Cabelo fino para muitos é uma verdadeira maldição: é difícil de pentear, não tem volume, fica sujo e emaranhado rapidamente. Cabeleireiros experientes dizem que cabelos finos são fáceis de cuidar e, se bem penteados são destaque no visual.
Mas cuidado! Os cabelos finos merecem preparos diferentes para permanecerem saudáveis.
Cabelos finos: principais erros
1 – Pessoas com cabelos finos não podem usar corte em camadas? Mito!
Acredita-se que se você cortar o cabelo em camadas, ele ficará mais fino do que nunca. Mas, na verdade, as camadas podem funcionar muito bem em cabelos finos .
As camadas podem tirar um pouco do peso e permitir que parte do cabelo se solte e fique mais volumoso. Então o corte em camada é uma boa ideia.
2 – Os cabelos finos precisam ser sedosos? Mito!
Para obter mais espessura e volume, você deve sacrificar a sedosidade. Condicionadores, óleos e outros produtos desenvolvidos para suavizar os cabelos deixarão os cabelos finos fracos e lentos.
A indústria da beleza espalhou o mito de que seu objetivo são cabelos macios e sedosos. Mas se o seu cabelo é naturalmente macio, você não deve aumentar este efeito. Pelo contrário, para ter uma boa aparência, têm de ser mais resistentes.
- Confira também: Lavar o cabelo com condicionador: como fazer? Quais são os resultados?
3 – Cabelos finos precisam usar muito condicionador? Mito!
O condicionador dá ao cabelo uma aparência lisa e macia, mas se você tem o cabelo fino recomenda-se ignorá-lo completamente. Se a falta de condicionador deixar seu cabelo muito seco e danificado, aplique um pouco apenas nas pontas.
Usar condicionador demais ou deixá-lo cair no couro cabeludo deixará seu cabelo mais pesado.
4 – Deve-se lavar os cabelos finos poucas vezes? Mito!
Mulheres com cabelos finos percebem que os resultados de seus esforços matinais de lavagem dos cabelos mal sobrevivem até a hora do almoço: seus cabelos parecem oleosos novamente.
Se os óleos naturais ajudam seus cabelos, isso não significa que você não deve lavar o cabelo novamente. E se você quer lavá-lo uma vez ao dia, então lave! Mas não use shampoo todas as vezes.
- Veja também os 5 piores erros no cuidado do cabelo
5 – Deve-se usar muito shampoo nos cabelos finos? Mito!
Só porque você lava o cabelo com mais frequência, não significa que você precise usar mais shampoo todas as vezes.
Os produtos – até mesmo o melhor shampoo para o seu tipo de cabelo pode deixar os fios soltos.
Comece com uma porção e aumente a quantidade se realmente precisar de mais. E não importa o quanto seja necessário, não derrame todo o punhado diretamente na sua cabeça.
Esfregue o máximo possível nas palmas das mãos, depois passe os dedos pelo cabelo como se estivesse esfregando o couro cabeludo. Isso distribuirá o produto de maneira uniforme e moderada pelo cabelo e na pele.
- Descubra porque o pente de madeira é melhor do que de plástico
6 – Não se deve cortar as pontas dos cabelos finos? Mito!
Cabelo fino é mais sujeito a danos do que cabelo grosso. Como as pontas são a parte mais velha do cabelo, são as mais danificadas e vulneráveis. É por isso que o cabelo fino cresce tão mal.
Se o seu cabelo não for muito comprido, peça ao seu cabeleireiro para ajudá-lo a determinar o comprimento máximo em que seu cabelo ficará bem.
-
Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre beleza direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
7 – Não se deve secar o cabelo fino com secador? Mito!
Algumas pessoas argumentam que você deve evitar expor seu cabelo ao calor a todo custo, mas secar o cabelo é fundamental para fazer um cabelo fino parecer mais cheio.
O calor expande a haste do cabelo para o volume, especialmente se você secar o cabelo de baixo para cima e evitar os erros típicos.
Espere o cabelo secar antes de pentear para que o cabelo empurre para cima na raiz. Use uma opção de calor mais baixa para evitar danos e não se esqueça do botão de ar frio.
- Confira também: Tipo de cabelo: como saber o seu tipo para extrair dele o máximo de beleza
Regras gerais
O cuidado com os cabelos finos é delicado. Não vale a pena expor os fios a influências agressivas, isso vai piorar a situação. Existem regras simples, mas muito importantes.
- Use shampoos delicados com um efeito de volume extra.
- Evite produtos 2 em 1. Esses produtos não ajudam a cuidar do cabelo, apenas o tornam mais pesado.
- Use bálsamos e condicionadores nutritivos. É um componente de um cuidado integral para cabelos ralos.
- Prepare ou compre máscaras com aminoácidos e várias substâncias biologicamente ativas.
- Enriqueça sua dieta com zinco e tirosina. No primeiro caso, é frutos do mar, farelo, pão preto, no segundo – nozes, bananas, sementes de girassol.
- Lave e seque seus cabelos adequadamente.
- Cabelo fino não perdoa erros, e isso vale até para pentear. Use um pente de madeira com dentes largos ou uma escova de cerdas naturais. Não faça movimentos bruscos ou dilacerantes. Pentes de metal ou plástico não podem ser usados, pois podem danificar a estrutura do cabelo.
Veja também: Cabelos oleosos: passo a passo de como cuidar
Dicas para adicionar volume
Existem algumas regras e orientações simples que podem ser seguidas para melhorar a aparência e a condição de cabelos problemáticos. Então, o que você precisa fazer com seu cabelo para melhorar sua aparência e adicionar volume:
- Determine se seu couro cabeludo está seco, oleoso ou normal. A seleção de cuidados cosméticos para fios deve ser baseada nisso. Por exemplo, se você tem couro cabeludo oleoso, escolha um tratamento para cabelos finos ou oleosos. Se você cometer um erro nesta fase, corre o risco de não limpar corretamente o cabelo sujo ou, inversamente, desidratar ainda mais o couro cabeludo seco.
- Cosméticos especiais: condicionadores e bálsamos são perfeito para cabelos finos. A vantagem é que trabalham da forma mais delicada possível, sem agredir o cabelo. Bálsamo ou condicionador deve ser aplicado no comprimento do cabelo, afastando-se alguns centímetros da raiz;
- Secagem correta com toalha: Se você tem cabelo fino, não faça movimentos bruscos ou ásperos. Ideal: seque suavemente os fios e remova o excesso de água para evitar danos. É melhor secar o cabelo com uma toalha especial de microfibra. Depois disso, os cabelos ficam muito mais fáceis de secar com o secador.
Todos esses itens essenciais não devem ser ignorados ou colocados de lado. Caso contrário, toda a estratégia de cuidado adequado irá por água abaixo.