12º Inspiramais apresentará projetos de inovação, design, negócios e moda para toda a cadeia têxtil, calçadista, de acessórios e afins – 08 e 09/07/ SP

por Denise Pitta
/ 30 junho 2015

Inspiração acessórios inspira mais

O Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais –  chega à sua 12ª edição levando as principais inspirações da próxima temporada para a cadeia produtiva da moda brasileira. Trata-se do momento em que a indústria entrará em contato com os conceitos e os materiais desenvolvidos para a estação, incluindo as novidades em tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens que estarão disponíveis no próximo inverno.

Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), pelo Footwear Components by Brasil e pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), o Inspiramais Inverno 2016 ocorrerá nos dias 08 e 09 de julho das 09 às 19 horas, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca – 5º andar (Rua Frei Caneca, 569, São Paulo).

Quinze projetos integram a programação do Salão, entre eles o Inovamais, que aposta em mais interação com o público com o conceito com a Arena da Inovação, espaço aberto e participativo para a realização de seminários com o tema “Calçados Esportivos”, bem como demonstrações das soluções inovadoras das empresas de insumos. Outro destaque é o Preview do Couro, que antecipa as novidades em couro para o Verão 2017.

0verão 2016-2017Inspiração em estampas para o Verão 2017

Os visitantes poderão também conhecer o resultado final do intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento do Fórum de Inspirações Inverno 2016, orientado para a produção de uma moda com design e identidade brasileiros. A pesquisa, que foi elaborada ao longo de seis meses, foi disseminada por todas as regiões do Brasil por meio dos fóruns, passando por 28 polos produtivos de calçados e confecções e por um polo varejista.

Além da exposição de materiais – voltada a empresários, designers e demais profissionais da cadeia produtiva da moda – o Inspiramais reúne uma série de projetos que auxiliam diretamente na consolidação de um design originalmente brasileiro. Para conhecer mais sobre o Salão e realizar sua inscrição entre no site www.inspiramais.com.br. Conheça todos os projetos:

estampas verão 2016-2017 verão 2016 - 2017 estampas
Inspiração em estampas para o Verão 2017

+ ESTAMPA – Antecipando o Verão 2017, tem a consultoria de Lucius Vilar e a apresentação de estampas desenvolvidas pelos designers do Movimento Hotspot (MHS) Marina Rebouças, Bruna “Brads” e Renato de Melo Medeiros. Além deles, participaram  as empresas do segmento de confecção; DB Raibow, de Americana/SP; Capim Puro, de São Paulo/SP; e Aurora Studio. O + Estampa pretende desenvolver e criar estampas inovadoras, propondo a incorporação da originalidade brasileira como forma de reduzir a cultura da cópia e também da compra de estampas internacionais por parte de empresas do setor de confecções.

ECODESIGN – Desde de 2014, Isabela Capeto está envolvida com o Projeto Ecodesign, que consiste na consultoria para o desenvolvimento de produtos em couro a partir de práticas que tenham pouco impacto ambiental, utilizando solventes a base de água, produtos chrome free e tanantes vegetais para o desenvolvimento de bolsas, calçados e acessórios, como porta ipads, carteiras e pochetes – apresentados nesta edição do Inspiramais.  A designer visitou várias fábricas no Rio Grande do Sul, acompanhando passo a passo cada etapa desta consultoria. Os produtos são de couro exótico ou vacum, desenvolvidos a partir de taninos e garantindo maior aproveitamento das matérias primas e serão apresentados em exposição durante o Inspiramais.

inspira mais inverno 2016 e verão 2017

Projeto Comprador – Receberá fabricantes de calçados dos Estados Unidos, México, Equador, Colômbia, Peru –  como os mexicanos da Famme del Bajio; os equatorianos da Dingroup Cia Ltda e os colombianos da ACICAM – interessados em adquirir matérias primas brasileiras para o desenvolvimento de seus produtos.

Rodadas de Negócios e Missões Empresariais – Caravanas de fabricantes de calçados dos polos de Nova Serrana (MG), Birigui (SP) e Franca (SP) virão para o Inspiramais. Essa iniciativa tem o objetivo de promover a integração da cadeia produtiva de moda, em dois importantes elos: fornecedores e fabricantes, ampliando aos empresários a oportunidade de conhecer os lançamentos em materiais, além da abertura de futuros e promissores negócios.

