A 39ª Casa de Criadores – evento de lançamento de jovens criadores de moda no cenário fashion brasileiro – acabou de realizar sua edição do Verão 2017 entre os dia 12 e 15 de abril. O evento, realizado nos Estúdios Quanta, em São Paulo, contou com a apresentação de 18 estilistas e um dos destaques desta edição é a participação do grupo Casa Geração Vidigal, primeira escola de moda na favela aberta para todos os jovens cariocas.
Os desfiles foram abertos com a feminina Heloisa Faria, fazendo sua segunda participação no evento, e o encerramento da edição fica por conta da estilista Fábia Bercsek, que retornou às passarelas no ano passado. Já a Casa Geração Vidigal, aberta em 2013, é um projeto da associação brasileira ModaFusion, criado por Nadine Gonzalez e Andrea Fasanello, e traz sete coleções de seus alunos.
Mostraram também seu Verão 2017, Marcello Martins, que desfilou o Beachwear de sua marca MRTNS, o contemporâneo Rober Dognani, Diego Fávaro, Felipe Fanaia, Rafael Caetano, Också, Weider Silveiro, Igor Dadona, Ale Brito, Fernando Cozendey, Karin Feller e o gaúcho Leandro Benites, com sua marca Ben. E no dia 14/04, o Projeto Lab – iniciativa reconhecida pelo foco em novos designers – traz o desfile das coleções de Ellias Kaleb, Gabrielab e Isaac Silva.
Esta edição contou com a participação e estreia do catarinense Lui Iarocheski, que vem chamando atenção da crítica de moda por já ter desfilado sua primeira coleção na Semana de Moda de Vancouver e vencido prêmio por voto popular em Viena, e da Gabriela Braga, com sua marca Gabrielab, que integra o Line-up do evento depois de vencer a última edição do projeto BtoBe.
A edição é apresentada pelo Grupo Lunelli e tem o patrocínio do e-commerce Passarela. A estreia no evento é do catarinense Lui Iarocheski e sua conceitual aproximação do design e da vencedora da última edição do projeto BtoBe, Gabriela Braga, que agora integra o line-up com sua marca Gabrielab, apostando na malharia reta com muita cor.
Heloisa Faria
Heloisa Faria (@heloisafariaoficial) apresentou em suas propostas para o Verão 2017 vestidos delicados com alegres estampas florais e toques de transparência e assimetria, tudo com muita fluidez. Em alguns momentos ela trouxe uma proposta mais clean contrastando com o calor de suas estampas. Sobreposições e o colete em alfaiataria foram alguns dos destaques.
Estampas alegres que trazem em seu espírito o calor do verão. Assimetria e tons terrosos foram explorados
Nos looks masculinos Heloisa trouxe para as passarelas a referência do agênero, tendência que está entre as mais fortes para as próximas estações, explorando os mesmos elementos do feminino, como a transparência e fluidez
Em alguns momentos uma coleção que exala calor, em outros uma delicadeza clean e fluída, nos dos casos os tons terrosos foram usados com maestria
Sobreposições em peças leves com a cara do verão. Destaque também para os acessórios!
Karin Feller
No verão 2017 a feminilidade é tendência, pelo menos nos desfiles apresentados na Casa dos Criadores, esta característica esteve entre as mais marcantes, tanto no feminino, como no masculino.
Karin Feller (@karinfeller_) trouxe para seu verão uma explosão de estampas femininas, muito delicadas e perfeitamente harmonizadas em looks com uma certa pegada retrô, mas sem perder o tom da mulher contemporânea que vem cheia de poder, porem sem precisar abrir mão da sua feminilidade.
Cintura alta, vestidos leves e fluídos com cintura marcada, mix de estampas e pantacourt foram destaque na coleção de Karin Feller para o verão 2017.
Looks com pegada retrô dividiam espaços com looks contemporâneos como este (imagem do meio) em que Karin faz mix de estampas e finaliza com a super fashion calça pantacourt
Uma explosão de estampas marcou o Verão 2017
Vestidos leves, fluidos e acinturados troxeram uma mulher feminina, mas que é dona de si para as passarelas
Marcello Martins
Marcello Martins (), que desfilou o Beachwear de sua marca MRTNS, apresentou uma coleção exuberante com destaque para estampas de folhagens e animal print.
