Sabe aqueles livros que estão espalhados pela casa? Por exemplo, no guarda-roupa, no armário da sala, na gaveta ou na gaveta da cozinha. Que tal reunir todos, e organizar os livros para construir uma decoração linda para enfeitar a sala de estar ou o quarto?
O sonho de muita gente é ter uma biblioteca em casa, mas com os espaço cada vez menor fica difícil organizar todos ele. Portanto, hoje trouxemos várias formas de como deixá-los em ordem. É só escolher qual deles ficará melhor para você.
- Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Antes de organizar
Em primeiro lugar, não cometa o erro de simplesmente pegar todos os livros e sair colocando nas prateleiras. Antes, é preciso juntar todas as peças que tem na casa e ver se realmente vão caber no espaço desejado.
Portanto, coloque tudo sobre uma cama e veja quais livros são os mais importantes e quais você nem sequer tocou. Essa segunda categoria, por exemplo, pode ser doada. Assim, mais pessoas terão acesso a esse tipo de cultura e se encantarão com essas histórias que você não gostou ou não teve interesse.
Por outro lado, se você tiver um quantidade considerável de livros que não gosta, isso pode acabar se tornando uma renda extra. Afinal, muitas pessoas buscam por livros usados por terem um preço mais acessível.
Depois de desapegar, está na hora de começar a organizar os livros!
- Veja também como organizar a casa e ter tempo para cuidar da beleza! Além de Decoração de home office: 4 super dicas para organizar o seu escritório.
1. Cores
Este métodos é o queridinho dos leitores mais jovens. Isso porque ele oferece uma sensação estética super satisfatória. E para fazer esse método é muito simples. Basta criar uma espécie de arco-íris com os livros. Mas, para quem gosta de consultar trechos de livros com frequência, essa forma de organizar os livros pode dificultar a busca.
- Veja mais dicas em Aprenda a usar cor na decoração com + 90 fotos inspiradoras e tendências para 2021. Além de A cor tendência para 2021: saiba como arrasar na decoração. Bem como a Cor do Ano 2021 eleita pela Pantone. E ainda 7 cores para home office que aumentam a produtividade.
2. Ordem alfabética
Em segundo lugar, tem um métodos simples e prático de ordenar os livros: por ordem alfabética. Aqui, você tem liberdade para escolher entre ordenar segundo o nome do autor ou do título da obra. Ao contrário do método anterior, esse é mais fácil de encontrar algum livro. Por outro lado, a estética não é tão agradável.
3. Tamanho
Essa também vai para os fãs de uma organização visual e estética. Apesar das cores ficarem embaralhadas, a organização vai funcionar como uma escada. Indo do maior para o menor ou vice e versa. Por outro lado, se você tem muitos livros, essa forma de organização pode ser um pouco trabalhosa. Além disso, também dificulta a procura pelas obras.
4. Categorias
O primeiro passo para ter uma biblioteca em casa, é organizar os livros como se tivesse uma. Neste caso, separe os livros por gênero. Por exemplo, os livros de romance devem ficar juntos, os de suspense, culinária, ficção, entre outros. A única dificuldade é separar cada gênero sem confundi-los ou misturá-los.
5. Ordem cronológica
Existem duas formas de organizar os livros por ordem cronológica. A primeira é por data de publicação. Talvez dê um pouco de trabalho conferir a data de cada um deles caso você tenha uma coleção de grande porte. Por outro lado, o segundo método é por ordem de compra. Assim, você consegue visualizar a sua trajetória de leitura e se organizar melhor para saber quais são as obras você ainda não leu.
6. Lidos e não lidos
Quem é que nunca comprou um livro por impulso e nunca leu? Esse método de organização ajuda a visualizar a quantidade de livros que você tem para ler. Como resultado, a prioridade de leitura fica bem definida. Além disso, as compras impulsivas vão ficando cada vez mais raras.
7. Preferidos em destaque
Por fim, esta é uma técnica muito utilizadas nos supermercados. O objetivo é colocar objetos que somos mais propícios a pegar, no meio das prateleiras. Ou seja, no nível dos olhos. No caso na organização dos livros, isso também pode ser utilizado. Assim, as visitas saberão prontamente quais são as suas preferências. Além disso, se você costuma consultar as obras com frequência, elas estão mais fáceis.
- Confira ainda 5 livros de autoria feminina sobre comportamento e moda que você precisa ter na sua estante!
Galeria de livros organizados
Se você ainda não escolheu qual o melhor método para aplicar na sua decoração, não se preocupe. Trouxemos alguns exemplos de como a disposição dos livros fazem toda diferença. Com certeza você irá ter uma inspiração!
Atenção, a próxima imagem oferece uma dose alta de sensação satisfatória. E, para completar, as luminárias em pisca-pisca ajudam a destacar a área.
Por outro lado, esta imagem apresenta como organizar livros por coleções. Essa é uma excelente dica para quem gosta de séries de livros e boxes.
As prateleiras feitas sob medida criam a sensação ideal de uma organização leve e simplificada.
Na hora de separar por categorias, é importante que haja espaço suficiente para que os livros fiquem bem separados.
Por fim, os nichos de madeira também separam os livros por categorias. Além disso, as cores combinam com o papel de parede.
- Vai mudar de casa? Confira 21 dicas para organizar sua mudança!