Feira de móveis de Milão 2021 – 6 tendências em Décor para 2022
Saiba tudo sobre a feira de móveis de Milão 2021. São novidade em cores, materiais e acabamentos. Design, sustentabilidade e compartilhamento são as palavras-chaves desta feira que completa 60 anos
O Fashion Bubbles foi conferir, ao vivo, a feira de móveis de Milão 2021, o principal salão de móveis na capital do design e da moda. Aqui, você confere as novidades e tendências.
Stefano Boeri, curador da feira, declarou: “Estamos empenhados em organizar este super salão porque acreditamos que é essencial encontrar-se novamente, dialogar e descobrir os produtos que as nossas empresas continuaram a criar nestes 18 meses de pandemia”.
Assim, o evento foi adiado duas vezes em função da Covid-19 e, finalmente no, aconteceu de 5 a 10 de setembro. Foram mais de 423 marcas expondo seus produtos distribuídos em quatro pavilhões.
Quais as principais tendências da Feira de Móveis de Milão para 2022?
Dentre as principais tendências e novidades apresentadas na Semana de Móveis de Milão estão:
- Compartilhamento
- Sustentabilidade
- Home office
- Cores, materiais e acabamentos
- Atmosfera intimista
- Brasil marca presença
1. Design, compartilhamento e sustentabilidade
- Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Segundo Stefano Boeri, esta feira de móveis pode se tornar o símbolo do novo renascimento, ou seja, do pós-pandemia. Que assim seja!
Desta forma, as empresas estão orientadas a se adequarem rapidamente às transformações da sociedade e principalmente a atenderem às necessidades individuais de cada cliente.
Neste sentido, o evento se baseou na força do design e da criatividade. Todas as instalações da feira de móveis foram concebidas pelo arquiteto Andrea Caputo, com estruturas de madeira reciclada.
Sem dúvida, o material protagonista do salão foi a madeira, nos transportando para casas, escritórios e cidades verdes.
- Confira também: Poltrona para sala: 30 modelos para escolher e copiar
Assim, já na entrada do evento respiramos a atmosfera verde, graças ao projeto em parceria com a Forestami, que realizou um trabalho de “arborização urbana” de Milão.
Desta forma, o corredor verde acompanhava os visitantes na feira, com centenas de árvores em cachepôs de madeira esverdeando a entrada do evento. Uma instalação belíssima!
2. O home office no salão de móveis de Milão
Antes de tudo, muito verde e cores para o home office. Os locais de trabalho deixam de ser cinza. A ideia é que se transformem em prazerosos espaços.
Assim, o verde das plantas, as cores das flores estarão presentes, bem como espaço garantido para o headphone , o capacete da moto ou do patinete, as fotos de família… Enfim, tudo para deixar a vida mais agradável.
Como consequência, as cadeiras estão no foco para dar o máximo de conforto e funcionalidade.
- Veja também: Decoração de home office: 4 dicas para organizar o seu escritório. Além de 7 cores para home office que aumentam a produtividade.
Proposta de home office ou estações de trabalho para empresas com espaços funcionais. Fonte: Arquivo pessoal Alessandra Janaudis
Assim, dentro do pavilhão, as árvores também enfeitam os corredores. Contudo, serão todas replantadas na cidade de Milão.
Os tecidos em tons de terra, as pedras com veios aparentes chamam a atenção para a natureza.
- Confira ainda Cloffice: a nova tendência na decoração de home office.
3. Cores, materiais e acabamentos
A cor verde aparece nas superfícies em pedra e nos estofados. As estantes com nichos geométricos foram destaque também. Assim como as pedras em mármore ou granito aparecem sempre em sua versão mais natural.
Em seguida, o laranja esteve presente no salão de móveis de Milão 2021 em várias versões, tanto em tons mais energéticos, como também em tons de terra. Por exemplo, nesta cozinha proposta pela Veneta Cucine.
