Como decorar a casa com plantas suspensas? A resposta é simples: com macramê para planta!
Este suporte de vasos é perfeito para quem não tem espaço em prateleiras e não quer colocar as mudas no chão e correr o risco de diminuir o espaço de circulação. Assim, além de funcional, o macramê para plantas é uma excelente alternativa para deixar a casa ainda mais linda e decorada.
Porém, como é feito de forma artesanal, nem sempre é fácil encontrá-lo para vender. Desse modo, a melhor solução é você mesmo fazer o seu e adicionar um toque único à casa.
Além disso, esse tipo de trabalho pode ser uma ótima fonte de renda. Mas, se você está preocupada por não saber por onde começar, não se preocupe. Afinal, aqui você vai encontrar:
- O que é macramê?
- Como fazer macramê passo a passo?
- Vários modelos para usar de inspiração
Preparada para aprender um novo hobby? Então, boa leitura!
O que é macramê?
Macramê é uma arte feita à mão que pode servir para enfeitar a parede da casa, funcionar como suporte para plantas, decorar a toalha de mesa e várias outras coisas.
Feita de barbante ou corda e, dependendo do projeto, um pedaço de madeira, o macramê dá um toque exclusivo ao lar. Dessa maneira, deixa a casa cheia de personalidade. Afinal, poucas vezes será possível reproduzir a mesma peça com perfeição.
Além disso, é uma peça em alta. Isso porque o tempo que ficamos em casa por conta da pandemia de COVID-19, pôde ser aproveitado para aprender a fazer trabalhos artesanais. Por isso, fazer macramê se tornou um hobby para muita gente neste período.
Então, vamos logo ao que interessa e aprender a fazer macramê para plantas!
- Veja também Passo a passo de macramê de parede: 7 desenhos para copiar
Como fazer suporte em macramê passo a passo?
- Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News
As plantas são elementos que oferecem cor e vida a um ambiente. Então, para fugir do básico que são os vasos decorados, vamos aprender a fazer um macramê para deixar as plantas suspensas na casa. Por exemplo, na sala de estar, na varanda e até no quarto.
A ideia é utilizar os materiais que já temos em casa. Assim, não será necessário gastar muito. Por isso, o projeto a seguir foi feito foi uma corda cor de rosa.
Em primeiro lugar, é preciso reunir alguns materiais.
Materiais
- Corda de sisal ou barbante;
- Tesoura;
- Argola de madeira ou metal;
- Vaso de planta.
Passo a passo do macramê para planta
1. Em primeiro lugar, corte as cordas em três pedaços um pouco maiores do que a altura que você quer que a planta fique do teto;
2. Dobre os fios ao meio, passe-os pela argola e dê um nó bem apertado;
3. Em seguida, meça um palmo da argola, pegue dois pedaços de corda de cada vez e dê um meio nó;
4. Depois, basta repetir o meio nó na direção contrária e puxar as pontas para deixá-las firmes;
5. Faça a mesma coisa com os as cordas que sobraram até formarem um trio;
6. Será necessário repetir todo esse processo mais para baixo para formar uma rede;
7. Porém, será preciso fazer o meio nó com a corda do nó ao lado;
8. Em seguida, todos as cordas estarão entrelaçadas formando uma rede;
9. Ao final, faça um grande nó, utilizando todas as cordas;
10. Agora é só colocar o vaso de plantas dentro e pendurá-lo no seu cantinho preferido da casa!
- Você também pode gostar Cor do ano 2022: Suvinil lança os tons que serão tendência
Macramê de barbante
O barbante é o material mais utilizado na produção de macramê para plantas. Isso porque o preço é bastante acessível e ele é super fácil de encontrar.
Além disso, por ser mais fino, quando comparamos com a corda de sisal, o barbante é mais maleável.
Que tal incrementar essa decoração com algumas pedrarias? Para isso, basta adicionar miçangas no meio dos processos. De preferência, antes dos nós.
A versatilidade deste tipo de decoração faz com que ele fique bem até mesmo no banheiro.
Por outro lado, na sala de jantar ou estar com estilo rústico, vale a pena pendurar o macramê de planta em um pedaço de madeira. Desta forma, será possível criar uma espécie de varal verde.
Como você pôde ver, existem vários tipos de macramê para plantas. Assim, a escolha do desenho e a forma de pendurá-lo irá depender do gosto dos moradores.
- Confira Jardim de inverno: saiba o que é e aprenda a decorar o seu
Macramê para várias plantas
Por outro lado, quem ama plantas de certo não irá querer apenas um macramê para pendurá-las. Então, uma excelente solução para economizar espaço e furos no teto é fazer um único macramê para acomodar várias plantas.
A varanda é o espaço da casa ou apartamento que nos permite respirar ar fresco e contemplar a vista. Por isso, o ambiente está muito ligado à natureza e à calmaria. Então, nada melhor do que reunir vários modelos de macramê para planta neste espaço.
O que irá mudar no passo a passo ensinado acima é que, após o nó final, você deverá recomeçar todo o processo utilizando as mesmas cordas.
Além disso, já pensou em decorar sua sala de estar com uma espécie de quadro vivo?
- Não perca Terrário de suculentas: o que é e como fazer o seu
Suporte para plantas suspensas
Se acaso você não quiser furar as paredes ou teto, não se preocupe. Afinal, existem várias outras soluções de como pendurar seu macramê para planta.
Na imagem acima, os moradores apostaram em um cabideiro feito de canos finos de PVC. Já o suporte foi feito com pallet tratado.
Por outro lado, uma ideia para pendurar um galho ou tronco na parede é fazer um único furo para o gancho. Assim, basta utilizar um pedaço de barbante para amarrar no tronco e fixá-lo.
Os suportes de metal costumam ser facilmente encontrados em lojas de ferramentas e de variedades. Então, é uma opção econômica para utilizar na decoração da casa.
Os ganchos e argolas são sempre os mais requisitados para esta utilidade. Isso porque a grossura do material permite maior segurança.
Macramê para plantas com prateleira
Que tal incrementar a decoração e misturar um macramê de parede e o de planta? Assim, o espaço ganhará ainda mais personalidade. Fora que dificilmente alguém terá um modelo igual ao seu.
Também é possível utilizar as linhas do canto de um macramê tradicional para sustentar uma prateleira.
Porém, é preciso cuidado. Quanto mais pesada for a prateleira e a planta que será apoiada, mais reforçado precisará ser o barbante.
- Veja também Plantas pendentes: o que são, como cuidar e onde colocar
Macramê para planta colorido
O macramê para planta colorido é uma excelente forma de dar ainda mais vida ao ambiente. Por isso, é muito utilizado na decoração de áreas externas.
Existem versões prontas do barbante colorido ou você também pode pintá-los usando tinta spray.
Conclusão
Com toda a certeza, o macramê para planta é uma excelente opção para enfeitar sem ocupar muito espaço.
Além disso, são vários modelos para combinar com o estilo de decoração da casa e combinar com outros elementos. Seja no quarto, na sala ou no banheiro, ele pode acomodar uma ou várias plantas ao mesmo tempo.