A flor de lótus fascina a todos, não só pela sua beleza, mas também e sobretudo pela sua história milenar e pelo seu significado profundo. Vamos ver exatamente qual simbolismo está associado a esta flor maravilhosa.
A flor de lótus é uma planta aquática pertencente à família Nelumbonaceae e na natureza existem apenas duas variedades que crescem principalmente entre a América, Ásia e Austrália; no entanto, esta planta é difundida principalmente na América do Norte para fins alimentares.
Qual o simbolismo da flor de lótus?
A flor de lótus é um símbolo muito antigo. A principal característica associada à flor é a pureza junto com a capacidade de manter a beleza em meio à lama, onde ela nasce e vive.
Desde os tempos antigos, influenciou as culturas de muitos povos, desde o antigo Egito e por toda a Ásia.
Na cultura egípcia, por exemplo, a flor de lótus estava associada ao renascimento, no budismo está conectada à pureza divina e à iluminação, enquanto no hinduísmo está associada ao bem-estar.
O lótus tem a particularidade de ter raízes que se afundam na lama e de se manter sempre imaculado apesar de estar em águas estagnadas. Portanto, em geral torna-se o símbolo de quem consegue se manter puro e incontaminado em meio às dificuldades do mundo.
O significado da flor de lótus com base na cor
As flores de lótus mais famosas são brancas ou rosa. No entanto, existem muitas outras cores, que variam de significado.
- Branco: indica a pureza espiritual, da mente, mas também a do corpo.
- Rosa: a mais conhecida, representa as divindades, principalmente no budismo em que representa Buda.
- Vermelho: um sinal de paixão, mas também de compaixão, esta flor representa todas as qualidades do coração.
- Roxo: esta cor sempre esteve próxima do mistério e da espiritualidade. Novamente, a roxa é considerada o símbolo da meditação e ascetismo.
- Azul claro ou azul: indica a vitória da espiritualidade sobre as paixões e apegos terrestres. Além disso, assume o significado de sabedoria e inteligência.
O significado da flor de lótus em tatuagens
Pelo seu extenso simbolismo, a flor de lótus, juntamente com a rosa e o lírio, é uma das flores mais tatuadas pelas mulheres. O fato desta flor crescer do lodo é o símbolo do renascimento e torna-a particularmente apreciada e por isso tem um significado profundo.
Na verdade, muitas pessoas optam por tatuá-la no final de um relacionamento amoroso como um sinal do fim de uma história e da relativa superação da decepção.
Em geral, fazer uma tatuagem de flor de lótus simboliza a força para superar as adversidades da vida, sentimentais ou não.
- Confira também: Ora-pro-nobis: A planta rica em proteínas que você precisa conhecer
A flor de lótus no Yoga
A flor de lótus na Índia é o próprio símbolo do Yoga e da pessoa realizada. É um símbolo de pureza e grande beleza interior. Simboliza pureza de coração e mente.
À noite a flor se fecha e volta para o subsolo, ao amanhecer ela se abre novamente, mas sua beleza não é comprometida pela lama.
- Confira também: Quais objetos trazem boas energias na decoração e quais afastam?
A flor de lótus no budismo
A flor de lótus no budismo é um símbolo auspicioso. No budismo, a história da flor indica o caminho de crescimento da alma, desde a lama do materialismo até a iluminação, passando pelas águas da experiência.
A alma dos melhores homens do budismo é imaculada, assim como a flor de lótus, que não é suja pela lama que a cerca.
Para o budismo, nosso coração é como uma flor de lótus fechada que floresce apenas graças às virtudes que se desenvolvem dentro dele. É por isso que Buda é retratado sentado em uma flor de lótus ou em posição de lótus.
No budismo, ela pode representar :
- Paciência;
- Pureza;
- Ausência de desejos;
- Amor por todas as coisas;
- Estado de iluminação;
- Desenvolvimento espiritual;
- Confiança;
- Autoconsciência.
A flor de lótus no Japão
No Japão, a flor de lótus está ligada àqueles que estão aprofundando seu conhecimento de si mesmos por meio de uma jornada em seu próprio mundo interior.
Ela é acima de tudo um símbolo de elegância e simplicidade, bem como pureza e beleza. É o símbolo da capacidade de permanecermos puros e inteiros, apesar do que nos rodeia.
-
Siga-nos no Google News para poder acompanhar tudo sobre decoração direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
A flor de lótus no Egito Antigo
No Antigo Egito, a flor de lótus estava ligada ao simbolismo do feminino. É um símbolo com qualidades puramente femininas e está ligado ao tema do nascimento e da renovação.
A pureza, delicadeza e beleza do lótus são uma reminiscência das qualidades femininas. Em particular, o lótus é um símbolo adequado para aqueles que estão passando por um momento de renascimento.
- Veja também: Decoração com Plantas – Selva urbana é tendência. Saiba como escolher e cuidar das plantas em casa
Flor de lótus, como ela floresce?
As flores de lótus precisam de pelo menos um período de 60-90 dias com temperaturas entre 24 ° – 30 ° C e pelo menos 6 horas de luz solar direta para florescer.
Se você tem um lago artificial ou natural no jardim, ela pode ser plantada lá, mas deve-se levar em conta que é uma erva daninha que em pouco tempo se multiplicará por toda parte.
A planta se desenvolve em altas temperaturas e a floração ocorre no meio do verão. Mesmo nos meses de inverno, porém, não teme o frio e resiste mesmo que a superfície da água congele.
Uma vez adulta, a flor de lótus não requer cuidados especiais: a fertilização e a poda não são necessárias e é difícil de ser atacada por parasitas e doenças.