A cor rosa está muito ligada ao feminino e ao infantil. Por isso, é comum encontrarmos esta coloração na decoração de quartos de meninas. Porém, pouca gente sabe é do real significado desta cor. Afinal, dependendo no tom pode ter diferentes interpretações. E, para que você saiba qual deles usar na sua casa, fizemos uma matéria dedicada ao rosa na decoração.
Em primeiro lugar, tente definir esta cor em duas palavras. Provavelmente, você pensou em delicadeza e romance. De fato, as duas definições estão corretas. Mas, elas estão muito mais ligadas ao rosa claro ou rosa bebê.
Além disso, os tons mais claros estão ligados ao sentimento de ternura. Por isso, são usados em quartos de bebê.
Por outro lado, o rosa mais escuro transmite sensualidade e sedução. Desta forma, já associamos este tom mais fechado a quartos de adolescente e adultos.
Psicologia do rosa
- Aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Toda cor é capaz de transmitir sentimentos. Como resultado, usar o rosa na decoração causará efeitos tanto psicológicos quanto físicos em quem frequentar o ambiente.
O rosa possui associação ao amor fraternal. Por isso, transmite sensações de afeto, tranquilizante e calmante. Além disso, a cor alivia sintomas de abandono, raiva e negligência.
Desta forma, fica muito mais fácil se sentir relaxada e calma em um ambiente desta cor. Para se ter uma ideia do efeito positivo desta cor na decoração, algumas instituições as tem adotado. Por exemplo, maternidades, asilos e até mesmo em alguns sistemas penitenciários no exterior.
Rosa na decoração
Mas, afinal, como usar o rosa na decoração de dentro de casa? Por ser uma cor bastante enjoativa, é preciso criar um cenário perfeito para que ela fique bem. Por exemplo, usando tons mais claros, combinando-a com alguma outra cor vibrante ou até mesmo apostar em um móvel coloridos.
Então, pare te ajudar a incluir este tom que esbanja sentimentos bons, separamos esta matéria nos seguintes tópicos:
Aproveite e salve suas fotos preferidas para usar de inspiração!
Rosa na decoração da sala
Se você não abre mão do rosa para ter uma decoração super romântica, aposte em tons claros. Para ajudar a dar vida ao espaço, brinque com texturas. Além disso, um papel de parede poderá oferecer profundidade e outra cor discreta para quebrar a monotonia.
Por outro lado, poucas pessoas pensam em usar o rosa na decoração da porta. Sendo assim, ficará ainda mais fácil combiná-la com outras cores. Além disso, você mesma poderá fazer este diferencial na sala de estar!
A procura por sofás coloridos está cada vez mais em alta. Como resultado, os moradores deste apartamento apostaram no rosê gold. Desta forma, a decoração continuaria séria. Mas, agora, com um toque de sensualidade e requinte.
Repare agora como tonalidades diferentes ajudam a criar climas diferentes. Ao contrário do exemplo anterior, esta sala de estar com sofá rosa transmite delicadeza, descontração e jovialidade.
- Leia também: Cozinha integrada com sala – 27 formas de decoração para copiar!
Sala de jantar
Hoje em dia, não é mais necessário ter paredes para delimitar um cômodo. Neste caso, por exemplo, a sala de jantar foi delimitada na parede e no teto com uma tinta rosa mais escura. Como resultado, tem-se um ambiente diferente e super charmoso!
Por outro lado, se você é do tipo que enjoa fácil das coisas, é melhor apostar em outra alternativa para adicionar o rosa na decoração. Sendo assim, uma ótima ideia é usar cadeiras coloridas!
Elas são super fáceis de achar em lojas físicas e virtuais. Além disso, ficam perfeitas em uma decoração de mesa de jantar com arranjos floridos.
Para quem tem um canto alemão na sala de jantar, a melhor escolha é investir em almofadas cor de rosa. Assim, será possível brincar com estampas, tons e texturas de uma forma leve e pouco enjoativa.
Além disso, que tal ter cadeiras de vários tons de rosa? Esta é uma opção diferenciada e que dará personalidade ao ambiente. Porém, para que a ideia fique harmônica, é importante que todas elas sejam do mesmo modelo.
Quarto
Finalmente chegamos ao local preferido do brasileiro para adicionar o rosa na decoração: o quarto. Embora esteja muito associado a decorações infantis, cada vez mais adultos estão usando a cor para dar um toque romântico no espaço do casal.
A parede geométrica também é uma ótima opção de decoração. Afinal, os moradores poderão mesclar várias cores e criar um espaço com profundidade.
Além disso, você já pensou em pintar o teto do quarto? Esta é uma ótima ideia para dar personalidade sem criar um ambiente enjoativo. Se puder, adicione alguns elementos discretos na mesma cor como as mesinhas de cabeceira ou a própria cabeceira da cama.
É claro que não poderíamos deixar de fora a opção mais tradicional: a parede rosa. Quanto se trata de um quarto pequeno, o melhor é investir em um tom mais claro para não sobrecarregar. Além disso, este efeito pode ser quebrado também através de elementos claros como a mesa de estudo e as prateleiras.
A primeira coisa que olhamos ao entrar em um quarto é a roupa de cama, não é mesmo? Por isso, apostar em adicionar o rosa na decoração através dela é uma excelente ideia. Além disso, sempre que enjoar, basta trocá-la por um tom diferente.
- Confira: Decoração feminina – 68 fotos e tutoriais para deixar sua casa mais girl power!
Rosa na decoração da cozinha
A cozinha é um espaço que precisa esbanjar criatividade e amor. Afinal, as avós sempre dizem que para uma comida ficar gostosa é preciso cozinhar com amor, não é verdade? Então, use o toque romântico do rosa para te inspirar!
Existem várias formas de adicionar o rosa na decoração da cozinha. Por exemplo, no armário, na louça, prateleiras, parede, bancada, etc. Além disso, vale a pena destacar a linda horta na bancada da cozinha!
A marcenaria planejada é capaz de oferecer diversos benefícios a um ambiente. Dentre eles, está a adição de cor. Ao contratar este serviço, os moradores podem escolher a que melhor combinará com a sua cozinha.
Por outro lado, também é possível escolher uma parede de destaque. Desta forma, todos os itens decorativos estarão reunidos em um só lugar.
Combinar o rosa com cores escuras é uma ótima ideia para quebrar a seriedade sem perder a elegância. Porém, é preciso ter um bom equilíbrio entre as cores e investir em uma ótima iluminação.
- Não perca: Armário da cozinha organizado – 9 dicas para ganhar espaço!
Banheiro
Se você já tem um banheiro colorido mas não aguenta mais. Experimente adicionar um toque de rosa na decoração. Com certeza a áurea do ambiente irá se transformar.
Em ambientes pequenos, usar o rosa com delicadeza e cautela é a melhor opção. Neste caso, por exemplo, foi feita uma faixa atrás do vaso sanitário, atrás do espelho e na cuba.
Por outro lado, neste banheiro o local escolhido foi o nicho dentro do box e a parede do espelho.
O gabinete também é um ótimo lugar para receber um pouco de cor. Para isso, você poderá usar papéis de envelopamento ou uma tinta spray que seja compatível com o material do móvel.
Por fim, não se esqueça que as toalhas também fazem parte da decoração do banheiro. Portanto, use-as a seu favor!