Projeto Imagem – Jornalistas e formadores de opinião dos veículos de Londres, da Itália e da Colômbia virão ao Brasil conferir de perto todo o processo de produção de moda brasileira, assim como nossa qualidade e design de produtos, acompanhando todas as atividades do Inspiramais.

inspira mais walter rodrigues

REFERÊNCIAS BRASILEIRAS – A 8ª edição do Projeto Referências Brasileiras segue alinhada às diretrizes do Preview do Couro, e para o Verão 2017 busca símbolos na cultura brasileira que tratem do minimalismo e do abstracionismo expressionista. Para referenciar o minimalismo, o estilista responsável pelo projeto, Jefferson de Assis, buscou no pensamento estético denominado “Escola Paulista de Arquitetura”, tendo a cidade de São Paulo como campo de pesquisa. No stand do projeto serão apresentados um total de dez protótipos, dentre eles, calçados, bolsas, acessórios e nessa edição teremos uma categoria de protótipo inédita, a de móveis. A execução desses protótipos foi possível através da parceria com empresas fabricantes de materiais e de produtos acabados que acreditaram e apostaram no Referências Brasileiras, são elas: Affare Laser, Barth, Couroquimica, Creatto, G5 Design, LLV Metais, Lótus, Solus Mk Química, Studio Coralli e West Coast.

PREVIEW DO COURO – O Preview do Couro Verão 2017 traz o despertar de uma nova estação, onde estimular desejos e originar vontades se torna imprescindível para o sucesso de produtos. As peles de peixe, principalmente tilápia, ganham recortes e montagens com formas que se repetem, como armaduras protetoras. As exóticas cobras python valorizam as cores da cartela, lisas e limpas, ou com efeitos de desenhos abstratos. Efeitos excêntricos, como pintura iridescente sobre pele de mestiço ou perolados metálicos sobre pele de jacaré, compõem o mix de opções para o Verão 2017. A trajetória criativa desse projeto, é conduzida pelos designers Walter Rodrigues e Marnei Carminatti; também contamos com a colaboração do designer Ramon Oliveira Soares, especialista em couros para os desenvolvimentos. Nessa edição, o projeto terá a participação de 17 curtumes: Aguapé – peixe e rã, Aplic Colour, Arte da pele, Baby Leather, Couroquimica, Curtume Andradina, Curtume Horizonte, Curtume Rusan, Curtume Santa Croce, Natur, FAF Couros, Fuga Couros , O.C.M. Couros, Rhoma e Fourier, Romeu Couros, Soubach e Tre Anytry.

ispira mais referencias de materiais

MIX BY BRASILMix By Brasil – Sob a consultoria técnica de Jefferson de Assis, o projeto resgata o artesanato brasileiro, valoriza a mão de obra e as habilidades individuais, além de incentivar o uso de técnicas que unem artesanato e design, como forma de diminuir o impacto ambiental e social. Antes do evento, os artesãos de quatro comunidades participantes recebem uma consultoria, viabilizada pela Assintecal, de forma a auxiliar na criação e desenvolvimento de dez componentes em cada comunidade, que são expostos no Inspiramais. Comunidades participantes: Cooperativa Artisans Brasil (Maringá); Grupo Canoa (Canoas);  Artesão José Guimarães de Souza (Cabaceiras) e Artesão Manoel Carlos do Castro (Cabaceiras).

Inspira mais materiais e inspiração Inspiração acessórios inverno 2016

FORUM DE INSPIRAÇÕES – Inverno 2016 – Desde abril o Fórum de Inspirações já passou por 29 importantes polos de moda e é no Inspiramais que ele desembarca e apresenta as inspirações para o Inverno 2016 por meio da palestra de Walter Rodrigues e exposição de matérias primas. A finalidade do projeto é promover o desenvolvimento de materiais inovadores, que tenham a capacidade de transmitir valores essenciais e verdadeiros ao consumidor, algo fundamental para que as empresas obtenham sucesso.  O projeto conta com uma equipe de profissionais amplamente capacitados em suas áreas de atuação, que realizam consultorias com a finalidade de orientar as empresas participantes do projeto para o desenvolvimento de produtos que contenham elementos únicos e ao mesmo tempo globais, tornando-as mais competitivas no mercado.

Inspiração acessórios inspira mais

 

TOP 20 – Por meio de votação aberta no primeiro dia do Inspiramais, o público visitante poderá votar nos melhores e mais inovadores produtos e empresas expostos no Fórum de Inspirações.

Oficina de Criação – Um dos projetos mais antigos e aclamados do Inspiramais, tem a consultoria de Marnei Carminatti e recebe visitantes interessados em aplicar na práticas todas as inspirações recebidas no evento.

Saberes Manuais – Foi em janeiro deste ano que o projeto Saberes Manuais estreou no Inspiramais, com a  curadoria da designer Flávia Vanelli, sócia na empresa RATOROI de Santa Catarina. Nesta segunda participação, o Saberes Manuais pretende reunir criatividade, vocações regionais, pesquisas tecnológicas e o reaproveitamento para busca coletiva de um design que articule propósitos pautados pela sustentabilidade, levando-os ao caminho do “novo luxo”. Nessa edição o projeto – que conta com a participação da Comunidade Indígena Guarani Carijós de Barra do Sul, SC; da  Mulheres do Frei – Palhoça, SC e da Fios e Flores de Joinville, SC – dará sequência a busca pela inovação sustentável econômica e social, em um misto entre indústria, artesanato e materiais residuais e naturais diversos, diluindo cada vez mais as fronteiras.

INOVAÇÕES QUÍMICAS PARA COURO – Buscando apresentar um serviço abrangente para o setor de componentes, o projeto enfatiza a funcionalidade de produtos químicos inovadores atualmente disponíveis para o tratamento do couro pela indústria da moda. Traz informativos detalhados sobre os processos pelos quais cada pele passou para atingir determinados efeitos como: cores, texturas, brilho e maciez; a partir do processo de aplicação de produtos de alta tecnologia e com apelo ecológico.

2015-06-30_184213


THE WALK FASHION
– O projeto realizará visitas guiadas com a participação de empresários confeccionistas de Maringá (PR), Colatina (ES), Monte Sião (MG); Jacutinga (MG), São Bernardo do Campo (SP), Vitória (ES) e Florianópolis (SC) que serão orientados pelo Núcleo de Design da Assintecal para o desenvolvimento de suas próximas coleções.

inspira mais evento

MATERIOTECA – Com o objetivo de facilitar a pesquisa das empresas que compõem a cadeia de moda, a Assintecal aposta no projeto Materioteca. Trata-se de um centro físico de pesquisa de materiais inovadores para a fabricação de produtos de moda, que são constantemente renovados e catalogados, de forma a auxiliar designers e pesquisadores na montagem de suas coleções. Além da exposição de produtos o mesmo dispõe de oficinas em design com consultorias gratuitas realizadas periodicamente, que utilizam a metodologia e pesquisa do Fórum de Inspirações como base. Atualmente, além de nove unidades físicas espalhadas pelos principais polos brasileiros de moda, o projeto também disponibiliza seu acervo online na Materioteca Virtual. Durante o Inspiramais, designers e profissionais do setor poderão conferir a seleção de materiais para o Inverno 2016.

Inovamais –  Promover a inovação na indústria de matérias primas com foco para o segmento de artigos esportivos, incentivando o desenvolvimento de produtos de alto desempenho e performance para ampliar a competitividade das empresas brasileiras no mercado interno e externo: esta é a missão do INOVAMAIS, projeto que integra a 12ª edição do Inspiramais.

No dia 08, os visitantes acompanharão uma programação de palestras proferidas por consultores, designers, empresários e pesquisadores do mercado esportivo e calçadista: destaque para Renato Mendes, diretor executivo da NetShoes, que falará sobre seu case de sucesso; Jefferson de Assis, que abordará a inovação do ponto de vista da identidade da marca; Giancarlo Medeiros, especialista que apresentará novidades sobre Co-Design no mercado esportivo; João Pereira Júnior, profissional que falará sobre a velocidade da prototipagem via soluções digitais e Victor Barbieratto, que apresentará estudo sobre as tendências de calçados esportivos e seus desdobramentos no mercado internacional.  Já no dia 09, as Oficinas de Inovação possibilitarão aos visitantes aprender com experiências reais de mercado, como implementar a inovação em seus negócios e  produtos, independentemente do seu tamanho. Confira abaixo a programação completa:

Via Assessoria de Imprensa Assintecal – Inspiramais
[MAC] Maquinário Comunicação

30 junho 2015
Denise Pitta

Denise Pitta

Denise Pitta é digital influencer e empreendedora. Idealizadora do Fashion Bubbles, é também editora chefe do portal que já recebeu mais de 107 milhões de visitas. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial