Enquanto a Record TV esquenta os tamborins para a estreia de A Fazenda, a Globo já quer causar polêmica desde já com o BBB 24 (que nem foi para o forno ainda). A notícia que está dando o que falar é o novo sistema de voto para o maior reality show do Brasil.
Segundo imagens captadas em um encontro com líderes do grupo Globo, um slide surge ao fundo com os seguintes dizeres: “votação aberta” + “voto único por CPF”. Dessa forma, essa seria uma das maiores mudanças no sistema de votação do Big Brother Brasil, nos últimos anos. Vem saber mais sobre esse bafafá.
- Veja também – A Fazenda 15 exibe novidades da nova casa e diretor “entrega” nome de participante: “Vai entrar”
BBB 24 e sistema de votos por CPF
Em 29 de janeiro de 2002 estreou na TV Globo o Big Brother Brasil. De fato, a estreia não foi tão badalada pois, poucas semanas antes, (16 de dezembro de 2001) Silvio Santos havia encerrado o primeiro Casa dos Artistas.
Dessa forma, além de não ser uma grande novidade, o público não achou tão interessante (a princípio) a ideia de confinar anônimos, ao invés de gente conhecida. Aliás a Casa dos Artistas tinha um sistema de votação e eliminação bem inusitada. Por lá, os dois artistas mais votados entre os participantes, iam para a berlinda e Silvio Santos recebia 10 ligações dos telespectadores que dizia, ao vivo, quem eles queriam que deixasse a casa. O mais votado saia.
Na primeira edição do BBB, o público só podia votar para eliminar os emparedados por telefone. Inclusive, os números eram sempre os mesmos: 0800-708-8011 para eliminar um participante e 0800-708-8012 para eliminar o outro.
Nos anos seguintes, a Globo ampliou o sistemas de voto. Além do telefone, as pessoas também podiam votar por SMS e também pela internet. Contudo, a internet não era tão popular como hoje. Tais variações só terminaram em 2018, quando a Globo decidiu restringir todos os votos somente na plataforma do GShow.
#actampads1#Nesse tempo, a internet ficou tão popular como as redes sociais. E em 2020, 2021 o BBB renasceu após mudanças, como misturar famosos com anônimos, “aprimorar” dinâmicas como, Xepa, Castigo do Monstro, Estalecas e Festas do Líder. Ademais, com a pandemia a maioria do público decidiu acompanhar o BBB.
Relacionadas
Quem ganhou o Estrela da Casa? Campeão abre o coração e relembra tragédia no aniversário
Porcentagem Final Estrela da Casa: parcial das enquetes aponta quem ganha o reality
Votação Estrela da Casa Final: resultado revela que favorito tem alta porcentagem para vencer o reality. Saiba quem é
Relacionadas
Maior votação do BBB
Prova de todo esse “boom” de sucesso foi o dia 31 de março de 2020. O paredão formado por Manu Gavassi, Felipe Prior e Mari Gonzalez entrou para o Guinness World Records como a maior votação de um programa de tv do mundo.
No total foram 1,53 bilhão de votos. Como resultado, Prior foi eliminado com 56,73% dos votos. Manu recebeu 42,51% e Mari, que também estava na berlinda com os dois por indicação da casa, teve apenas 0,76%.
Contudo, a votação rivalizou torcidas e promoveu grandes mutirões (inclusive impulsionado por famosos como Neymar e Bruna Marquezine). O grande problema é que o público do BBB, com o passar do tempo ficou apagado com tais torcidas organizadas. Ademais, vira e mexe, sempre surge nas redes imagens de várias máquinas/robôs votando em determinado participante.
E para piorar, nem sempre a maior torcida organizada torce para um jogador “querido” pelo público geral. Dessa forma, a Globo ficou presa no sistema que ela mesmo promoveu. E para resgatar o público de TV (não da internet) o canal estuda permitir apenas um voto por pessoa.
Dessa forma, aquele que quiser participar da eliminação do paredão, terá que entrar no GShow, digitar seu CPF e dar seu voto. Uma única vez. Resta saber se com a onda de vazamento de dados de grandes empresas, o público vai aderir inserir o CPF para votar em reality show.
A Globo ainda não bateu o martelo sobre a exigência do CPF para o votante do BBB. Pode ser que o sistema seja testado e dado como opção aos telespectadores. O BBB 24 tem previsão de estreia para a segunda quinzena de janeiro.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha🌟 lá no News!
Por fim, veja o que Chico Barney achou dessa ideia da Globo: