Na hora de planejar uma casa ou apartamento, muitas vezes o banheiro acaba sendo esquecido. Isso porque existe a falsa sensação de que não há muito o que fazer neste cômodo devido ao tamanho. Porém, com criatividade e a ajuda de um engenheiro e arquiteto, é possível fazer milagres até na metragem mínima. Por isso, hoje trouxemos um especial sobre planta baixa de banheiro.
A seguir, você verá 9 modelos diferentes de como planejar um banheiro de uma forma criativa e ocupando seu espaço da melhor forma. Além disso, é de extrema importância aproveitar cada centímetro. Ainda mais quando o assunto é banheiro pequeno, não é mesmo?
Então, já prepare-se para salvar os melhores projetos e leve na sua consultoria como inspiração. Isso irá ajudar a fazer o planejamento elétrico e hidráulico do ambiente.
Como fazer uma planta baixa de banheiro?
O primeiro passo para criar uma planta baixa de banheiro é medindo o cômodo. A partir destas informações será possível planejar uma boa distribuição das coisas de uma forma funcional e confortável. Cada tipo de banheiro exige uma metragem mínima para cada móvel. Mas, não se preocupe! Com as medidas em mãos, certamente os profissionais saberão o que fazer.
O layout será baseado nestas medidas. Então, mesmo que você acha que não caiba uma banheira no seu banheiro, exponha essa ideia ao engenheiro. Talvez em uma conversa com o arquiteto, eles consigam achar uma solução que deixe o espaço confortável e ainda mais relaxante.
- Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Pense nos detalhes
Nesta etapa, você também já pode aproveitar para pensar nos detalhes como revestimento e decoração. Uma alternativa excelente para banheiros pequenos é a marcenaria. Assim, é possível fazer um gabinete ou um armário do tamanho exato que você tem disponível.
Além disso, o espelho é um item que precisa de atenção. Isso porque além de garantir a sensação de amplitude, caso você queira um espelho iluminado, será necessário pensar na fiação necessária.
Por fim, não se esqueça dos revestimentos! Antes de comprar algo porque achou bonito, avalie se ele é resistente o suficiente para um cômodo molhado.
Agora que você já sabe sobre o que se trata uma planta baixa de banheiro, está na hora de ver alguns projetos na prática!
Veja também:
- Banheiro organizado: 10 dicas para manter a ordem usando a decoração!
- Torneira para banheiro: 8 tipos + 16 fotos com decorações incríveis!
- Tapete para banheiro: como escolher o melhor + ideias de decoração!
Planta baixa de banheiro retangular
Esse é um dos modelos mais tradicionais das casas brasileiras, especialmente de apartamentos pequenos. Apesar de simples, o layout desta planta baixa de banheiro possibilita uma excelente circulação e deixa o espaço clean.
Você também pode gostar:
- Armário para banheiro: como escolher o seu + 12 modelos!
- Balcão de banheiro: como escolher o seu + 20 fotos para copiar!
Planta baixa de banheiro quadrado
Um banheiro quadrado exige um pouco mais da criatividade dos projetistas. Isso porque existem várias formas diferentes de otimizar espaço. Por exemplo, na imagem a seguir a porta do box fica na diagonal. Isso permite uma boa circulação sem que os moradores precisem desviar do vaso ou da pia ao sair do banho.
Por outro lado, se a metragem for um pouco maior é possível até colocar uma banheira no cômodo. Neste caso, o box com o chuveiro ficou separado. Porém, caso fique mais confortável, é possível seguir o modelo europeu. Ou seja, o chuveiro ficar dentro da banheira.
Depois, veja também:
- Box até o teto: a nova tendência na decoração!
- Tipos de banheira: quantas existem no mercado e como escolher?
- Banheira pequena: 10 decorações que cabem no seu banheiro!
Planta baixa de banheiro com banheira
Hoje em dia é possível ter uma banheira feita sob medida no banheiro. Como resultado, ficou muito mais fácil tê-la, independente do banheiro do banheiro. Além disso, outra alternativa pra lá de interessante para colocar em banheiros pequenos é o ofurô.
Na próxima imagem você verá um layout diferente de planta baixa de banheiro. Isso porque ela possui um canto excluído. Em espaços como esse, o melhor a se fazer para aproveitar a área é colocando o box ali. Afinal, por ser um canto com acesso mais difícil, não é viável colocar o vaso ou a pia pois estes são usados com maior frequência. Como resultado, o box com chuveiro é a melhor alternativa.
Além disso, para aproveita o espaço, vale a pena colocar nichos embutidos nas paredes para colocar os artigos de higiene. Por exemplo, o sabonete, shampoo e condicionador.
Além disso, não perca:
- Banheiro simples e bonito: 20 ideias para decorar com estilo!
- Banheiro planejado: 24 decorações para copiar sem medo!
- Plantas para banheiro: 10 espécies para arrasar na decoração!
- Decoração de banheiro e lavabo: 25 fotos inspiradoras!
Planta baixa de banheiro duplo
O banheiro duplo é o mais difícil de se planejar. Isso porque deve atender as necessidades de ambos os moradores. Neste caso, a prioridade foi por ter dois vasos sanitários. Assim, ambos poderiam utilizar o espaço ao mesmo tempo. Além disso, repare que na pia há um porta-toalhas maior. Esse detalhe também é muito importante para manter a ordem e deixar os objetos separados de cada um.
Por outro lado, há quem prefira duas pias. Assim, o indicado é fazer uma pia esculpida. Além disso, outro ponto que otimiza a rotina do dia a dia é ter dois ambientes para o banho, independente se for duas duchas ou uma ducha e uma banheira. Como resultado, caso os moradores saiam para trabalhar no mesmo horário, nenhum precisará acordar mais cedo para tomar banheiro primeiro.
Por fim, trouxemos um modelo de planta baixa de banheiro duplo pequeno. Aqui, a prioridade foi os vasos sanitários. Para isso, o gabinete com a pia precisou ser reduzido.