Quarto infantil: aprenda a reunir funcionalidade e beleza na decoração

Confira técnicas incríveis para deixar a decoração do quarto infantil prática e acessível aos pequenos. São 30 fotos inspiradoras!

Em época de pandemia, onde as crianças passam muito tempo em casa é preciso ressignificar a decoração do quarto infantil. Afinal este espaço passou a ser usado para descansar, brincar e estudar. Portanto, é muito importante planejar um ambiente multifuncional e que tenha segurança, as cores certas e tenha espaço para brincar e estudar.

Além disso veremos a importância dos nichos e prateleiras no quarto infantil, inspirações de quarto duplo e como usar cada metro quadrado para construir um quarto infantil pequeno. Quer mais? Também falaremos sobre uma tendência na decoração em espaços para crianças que se chama montessoriano.

Segurança

A segurança é fator indispensável na decoração de quarto infantil. Afinal, a criança está em fase de adaptação ao sair do berço. Por isso, vale a pena investir em grades laterais.

Fonte: Reprodução/Pinterest

É claro que essa sugestão é ainda mais válida quando se trata de uma beliche. Além disso, para evitar que colocar uma tela de proteção dará muito mais segurança ao quarto infantil. Principalmente, nos momentos de brincadeira. Dica: dar cor à tela de proteção fará com que o item fique muito mais divertido e harmônico com a decoração.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, existem outras maneiras criativas de garantir a segurança nos pequeno na beliche. Por exemplo, amarrar algumas cordas formando uma grade de proteção.

Fonte: Reprodução/Pinterest

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Espaço para brincadeiras

A criatividade é uma das características mais inerentes na infância. Por isso, incentivar o hábito de usar a imaginação é muito importante. Como resultado, criar um espaço exclusivo para brincadeiras deixará o ambiente mais divertido e a criança ficará mais tempo entretida.

  • Conheça também o pote da calma e saiba tudo sobre o brinquedo que acalma crianças!

Fonte: Reprodução/Pinterest

Quem é que não gosta de uma boa festa do pijama? Seja com os amigos da escola ou com os primos, é sempre importante reservar um espaço para recebê-los no quarto infantil. Assim, não será necessário usar a sala de estar para isso.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Um espaço para brincadeiras no quarto infantil não precisa, necessariamente, ter muitos brinquedos. Além de deixar o ambiente com a sensação de que ele é menor, será ainda mais difícil manter a organização. Por isso, pense em itens que tenham uma dupla função. Por exemplo, o tapete deste quarto é também uma pista para carrinhos.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Algumas meninas adoram se montar de princesas, trocar várias vezes de roupa e se fantasiar. Então, por que não incentivar essa imaginação com um closet exclusivo para as fantasias preferidas?

Fonte: Reprodução/Pinterest

Cores para quarto infantil

O que chama mais a atenção em um quarto infantil são as cores vibrantes. Porém, pensando a longo prazo, é melhor escolher tonalidades mais neutras no revestimento. Além de serem adaptáveis, ela permite que você explore os tons vivos em artigos decorativos sem sobrecarregar a decoração.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Porém, se você quer um toque de exclusividade, pode chamar um artista para fazer uma obra infantil em uma das paredes ou ainda colocar um papel de parede.

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Mas, se a criança já possui idade suficiente para escolher sua cor preferida, use-a. Como resultado, o quarto ficará mais aconchegante e confortável para a pequena.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Cores clássicas

Desta forma, é importante que o espaço possa refletir sobre a identidade do pequeno morador. Para isso, faz-se necessário conhecer seus gostos e sua rotina. 

“Os efeitos de pintura são opções criativas e modernas para decorar o quarto. E para tornar o ambiente inovador e moderno, é possível experimentar variadas tendências, que podem acompanhar os pequenos desde a infância até a adolescência”, explica Sylvia Gracia, Coordenadora de Marketing – Cor de Conteúdo na Suvinil.

Embora as cores vibrantes sejam marcantes, há quem prefira os tons clássicos. Na imagem a seguir você vê o tom Elefante da Suvinil combinada com elementos neutros. Como resultado, a decoração oferece a sensação de acolhimento e doçura. 

Créditos: @daviprado.arq

Temático

Por outro lado, há também quem prefira uma decoração temática. No próximo exemplo, o objetivo foi representar o universo.

Por isso, nas paredes, cores e formas foi utilizado cores que representam o oceano. Além disso, o mapa com continentes e a luminária ajudam a compor a decoração.

Créditos: Life by lufe

Geométrico

Ademais, os formatos geométricos também são bem-vindos. Quadrados, triângulos e círculos permitem a setorização de ambientes e a combinação de cores.

Créditos: Apartamento 203

Colorido

O próximo projeto apresenta uma parede com diversos papéis de parede que criam um espaço divertido e alegre. Como resultado, o morador possui um quarto lúdico que desperta a concentração e a criatividade.

