Plantas para sala: espécies para dar um up na decoração
Plantas para sala são ótimas alternativas para quem deseja incluir um pouco mais de verde no ambiente, deixando a decoração mais agradável e o espaço fresco e elegante
Plantas para a sala são tendência, mas é preciso ter muita atenção com a escolha das espécies que você pretende colocar no local.
Selecionar as espécies para o local é algo relativamente simples, mas você deve ter muita atenção às características delas e a capacidade de adaptação.
Quando a escolha é boa, as plantas ajudam a renovar e purificar o ar no ambiente, além de promover às pessoas uma sensação de paz e relaxamento.
Além disso, algumas espécies podem deixar o ar mais limpo, como:
- Espada de São Jorge;
- Samambaia;
- Jiboia;
- Gérberas.
Essas plantas removem impurezas como as que são eliminadas pelos escapamentos dos carros, por exemplo.
Há ainda espécies mais específicas que auxiliam a aumentar o nível de umidade do ambiente. Muitas delas possuem essa capacidade e ainda funcionam como verdadeiros objetos decorativos para o ambiente.
É impressionante como um vaso pode mudar completamente o ambiente e deixar tudo muito mais bonito e agradável.
Mas quais são as melhores plantas para sala e como cuidar delas? Veja tudo o que precisa saber para incluir um pouco de verde no interior da sua casa.
- Veja também: Plantas para banheiro: 10 espécies para arrasar na decoração
Como usar plantas para sala?
Plantas para sala são ótimas alternativas para quem deseja incluir um pouco mais de verde no ambiente, deixando a decoração mais agradável e o ambiente fresco e elegante.
Desde que você escolha espécies que se adapte a ambientes de sombra e temperatura da sua sala, é possível usar vários tipos de vasos e cachepôs, com espécies de tamanhos e formatos diversos.
No entanto, antes de comprar um vasinho, você deve ter atenção à escolha do local onde deseja colocar ele, para que consiga ter uma ideia do tamanho da planta e do vaso mais adequados.
Além de escolher a espécie que mais combina com o ambiente, você precisa se atentar também ao modelo e tamanho do vaso.
Uma boa dica é usar mesas de canto, puffs e bancos como apoio de vasos de pequeno porte, sobretudo se o ambiente for pequeno.
Em salas menores é ideal não exagerar para evitar que as plantas ocupem todo o espaço que seria destinado aos móveis.
Se você tiver espaço disponível, pode utilizar também vasos nos cantos. Mas nesse caso, é indicado usar plantas mais altas, com vasos que tenham mais ou menos 1/3 da altura dela.
Mas é claro que além dessas ideias, é possível também pendurar as plantas na parede ou incluir elas em racks e mesas.
Benefícios de incluir espécies vegetais no interior da sua casa
Muito se fala sobre usar plantas para sala e outros ambientes internos visto que isso traz muitos benefícios. Então, veja alguns deles a seguir
Redução do estresse e ansiedade
Se você tem o hábito de mexer com plantas, deve ter percebido o quanto isso ajuda a aliviar o estresse, funcionando como uma verdadeira terapia.
Assim, para a maioria das pessoas, isso auxilia na diminuição dos níveis de ansiedade, depressão e estresse.
Inclusive existem muitos estudos que comprovam isso e está cada vez mais comum grupos de pesquisas observarem os efeitos da jardinagem.
-
Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre decoração e jardinagem direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Relacionamento familiar
O cultivo de plantas em casa também auxilia a melhorar o relacionamento familiar, sobretudo quando a jardinagem é usada como momento de socialização.
Purificação do ambiente
Escolher plantas para a sala é uma ótima ideia para quem quer ter um ambiente mais puro. Isso porque as espécies vegetais ajudam a remover as impurezas, inclusive o excesso de dióxido de carbono.
Ademais, há vários tipos de plantas que aumentam os níveis de umidade do ambiente, ajudando a melhorar a qualidade do ar.
Decoração
Sobretudo, usar vasos é uma das estratégias mais simples e eficientes para criar uma decoração harmoniosa para a sala e outros ambientes da sua casa.
Assim, para quem preza por uma decoração minimalista e ama o contato com a natureza, as plantas são excelentes substitutos para bibelôs e outros itens de decoração.
- Veja também: Rosa do deserto: como cuidar da planta exótica em casa
Detalhes essenciais para cultivar plantas na sala
Se você deseja incluir plantas na sala, precisa se atentar a alguns detalhes que são muito importantes para que o cultivo dê certo. Veja os principais pontos de atenção:
Iluminação e Ventilação
Os níveis de ventilação e iluminação adequados são essenciais para que a planta viva bem e fique bonita por muito tempo.
De maneira geral, as plantas ficam muito bem em locais bem iluminados. Mas existem espécies que não precisam de luz solar direta.
Se a sua sala tiver incidência direta de sol, você pode optar por plantas que gostam dessa condição.
Mas se a sua casa for predominantemente sombreada, prefira espécies vegetais que precisam de pouca luz.
Observar isso é essencial pois uma planta de sol definha e morre rapidamente em ambientes predominantemente sombreados.
Em contrapartida, plantas de sombra queimam quando deixadas sob incidência direta de luz solar.
Então, antes de escolher as plantas para sala, observe o comportamento da luz no ambiente e opte por espécies que se adequem a isso.
- Confira também: Efeito cimento queimado: a nova tendência em decoração
Leve em conta o espaço disponível
A análise do espaço disponível também é fundamental para criar uma decoração harmônica usando plantinhas.
Afinal, você não vai querer ter vasos disputando espaço com os móveis, vai? Esbarrar nas plantas a toda hora também pode te estressar com o tempo.
Sendo assim, use sempre a regra de plantas menores para ambientes pequenos, deixando as espécies maiores apenas para as salas grandes.
Dedicação e cuidados
Sobretudo, antes de escolher plantas para sala, você precisa ter em mente que elas são seres vivos e vão exigir alguns cuidados e um pouco do seu tempo.
Assim, você vai precisar colocar água periodicamente, além de se preocupar com podas, trocas de vaso e até com a prevenção e eliminação de pragas.
Isso exige um pouco de tempo e dedicação de parte sua. Mas se você tiver uma agenda cheia, existem plantas que exigem menos manutenção, como cactos, suculentas e espada de são Jorge.
Só escolha espécies como samambaias, marantas e bromélias se você quiser realmente ter um tempo diário para praticar jardinagem.
- Veja também: Flores para dentro de casa: 9 espécies + dicas de decoração
Espécies perigosas para crianças e animais
Se você tiver crianças e animais em casa, deve ter cuidado com espécies que sejam tóxicas ou que tenham espinhos.
assim, o ideal é sempre se informar muito bem sobre os riscos potenciais da espécie antes de levar uma planta para sala.
Ideias de espécies para cada tipo de sala
Nos primeiros tópicos você viu que é preciso ter cuidado com a escolha das plantas para sala. Então, para te ajudar com a escolha dos vasos, veja a seguir as melhores plantas para cada tipo de sala.
Ambiente pequeno
Se a sua sala for bem pequena, o melhor é cultivas espécies que sejam pequenas ou que possam ser mantidas suspensas, como por exemplo:
- Samambaias;
- Jiboias;
- Heras;
- Chifre de veado;
- Peixinho;
- Marantas;
- Zamioculcas;
- Cactos;
- Suculentas;
- Begônias;
- Antúrio;
- Espada de São Jorge.
Ambientes mais amplos
Se você tiver uma sala grande, pode investir em espécies que fiquem bem em vasos no chão e que sejam maiores. Veja algumas opções:
- Ficus Lirata;
- Palmeira Ráfis;
- Bambu Mosso;
- Árvore da Felicidade;
- Costela de Adão;
- Estrelicia.
Espécies para locais com pouca iluminação
Se a sua sala não for bem iluminada, prefira por espécies de sombra, como é o caso de:
- Samambaia;
- Jiboia;
- Maranta;
- Begônia;
- Ficus Lirata;
- Espada de São Jorge.
Espécies para dar um up na decoração
A princípio, qualquer planta para sala vai deixar o ambiente muito mais bonito e agradável, mas existem algumas que são ainda mais vistosas, como:
- Orquídeas;
- Bromélias;
- Begônia Rex;
- Maranta tricolor;
- Estrelícia;
- Bambu Mosso;
- Plantas carnívoras;
- Alocásia;
- Croton.
Melhores ideias para usar plantas para sala
Assim, depois de saber como escolher plantas para sala, chegou a hora de ver algumas dicas de como aproveitar ao máximo o potencial delas para a decoração.
Como usar plantas sobre os móveis de forma mais harmoniosa
A forma mais comum de incluir plantas na decoração de interiores é justamente colocando as espécies sobre os móveis.
Assim, a maior dica é fazer composições harmoniosas entre as plantas e os objetos de decoração. Portanto, a forma mais simples de fazer isso é usando vasos que combinem com o estilo da decoração.
Assim, para decorações rusticas, prefira vasos de barro, cestos ou até mesmo os elementos de cerâmica.
Se você quer algo mais clássico e delicado, opte por vasos de vidro ou os de metal. Por fim, para ambientes mais sofisticados, as cores neutras caem muito bem.
- Confira também: 5 flores que gostam de frio para decorar a casa no inverno
Economize espaço com plantas suspensas
Se você tem pouco espaço na sala, pode surpreender muito com belos suportes e composições harmoniosas.
Nesse caso, as plantas pendentes são as mais adequadas. Só não exagere no tamanho delas para que não fiquem desproporcionais no ambiente.
Vasos no chão
Plantas grandes ficam ótimas em vasos maiores, mas isso é mais indicado em ambientes grandes.
Evite que os móveis fiquem muito próximos, dando a impressão de que está tudo muito apertado.
- Veja também: Zamioculca: uma das plantas mais resistentes que existem (cuidados)
Estilo urban jungle
O estilo urban jungle está fazendo muito sucesso ultimamente. Assim, a ideia aqui é colocar muitos vasos no mesmo ambiente.
Então nesse caso você deve reunir muitos vasos em um único local, criando um efeito verde bem intenso e concentrado.
Além disso, para usar plantas para sala é uma tendência, que ajuda a deixar o ambiente mais harmonioso, bonito e agradável. Por isso, use as dicas desse texto para criar a sua própria composição.
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!