Tons de verde, maiôs detalhes vazados e a silhueta engana mamãe brilharam na passarela.
Macacão e exuberância para o verão 2017
Folhagens e animal print no Beachwear de Marcello Martins
Gabriela Braga
A nova estilista Gabriela Braga (@gabrie.lab) apresentou toda a coleção em malha retitínea e cores fortes. As silhuetas vem alongadas, com estampas geométricas e moletom amarrado na cintura. Gabriela vem chamando atenção e além de pontos de venda espalhados pelo Brasil, as peças mais desejadas da designer podem ser encontradas no Japão, China e Itália.
A coleção em malha retitínea aposta em cores fortes, silhuetas alongadas e estampas geométricas
Fernando Cozendey
Já o Fernando Cozendey (@fernandocozendey) apostou no tropicalismo, com estampas divertidas e literais, franjas trouxeram movimento a coleção que veio cheia de bom humor!
Já conhece nosso Instagram? Siga nossa página: @fashionbubblesoficial e @denisepitta
Ocksa
Ocksa (@ocksaofficial) aprensentou coleção minimalista com toques de transparência para uma mulher contemporânea.
Casa Geração Vidigal
Criado em 2013, a Casa Geração Vidigal (@casageracao) é um laboratório de criação da associação ModaFusion, que forma profissionais de diferentes perfis para suprir às necessidades do mercado de moda atual. Nossa missão é identificar, capacitar e promover e novos talentos cariocas.
Para o desfile na Casa dos Criadores traz influência do universo do esporte apostando em golas rolês e tops croppeds. Tecidos fluidos com detalhes vazados também foram explorados.
Para o desfile na Casa dos Criadores traz influência do universo do esporte apostando em golas rolês e tops croppeds. Tecidos fluidos com detalhes vazados também foram explorados
Isaac Silva
Isaac Silva (@isaac_silva_silva_) também apostou nas estampas e universo esportivo, mas ganhou elogios ao aderir a tendência das mulheres plus size e mulheres com medidas em padrões normais.
Sobre os apoiadores
Sobre o Grupo Lunelli
O Grupo Lunelli, nascido da fusão das empresas Lunender e Lunelli, atua no mercado têxtil desde 1981 e é fruto da vontade de abastecer o mercado com produtos de qualidade. Com fábricas situadas entre Santa Catarina, São Paulo e Ceará, possui um dos parques fabris mais modernos da América Latina, com 119.000 m2 de área total. A alta capacidade produtiva, aliada aos 4.000 colaboradores, caracterizou o Grupo Lunelli como o um dos maiores complexos industriais de Santa Catarina, além da segunda maior estamparia localizada do Brasil. O Grupo Lunelli é detentor das marcas Lez a Lez, Lunender, Alakazoo, Hangar 33 e Lunelli, abrangendo os segmentos infantil, masculino, feminino e malha em rolo e, neste ano, completa 35 anos no mercado.
Sobre Passarela
Sempre com o objetivo de fazer da moda um estilo de vida ao alcance dos consumidores, a PASSARELA começou sua historia em 1981 quando abriu sua primeira loja física. Desde então, a marca não parou de crescer e hoje conta com mais de 40 pontos de venda espalhados por todo o Brasil. Há dez anos, a fast fashion expandiu suas possibilidades de comercializar os produtos e inaugurou o e-commerce, atualmente um dos maiores do país. Com roupas femininas, masculinas, infantis e esportivas, a fast fashion apresenta moda acessível com produtos diferenciados que atendem a diversos gostos e estilos. Entre suas marcas próprias estão Lara, Brenda Lee, Bruna Rocha, Desmond, Metropolitan, Urbano, Uniko, Larinha, Garotas Brilhantes, Belinha Infantil, Metropolitan Kids e Ayra. Em 2016, tornou-se ainda a primeira loja virtual a oferecer o conceito high low – graças à parceria com o e-commerce de moda premium e-Closet. Com a parceria, a Passarela passa a vender marcas como Cris Barros, Paula Raia, Adriana Degreas, Tryia, Carol Bassi, Talie NK, A.Niemeyer, Tigresse, Guiliana Romano entre outras.
Fotos: Marcelo Soubhia/ FOTOSITE
Por Denise Pitta
Gostou? Siga nosso Instagram: @fashionbubblesoficial e @denisepitta.