Créditos: @cafremder

Não perca:

Espaço para os estudos

Com a pandemia, houve a necessidade de adaptação para um ambiente de estudos. Seja ele online ou por meio de atividades. Desta forma, para não sobrecarregar a mesa de jantar, o ideal é criar um espaço apropriado no próprio quarto infantil. Assim, a criança terá uma mesa e uma cadeira que são do seu tamanho. Como resultado, o espaço ficará mais confortável.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Aproveite o espaço para um pequeno armário para guardar materiais escolares. Por exemplo, massinha, canetinha, apostilas antigas, entre outros.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Para isso, os móveis planejados se tornam grande aliados. Afinal, não é fácil encontrar uma mesa e uma cadeira do tamanho deles, não é verdade? Além disso, você pode escolher o design no móvel e ainda o material. Como resultado, ele poderá ter maior durabilidade.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Nichos e prateleiras

Manter a organização no quarto infantil não é uma tarefa fácil. Por isso, quanto mais itens que facilitem essa atividade, melhor. Além disso, incentiva que os próprios pequenos organizem a bagunça. Como resultado, nichos, prateleiras e cestos organizadores são essenciais.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Além de manter os itens organizados, esses objetos colaboram com a decoração do quarto. Afinal, os brinquedos mais utilizados estarão em exposição.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Quarto infantil duplo

A missão de decorar um quarto infantil duplo é maior quando os pequenos moradores possuem gostos diferentes. Neste caso, o ideal é fazer divisórias usando a própria decoração. Por exemplo, cores diferentes de cada lado no quarto indicam o espaço de cada um. E, a cor neutra no meio demarca o espaço compartilhado.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Outra dica, é usar camas iguais. Como resultado, o ambiente ficará mais harmonioso.

Fonte: Reprodução/Pinterest

A parede geométrica e as cabeceiras da cama indicam a área de cada um. Quer deixar o ambiente cheio de personalidade? Invista em luminárias nos dois lados.

  • Saiba como criar sua própria parede geométrica em apenas alguns passo simples +25 fotos criativas!

Fonte: Reprodução/Pinterest

Azul, amarelo e cinza: você já tinha pensado em uma decoração com essas três cores juntas? Com cautela e planejamento é possível mesclar cores. Porém, é preciso que uma seja uma cor quente, outra fria e uma neutra.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Se o ambiente for pequeno, é melhor apostar nas listras verticais. Elas proporcionam a sensação de que o quarto infantil é mais cumprido. Além disso, repare que a mesinha de cabeceira simula um cofre. Super legal e criativo, não é mesmo?

Fonte: Reprodução/Pinterest

Quarto infantil pequeno

Em segundo lugar, na hora de decorar um quarto infantil pequeno é de extrema importância que a cor predominante, seja neutra. Afinal, elas causam a sensação de amplitude.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Além disso, lembre-se que os móveis planejados são sempre aliados. Neste caso, a cama em L possui um encaixe perfeito. Como resultado, o meio do cômodo fica livre para circulação.

Fonte: Reprodução/Pinterest

É claro que não poderíamos deixar de mencionar os quartos temáticos. Afinal, muitas crianças já crescem decididas de seus sonhos.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Quanto trata-se de um quarto infantil pequeno, quanto menos móveis, melhor. Assim, o campo de visão fica mais livre o que, consequentemente, causa a sensação de amplitude. E, mais uma vez, as faixas na vertical aparecem como aliadas.

Fonte: Reprodução/Pinterest

A cama em formato de casinha é muito pedida pela criançada. Afinal, além da sensação de segurança que ela oferece, também é super divertida.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Quarto infantil montessoriano

A técnica de decoração montessoriano, consiste em deixar tudo ao alcance das crianças. Por exemplo, os brinquedos e livros ficam em prateleiras baixas.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Este estilo incentiva a própria independência da criança. Por isso, a cama baixa também é utilizada. O pequeno pode decidir por si só quando quiser descansar. Afinal, a importância do sono é extremamente saudável para o desenvolvimento.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Repare que nesta próxima foto até os objetos decorativos da parede estão baixos. A técnica montessoriano incentiva a aprendizagem por experiência própria. E, na hora de arrumar o material didático, use uma das 7 formas de organizar os livros.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Já a transição de decoração entre o quarto de bebê e o quarto infantil deve ser sempre percebido pelos pais baseando-se no gosto da própria criança. Além disso, usar elementos decorativos que estimulam o aprendizado reforça o cuidado e faz com que o aprender se torne ainda mais divertido.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Por fim, veja também, Mini fashionistas: as crianças mais estilosas do Instagram e Fotos de famosos quando crianças e seus respectivos filhos.

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital e Especialização em Saúde pôde se aperfeiçoar na redação de artigos para blogs com embasamento científico e unir a experiência da profissão com sua paixão: a escrita.

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais