Roupa de cama: como escolher o tamanho certo e o tecido ideal
Confira 5 dicas incríveis sobre como escolher a roupa de cama com o tamanho ideal e veja a diferença entre os tecidos para dormir melhor
Uma boa noite de sono pode transformar nosso dia. Por isso, é muito importante contar não só com qualidade do colchão e do travesseiro, mas também com a roupa de cama. Afinal, o que parecer ter um efeito apenas decorativo pode ser o que está nos atrapalhando na hora de dormir.
Isso porque ninguém gosta de um lençol de elástico que sai da cama o tempo todo ou acordar estar com ele todo embolado embaixo de você, não é mesmo? Para solucionar este tipo de problema e importante saber a medida do colchão para comprar uma roupa de cama que tenha o tamanho apropriado para ela.
Além disso, hoje em dia existe uma série de tecidos diferentes para fronhas e lençóis. Mas, afinal, qual é o mais confortável e qual apresenta melhor custo-benefício?
Esta e outras perguntas serão solucionadas ao longo desta matéria. Portanto, continue lendo!
- Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Tamanho de roupa de cama
Em primeiro lugar, escolher o tamanho certo da roupa de cama parece ser o principal desafio. Isso porque não basta apenas medir o colchão, a altura dele também influencia. Porém, nem sempre comprar o maior tamanho é a melhor alternativa. Afinal, como terá sobra de tecido na cama há uma chance maior de que ele fique mais amassado do que o normal e enrole.
Por isso, selecionamos os tamanhos padrões dos modelos solteiro, viúva, casal, queen size e king size, são eles:
Solteiro
Esta é cama mais comum. Afinal, é usada por pessoas de todas as idades, da criança ao adulto. Esse local privativo possui medida de 0,88 cm de largura por 1,88 m de altura.
Viúva
Este modelo é um intermediário entre a cama de solteiro e a de casal tradicional. Ou seja, é perfeita para quem mora sozinho mas quer ter um pouco mais de espaço. Por isso, a cama de viúva possui 1,28 m de largura por 1,88 m de altura.
Casal
A cama de casal tradicional é perfeita para casais que não tem muito espaço em casa. Como resultado, é um dos formatos mais procurados no país. A cama possui, em média, 1,38 m de largura por 1,88 de altura.
Queen size
Perfeito para quem quer conforto e comodidade, a cama de rainha possui cerca de 1,58 de largura por 1,98 de altura.
King size
Por fim, temos a maior opção do mercado. Se você se mexe bastante de noite e não quer incomodar quem está do lado, este é o modelo perfeito! A cama de rei possui 1,93 m de largura por 2,03 de altura.
Agora que você já sabe o tamanho certo de cada cama, é preciso checar o tamanho do colchão. Os colchões tradicionais possuem, em média, 18 cm de altura. Porém, os que são feitos de mola podem variar entre 28 cm e 46 cm.
Além disso, você também pode gostar:
- Cabeceira de cama: como escolher a sua e arrasar na decoração!
- Sofá baú e sofá cama: 13 modelos para usar na decoração!
- Bicama e beliche: diferentes formas para inovar na decoração!
Tecidos de roupa de cama
Em seguida, outra escolha que chega a dar dor de cabeça é decidir qual tecido comprar. Por isso, trouxemos diversas opções explicando a diferença entre cada uma delas.
Algodão
Não é a toa que o algodão é o tecido mais procurado com o assunto é roupa de cama. O material, por ser natural, quase não provoca reações alérgicas. Além disso, é bastante confortável e duradouro.
Porém, se você procura algo mais luxuoso, pode apostar no algodão egípcio. Com 400 fios, eles são reconhecidos mundialmente como um dos mais macios e refinados do mercado. Mas, como tudo que é bom, o preço é bastante elevado.
Microfibra
Apesar de não ser natural como o algodão, a microfibra é uma tendência no mercado de roupas de cama. Isso porque apesar de ser sintético, feito de poliamida e poliéster, é um tecido antialérgico e super resistente.
Além disso, possui uma camada térmica que evita que o material esquente demais durante a noite. É muito comum ver cobertores e edredons feito de microfibra. Por isso, o potencial decorativo é enorme!
Percal
Para quem busca preço baixo, o percal é a melhor opção de roupa de cama! Porém, é possível encontrá-lo de duas formas: mista ou pura. A mista é feita com 50 % algodão e 50% de poliéster.
A durabilidade deste material é considerada boa. E, para quem preza por facilidade no dia a dia, o percal é um tecido muito fácil de passar.
Cetim ou seda
Este dois tecidos são muito associados ao luxo. Porém, com a popularização deste material, principalmente do cetim, o preço está cada vez mais acessível. No geral, os lençóis e colchas possuem cerca de 150 fios.
Por isso, fora a maciez, a textura é o que mais agrada. Além disso, para quem possui cabelo cacheados, o material é excelente para evitar o frizz.
Por outro lado, a desvantagem é a retenção de calor. Como resultado, nos dias mais quentes é melhor ter uma outra opção guardada.
Além disso, veja também:
- A seda: origem, história e características do tecido mais nobre do mundo!
- Cientistas desenvolvem um tecido que esquenta de um lado e esfria do outro!
- Pufe: 20 modelos com tecidos e tamanhos diferentes para copiar!
Avalie a maciez da roupa de cama
Em primeiro lugar, é preciso saber a quantidade de fios do modelo da roupa de cama. Isso porque quanto mais fios ela tiver, mais confortável e macio ela será.
Ou seja, uma etiqueta que simboliza que roupa de cama possui 200 fios indica que ela tem essa quantidade por polegada quadrada do tecido.
No geral, tecidos considerados macios e agradáveis possuem, no mínimo, 150 fios.
Cores para roupa de cama
Claro que o toque decorativo não pode ser ignorado. Afinal, a roupa de cama é essencial para garantir uma boa decoração no quarto. Por isso, não esqueça de combiná-la com o estilo do quarto, seja ele infantil, de hóspedes, de adolescente ou de casal.
Os mais comuns são os de cores neutras. Isso porque eles garantem a sensação de amplitude em cômodos pequenos.
Por outro lado, para quem gosta de um toque de cor na decoração, a roupa de cama pode ser um acessório perfeito. A vantagem de ter várias opções de estampas é poder trocá-las semanalmente. Isso evita as chances de enjoar com facilidade.
Depois, veja também:
- Papel de parede: quais os tipos, como colocar e onde usar!
- Teto colorido: 20 ideias para decorar o lar usando tinta!
- Cimento queimado na decoração: como usar e passo a passo para fazer em casa!
Textura da roupa de cama
Por fim, vamos falar sobre texturas. Afinal, nosso tato é muito importante e fica ainda mais aguçado quando nos deitamos e cobrimos com alguma coisa. Porém, você não precisa se prender a uma única textura na cama.
Por exemplo, aposte em um lençol de algodão, fronhas de cetim e uma coberta de microfibra. Além de dar profundidade ao ambiente, a roupa de cama despertará ainda mais nosso sentido. Porém, é preciso ter cautela com essa combinação. Isso porque as cores e estampas precisam estar harmônicas para não criar um espaço bagunçado.
Além disso, que tal incrementar na decoração algumas almofadas com texturas ainda mais diferentes?
Por fim, confira:
- Esporte na decoração: 22 formas de adicionar paixão ao lar!
- Verde na decoração: 20 formas de como adicionar a cor com estilo!
- Planta de kitnet: 12 formas para mobiliar com estilo!
- Casa com 3 quartos: 15 plantas baixas com garagem e quintal!