Tendências de arquitetura 2022: 4 estilos que vão bombar este ano
Versatilidade, privacidade, conexão com a natureza e personalização estão entre as tendências de arquitetura para 2022. Confira fotos e inspire-se!
Com toda a certeza, as pessoas vêm passando mais tempo dentro de casa desde o início da pandemia de covid-19. Assim sendo, buscam cada vez mais conforto, acolhimento e versatilidade para seus lares. Como resultado, as tendências de arquitetura 2022 refletem esses desejos.
De acordo com Catarina Cecchini, líder de desenvolvimento de produtos domésticos da Yuca, proptech referência em soluções descomplicadas de moradia, a decoração terá um papel fundamental. Isso porque ajudará a garantir a produtividade e o descanso nos ambientes.
Em seguida, você confere o que está em alta no mundo da décor e ainda confere fotos de inspiração. Continue lendo!
Qual a tendência de cor de parede para 2022?
De acordo com a Pantone, a cor do ano é o Very Peri, um azul-violeta. Pintar uma parede com o tom deixa a decoração marcante, anima os moradores e inspira sua criatividade.
Além disso, Eclipse é a aposta da Suvinil para 2022. A escolha do verde fresco foi por causa de a tonalidade simbolizar energia, aventura e renascimento.
Enfim, a Coral definiu a Melodia Suave como cor do ano. Trata-se de um azul bem claro que busca trazer a imensidão do céu para dentro das casas.
- Leia ainda mais Azul na decoração: 25 formas de transmitir tranquilidade
O que está em alta na decoração 2022?
Como vimos, a pandemia modificou a maneira como vemos nossos lares. A necessidade de trabalhar em casa e, ao mesmo tempo, ter espaços favoráveis ao lazer, afetou também a forma como decoramos.
Atenta a este novo momento, a Yuca indica as 4 principais tendências de arquitetura e decoração 2022:
- Móveis multifuncionais;
- Mais privacidade;
- Conexão com a natureza;
- Ambientes personalizados.
Logo depois, saiba mais sobre cada uma dessas tendências!
- Além disso, veja Tendência de decoração 2022: 7 propostas para dar conforto ao lar
1. Móveis multifuncionais são tendências de arquitetura
Nos últimos anos, o quarto precisou servir também como escritório. A sala virou área de brincadeiras. Diante da necessidade de atender a diferentes funções, as pessoas começaram a investir mais nas próprias casas. E passaram a se preocupar em fazer escolhas mais inteligentes a fim de otimizar seus espaços.
Móveis modulares, itens garimpados ou usados despontam por causa de sua qualidade e flexibilidade. Assim, vale apostar em elementos multifuncionais como sofás retráteis e escrivaninhas com prateleiras.
Ainda mais, mobília dobrável permite adaptar o ambiente ao papel que ele exerce em cada momento.
Enfim, os pufes do tipo baú são ótimos tanto para ganhar assentos extras, quanto para criar espaço de armazenagem.
- Enquanto isso, siga o Fashion Bubbles no Google News e acompanhe no celular tudo que está em alta no mundo da decoração. Basta clicar aqui e, em seguida, na estrelinha 🌟 lá no News
2. Mais privacidade
O chamado “conceito aberto” vinha crescendo nos últimos anos. No entanto, em 2022, a busca por imóveis com cômodos separados e privativos será maior.
“Agora que o home office ganhou força e é provável que seja incorporado por muitas empresas, acreditamos que será ainda muito forte a tendência de procurar soluções de arquitetura e mobiliário que nos auxiliem nessa transição entre morar, relaxar e trabalhar. Não somente por conta da privacidade e do isolamento acústico, mas também por conta da necessidade de desligamento de uma função para outra”, conta Catarina.
Por isso, o uso de divisórias flexíveis para separar os espaços é uma grande tendência para o próximo ano. Afinal, é uma forma mais versátil de ajudar as pessoas a se desconectar do trabalho e a transitar de um ambiente para outro.
Uma vez que não são instalações definitivas, essas estruturas móveis ainda permitem que o morador mude a disposição de acordo com a necessidade.
- Ao mesmo tempo, leia Parede pintada criativa: 25 fotos + vídeos de como fazer
3. Conexão com a natureza
Após quase dois anos dentro de casa, as pessoas começaram a valorizar mais os espaços externos e as varandas. Isso porque, para muitos, essa era a única forma de ter contato com a natureza. Assim, as plantas surgem como uma alternativa para trazer a natureza para dentro de casa.
Nesse sentido, as tendências de arquitetura incluem materiais e cores naturais – como madeira, tecidos e fibras naturais, cores como bege, areia e tons terrosos-, texturas e formas orgânicas. Tudo com o propósito de fortalecer a conexão dos lares com o meio ambiente.
“A combinação das plantas com os materiais naturais representa esse contato com a natureza e nos ajuda a recarregar as energias”, explica Catarina.
- Saiba ainda mais Jardim suspenso: como fazer, qual planta colocar e como cuidar
4. Personalidade está entre as tendências de arquitetura
Outra tendência para 2022 é trazer cada vez mais a personalidade para dentro de casa. As pessoas estão em busca de ambientes mais acolhedores, vivos e que passem, de fato, uma mensagem.
Misturar diferentes estilos de decoração e incluir suas cores favoritas nos detalhes são maneiras de imprimir o jeito de ser do morador ao ambiente. Aposte também em estampas e formas variadas!
Apesar de tudo, o minimalismo ainda deve permear os projetos no ano que vem. Trata-se de uma tendência que traz o conceito de poucos itens decorativos nos imóveis. Assim, utilizam-se apenas peças objetivas e necessárias. Então, vale a pena brincar com os elementos, sem exagerar nas variações.
- Ademais, veja Espelho na Sala: Descubra como usar na decoração
Conclusão
As necessidades das pessoas mudam ao longo do tempo, e isso se reflete em suas moradias. Por isso, de acordo com a Yuca, as tendências de arquitetura e decoração 2022 incluem versatilidade, privacidade, conexão com a natureza e personalização.
Quer saber tudo que está em alta? Então, acompanhe nosso canal de Decoração. Lá tem inspirações de cores, móveis, itens decorativos, jardins e muito mais!
Sobre a Yuca
Proptech referência em experiências descomplicadas de moradia, a Yuca nasceu para revolucionar o mercado imobiliário dos grandes centros urbanos ao democratizar o acesso ao lar de qualidade.
Com mais de 500 quartos e prédios inteiros sob gestão, a empresa oferece quartos individuais e compartilhados nos principais bairros de São Paulo, como Pinheiros, Bela Vista, Brooklin, Jardins, entre outros.
A solução da proptech envolve reforma, mobília e decoração nos apartamentos para um inquilino que terá as contas em um único boleto e desburocratização dos processos.
- Por fim, não deixe de conferir Medicina do Ambiente: arquiteta explica o que é e como funciona