Sobrado pequeno: casa de 110m² tem cômodos integrados e área de lazer
Mesmo em um terreno de 4×7,7m o arquiteto Cezar Scarpato criou um sobrado pequeno com home office, jardim vertical e spa na cobertura
Quem tem um terreno estreito muitas vezes acha que terá um sobrado pequeno e sem graça. Porém, para provar que esta teoria está errada, o arquiteto e paisagista Cezar Scarpato transformou um terreno de apenas 4 x 7,70m em um verdadeiro reduto urbano.
A solução foi construir um sobrado geminado de 110m² que seria moradia para sua esposa e enteada. Foram necessários dois meses para completar a reforma do imóvel que fica na zona norte de São Paulo.
“A ideia de integração logo surgiu como solução. A reforma de revestimento, que traz no piso um porcelanato que evoca o mármore calacata, e a quebra de algumas paredes priorizou pelo aconchego e pela estética clean, permitindo bastante entrada de iluminação natural boa ventilação”, explica o arquiteto.
Cômodos integrados
Para atingir o resultado esperado, de um sobrado pequeno mas confortável e funcional, cada cantinho foi aproveitado. Como resultado, o lar precisou ter o mínimo de barreiras possível o que deixar a residência mais arejada. Além disso, os pavimentos interligados junto a uma estética forte foi primordial.
“Prezamos por uma linguagem clean, mas aconchegante, em todo espaço de estar e cozinha, que conta com uma pela com três tons predominantes – o branco, o preto e a madeira, que se desdobram em suas nuances”, conta Cezar.
Em primeiro lugar, os cômodos da área social foram integrados, como a cozinha e a sala de estar. Já quanto ao destaque arquitetônico do projeto ficou com a caixa da escada, que é o elemento principal da decoração.
Afinal, ela faz um eixo de circulação vertical importante para conectar este espaço com a área de lazer, da cobertura.
“Foi a partir da escada que desdobrei o conceito visual do projeto, mantendo seu revestimento original, um granito verde ubatuba”, completa.
Para destacar ainda mais a área, foi colocado um painel de MDF ripado que possui extensão para o forro. Esse elemento criou uma divisória visual na área de refeições foi meio de um recurso acolhedor.
- Veja também Revestimento branco: como usar para deixar o ambiente elegante
Onde fazer o home office?
O projeto original deste sobrado pequeno tinha uma área de serviço no lugar onde é, hoje, um home office.
“Derrubamos a parede, tiramos a porta e nivelamos o piso, integrando-a com o restante da casa”, explica o profissional.
Porém, um desafio encontrado foi um pilar estrutural que não poderia ser arrancado e criava uma delimitação do espaço. Portanto, a solução encontrada foi quebrar as paredes e inserir um teto de vidro para dar iluminar o ambiente.
Além disso, é claro que não poderia faltar um toque de verde na decoração. Neste caso, foi feito um jardim vertical com espécies tropicais que deram ainda mais frescor ao à casa.
- Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News!
A importância da paleta de cores
Outro ponto decorativo importante para ajudar na integração dos ambientes, principalmente em sobrado pequeno, é a paleta de cores. Por isso, os móveis escolhidos seguem a mesma linha de coloração, com predominância do tem claro.
Dica: mobília com quinas e formas arredondadas suavizam a decoração. Como resultado, garantem ainda uma circulação mais segura.
Já na área íntima a dica é apostar em tons que ofereçam conforto. Por exemplo, um piso vinílico que evoca madeira.
Área de lazer para sobrado pequeno
O que antes era uma simples laje, se transformou em um spa ao ar livre, incluindo churrasqueira, hidromassagem, hora e espaço para refeições.
“Apesar de pequeno espaço, a ideia aqui foi aproveitar tudo o que uma casa poderia ter”, comenta o arquiteto.
Um dos principais cuidados para projetar esse espaço foi escolher um material para proteger a área do sol sem que o espaço ficasse quente demais. Por isso, foi escolhido uma cobertura de estrutura metálica de alumínio preto, com caibros de pinus autoclavado.
“Criamos ainda uma pequena claraboia de treliça de madeira, deixando um pouco de sol passar”, explica.
Além disso, a escolha por uma hidromassagem ao invés de uma piscina é uma escolha bastante inteligente para a área de lazer de sobrado pequeno. Isso porque ela é menor e possui a opção de aquecimento de água, o que é perfeito para os dias mais frescos.
Outro ponto à favor dessa opção é que não foi necessário cavar um buraco. Bastou apoiá-la sobre a laja e fazer um deck de madeira ao seu redor.
- Você também pode gostar Tendência de decoração 2022: 7 propostas para dar conforto ao lar
Espaço gourmet
Ademais, a cobertura também possui uma mesa para refeições, que fica coberta pela estrutura. Já a bancada foi equipada com banquetas altas e um cantinho do bar.
O objetivo foi criar uma distribuição que transformasse o espaço gourmet em funcional, prático e aconchegante.
Na churrasqueira, a atenção é voltada ao revestimento de porcelanato muito parecido com o aço corten. Como resultado, o concreto da churrasqueira pré-fabricada fica camuflado e o local é integrado com a paleta de cores do restante da casa.
Horta para sobrado pequeno
A cobertura ainda ganhou um cantinho com vasos com ervas e temperos, dentre eles pimenta, manjericão e capuchinha.
Além disso, os seixos ao redor dos vasos camuflam o piso da laje, onde o deck não chegava. Isso deu a sensação de que de fato há um jardim neste espaço.
“Amamos o contado com a natureza e queríamos um lar aconchegante, para ser um respiro em meio a cidade”, finaliza Cezar.
Fornecedores
- Revestimento cozinha e living: Cerâmica Portinari
- Eletrodomésticos: Brastemp e Eletrolux
- Revestimento banheiro e lavabo: Portobello
- Pastilhas cerâmicas tridimensionais: Dehuber
- Iluminação: Yamamura
- Revestimento churrasqueira: Eliane
- Piso vinílico: Durafloor
- Metais sanitários: Deca
- Móveis: Dunelli
- Deck de madeira: José Motta Madeiras
- Hidromassagem: Brasil banheiras
Mais fotos
Sobre Scarpato Arquitetura
Cezar Scarpato é formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo) e associado ao maior conselho internacional de arquitetura sustentável desde 2016 (Leed GA – USGBC).
Ele e sua equipe se dedicam a projetar e construir edificações e ambientes que visem uma relação harmoniosa com o meio natural atuando em projetos de pequena a grande escala.
A paixão pela profissão é o que motiva sua equipe, valorizando e aproveitando a oportunidade de construir e criar experiências memoráveis na vida cotidiana por meio do conforto, design singular e simplicidade, sempre com grande admiração e respeito pela natureza e pelas boas relações humanas.
Instagram: @scarpato_arq
Site: www.scarpato.arq.br
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!