Aproveite as vantagens do inverno para fazer sua cirurgia plástica

por Fashion Bubbles
/ 08 junho 2011 / 2comentarios

Os dias mais frios já chegaram. Cenário ideal para realizar uma cirurgia plástica, certo? Em parte, sim. O movimento intenso nos consultórios médicos, durante o Outono e o Inverno, comprova que os pacientes optam por essa época para renovar o visual. E essa iniciativa parte também de alguns cirurgiões, que orientam a realização de um procedimento cirúrgico durante os meses mais frios. E quais seriam os benefícios então?

Exposição solar, uma grande inimiga

As cirurgias plásticas exigem um cuidado criterioso no pós-operatório: evitar a exposição solar. O risco dessa exposição prejudica o processo de cicatrização, podendo provocar manchas na pele e cicatrizes escurecidas as manchas roxas podem se perpetuar na coloração marrom, uma vez expostas à radiação solar, devido a um pigmento do próprio sangue extravasado na região operada. “Esse pigmento, por ser rico em ferro, apresenta a cor ferruginosa, caso haja a precipitação na pele por ação do sol”, ressalta o especialista.

Diante disso, uma cicatriz recente exposta ao sol pode acabar com o resultado de uma cirurgia plástica, tornando-se escura. Isso ocorre porque o corte realizado na pele provoca uma reação do organismo, que libera melanócitos, deixando a região naturalmente escura. A ação solar nessa área potencializa essa reação, aumentando as chances do aparecimento desse efeito inestético.

Assim, a necessidade de manter distância do sol é o primeiro ponto a favor de realizar uma cirurgia plástica no Inverno. Nesse período, como os raios solares são tímidos, é mais fácil seguir as orientações médicas e evitar os banhos de sol, que são tão freqüentes na Primavera e no Verão. “É importante lembrar que a exposição solar ocorre independente das vestimentas ou de proteções popularmente usadas, como o guarda-sol e até a sombrinha. Essas proteções apenas aliviam a sensação térmica, porém permitem que os raios solares desencadeiem todo esse processo tão temido”,

Sentir-se bem

Outro ponto que favorece a realização de uma cirurgia plástica no Inverno é o calor intenso das estações quentes. No Verão, por exemplo, algumas pessoas retêm mais líquidos, levando a um inchaço natural do corpo. Com isso, a combinação “calor e cirurgia plástica” pode levar a um edema (inchaço) – comum no pós-operatório de qualquer cirurgia – mais acentuado, causando incômodo para o paciente.

O tempo frio ainda torna o uso de malhas cirúrgicas – necessárias após alguns procedimentos (como lipoaspiração ou abdominoplastia) – mais tolerável. Além de esquentarem o corpo da paciente, o que seria desconfortável em meses de calor, as malhas ou outros curativos são facilmente escondidos por roupas mais largas no Inverno.

Tempo de férias

Além dos fatores acima expostos, o Inverno ainda coincide, para grande parte das pessoas, com o período de férias. Para quem é mãe, por exemplo, o mês de férias escolares dos filhos pode ser um bom pretexto para pensar em cuidar das formas, visto que a mamãe pode programar uma viagem para as crianças, enquanto ela passa pelo período de recuperação.

Fontes:  Doutor Alieksiéi Carrijo da Plástica BR .

Foto de abertuta: Dramanasuecia

 

08 junho 2011
Fashion Bubbles

Fashion Bubbles