Após uma entrada marcada por um climão, carão e choro, Fred Nicácio finalmente conseguiu desabafar sobre o que aconteceu no BBB 23.
O médico relembrou o episódio onde Gustavo, Key e Cristian criticaram suas orações dentro da casa, por ser de origem africana.
O clima ficou mais tenso ainda e o brother afirmou que o jurídico dele entrará em contato com os três acusados de racismo religioso.
Vem saber mais sobre o discurso de Fred.
Enquete BBB 24 Grande Final – quem você quer que vença: Davi, Isabelle ou Matteus?
- Veja também – Madrugada BBB 23 tem “fora” de Gustavo em Key, Nicácio afastado e Alface batendo boca
Fred solta o verbo para Key, Gustavo e Cristian
Como prometido, Fred conseguiu falar com as pessoas envolvidas em um dos casos deploráveis no programa: o episódio de racismo religioso.
O fato aconteceu quando todos ainda estavam na mansão do BBB e Cristian viu Fred rezar perto da cama de Gustavo e Key. A jogadora chegou a citar que apertaria o botão de desistência, enquanto Cristian disse que ficou com muito medo.
Depois do ocorrido, no Domingão com Huck, Gustavo e Cristian chegaram a dizer que o que aconteceu foi um mal-entendido. E agora, na Casa do Reencontro, Fred tocou no assunto novamente. Dessa vez com a presença de Key.
“Coisas do jogo acontecem, a gente consegue identificar o que é jogo e o que não é. Todo mundo erra, todo mundo acerta, ninguém é perfeito. Tem coisas que devem ficar no jogo. Traição, mentira, enganação, faz parte do jogo. Isso são decepções que ficam no jogo. São articulações do jogo e cada um faz o que deve fazer”- iniciou Fred.
Na sequência o médico subiu o tom:
“Tem coisas que não dá pra ficar no jogo. Racismo não tem como ficar no jogo. Infelizmente, racismo mata. Não é como decepção. Racismo mata pessoas todos os dias, me mata desde que eu nasci. Eu tenho um alvo nas minhas costas desde que nasci apenas por ser preto.
Quando vocês falam e fazem aquelas coisas que eu vi depois, aquilo me engatilhou demais. Quando vocês três – Gustavo, Key e Cristian – praticam racismo religioso comigo, eu descubro isso lá fora, e isso me deixou muito engatilhado. (…) Racismo, para além de não ter nada a ver com jogo, é crime. O que vocês fizeram é criminoso. Racismo religioso é uma coisa muito séria” – seguiu Fred Nicácio.
- E mais – Quem é Fred do BBB 23, time Camarote? Tudo sobre o participante confirmado
“Não foi um mal-entendido”
De maneira idêntica, Fred afirmou que tanto Key, Gustavo e Cristian nunca vão sentir na pele o que é um olhar atravessado ou a dor da indiferença pela cor deles.
“Vocês disseram que foi um mal-entendido, mas não foi um mal-entendido. Nessas de mal-entendido nós temos 500 anos de preconceito racial no Brasil, e 500 anos de pessoas como eu, Tina e Paula sofrendo. O que vocês fizeram aniquila pessoas. Anula oportunidades.
(…) Vocês nunca vão saber o que é ter um olhar atravessado pra vocês por causa da sua cor. (…) Fiquei muito adoecido com o que vocês fizeram comigo. Não tenho raiva, não é rancor, não é mágoa. É dor. Vocês me causaram dor. O que vocês fizeram foi crime, e meu jurídico vai acionar vocês lá fora. Vocês vão ter que responder judicialmente por isso“.
Como resultado, Cristian, Key e Gustavo tentaram pedir desculpa novamente.
“Queria te pedir nem desculpas, é perdão. Quando eu falei que tu tava fazendo suas coisas, é que eu não sabia que o que você leva na mão é um terço, não sabia explicar o que era. Nunca achei que você estivesse fazendo coisas ruins pra mim.
A minha ignorância acabou me dando medo dessa situação. Acho justo você levar pro seu jurídico, enfim. Mas o que eu queria falar com você é: perdão pelas minhas falas, porque realmente vi que é uma coisa errada” – disse Cristian.
Key nega que tenha praticado racismo no BBB 23
De maneira idêntica a Cristian, Gustavo Cowboy também pediu desculpas à Fred.
“Também quero pedir perdão, pelo jeito que a informação chegou até mim. Acho que qualquer pessoa que ouvisse que tinha alguém parado na sua cama iria ficar com medo.
Você tem direito de levar adiante se você achar que tá certo isso, mas queria pedir perdão de coração pelo que aconteceu lá dentro. Foi ignorância minha de não saber todas as religiões”- disse Gustavo.
Key, todavia, pediu desculpas mas negou que tenha praticado racismo com Fred Nicácio.
“Entendo, te peço muitas desculpas mesmo. O que a gente fez foi erradíssimo. Te peço perdão real de tudo que aconteceu. Mas, racismo a gente não praticou. Porque poderia ser qualquer outra pessoa. Não é porque você é negro, não é nada disso.
As coisas tão indo pra outro rumo. Você pode falar que a gente foi intolerante, de que a gente falou da religião, ok. Isso a gente tá pedindo desculpa. Sempre vi isso como uma coisa errada. Eu vim de uma criação errada que isso era errado. Mas falar que a gente é racista é outro nível. Porque poderia ser qualquer outra pessoa. Porque não é porque você é negro. Minha família é negra”– discursou Key.
Foi nesse momento, que Tina entrou na conversa e rebateu a fala de Key.
“Esse é o primeiro discurso de toda e qualquer pessoa racista”- afirmou a modelo.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha🌟 lá no News!
Por fim, veja um trecho do discurso de Fred: