profissional

Complementares 3 - Como combinar as cores do Outono-Inverno com a ajuda do círculo cromático complementares 2 - Como combinar as cores do Outono-Inverno com a ajuda do círculo cromático
Combinar cores opostas deixa o look mais criativo – Cores do Inverno

Complementares - Como combinar as cores do Outono-Inverno com a ajuda do círculo cromático

A coordenação de cores complementares é a mais contrastante, porque usa cores de lados opostos do círculo

complementares 4 - Como combinar as cores do Outono-Inverno com a ajuda do círculo cromático

Coordenação em Tríade

Acontece quando escolhemos 3 cores que estão equidistantes no circulo cromático. Podemos, no caso dessa paleta, usar o Lush Meadow (verde jade), o Bodacious (violeta) e o Spicy Mustard (amarelo mostarda). Ou o Spicy Mustard (amarelo mostarda) com um tom de azul e o Dusty Cedar (rosa cereja)!

Saiba como combinar cores, usando o Círculo Cromático e importância delas na sua imagem pessoal e profissional

Tríade 2 - Como combinar as cores do Outono-Inverno com a ajuda do círculo cromáticoTríade 3 - Como combinar as cores do Outono-Inverno com a ajuda do círculo cromático

E aí? Vamos deixar o nosso Outono-Inverno mais colorido? Tenho certeza que tem uma combinação que combine com o seu estilo!

Por Priscila Citera

(Priscila Citera é consultora de estilo e Psicóloga e usa seus conhecimentos para unir duas paixões (Moda e Pessoas) e empoderar as mulheres, incentivando o autoconhecimento e falando de como se pode usar a forma como se veste a favor da autoestima!)

Vestindoautoestima@gmail.com

Priscila Citera 1
Gostou? Curta nossa página no Instagram: @fashionbubblesoficial

Salvar

30 março 2016
Fashion Bubbles

Fashion Bubbles