- Veja também Cozinha integrada com sala: 27 formas de decoração para copiar. Além de Cozinha pequena decorada.
Em suma , o laranja promete invadir também os quartos e as salas. Fiquem de olho!
Alguns especialistas já pontuam que o laranja será o novo preto da decoração.
Desta maneira, o design encontra a naturalidade da madeira e a energia da cor laranja em alguns dos produtos mais icônicos da feira de móveis de Milão 2021.
- Confira também: Plantas para banheiro: 10 espécies para arrasar na decoração
4. O Brasil marcou presença
Destaque para o estúdio Bola do Brasil, que trouxe a madeira como protagonista das peças expostas no salão de móveis de Milão. Desenho autoral e a simplicidade são as palavras-chaves que movem o trabalho dos dois arquitetos paulistas, Flavio Borsato e Mauricio Lamosa, fundadores do estúdio Bola.
Assim, eles criam produtos sem se preocuparem com modismos. Desta forma, o que importa é deixar as peças agradáveis aos olhos durante anos.
Muito interessante também foi a programação de palestras que aconteceram sobre economia circular, educação e arquitetura com a participação de nomes ilustres, entre eles do brasileiro Humberto Campana.
- Confira também: Economia circular: O que é? Mais sua interação com a sustentabilidade
Seguimos com a Favela Chair , criada em 2004, um clássico do designer Humberto Campana que foi destaque na exposição dentro do salão de móveis. Criada a partir de sarrafos de madeira reutilizados, mais uma vez pontuando a sustentabilidade como palavra-chave.
Além da criação de Pedro Franco para A Lot Of Brasil , com a cadeira em construção da Coleção Renda 2020, mais uma presença brasileira no salão de móveis de Milão. A Lot Of Brasil é uma indústria brasileira com o propósito de Glocalidade (global+local).
Sendo assim, uma referência muito importante, principalmente porque foi a primeira marca da América Latina a ser convidada em 2013 para expor no salão de móveis de Milão. Que orgulho!
- Confira também: Medicina do ambiente: o que é e como usar na decoração
5. Atmosfera intimista nos corredores do salão de móveis
Desta forma, a experiência da visita é impressionante. A feira de móveis de Milão mostrou um ineditismo no trajeto do visitante, os corredores com iluminação indireta e foco de luzes sobre os produtos criaram um ar de passarela.
Desta maneira, evidenciaram-se as tendências, bem como os organizadores levantaram a bandeira da sustentabilidade com menor uso de energia durante o evento.
Assim, a atmosfera intimista , convidava as pessoas a se reencontrarem, com conversas que pareciam ser entre velhos amigos. Por outro lado, os produtos foram expostos como se fossem peças de arte em uma galeria.
- Confira também: Planta de quarto: 15 formas de organizar os móveis
6. Marcas de moda brilham no salão de móveis
Em primeiro lugar, a Missoni Home apostou na inspiração Tie Dye e apresentou essa coleção de cadeiras da foto acima com a proposta de uma composição colorida para a área externa.
Além de tecidos estampados para estofados com motivos que lembram pedras e superfícies rochosas do deserto do Atacama. Sobretudo em paleta de cores em tons naturais como, por exemplo, esta proposta abaixo para casa de praia ou campo.
- Confira também: Decoração praiana: 15 fotos de vários cômodos para se apaixonar
Por outro lado, a Diesel, apresentou uma decoração de banheiro com a pegada industrial em parceria com a prestigiada Scavolini.
- Confira também: Spa caseiro: 11 truques para transformar seu banheiro em um spa em casa!
Finalmente, podemos afirmar que o design de móveis e decoração de interiores trilham o caminho do encontro dos nossos desejos como consumidores.
Desta maneira, o objetivo dos criadores é viver em um mundo mais sustentável, mais confortável em todos os sentidos, para a mente e para o corpo.
Portanto, fiquem ligados nas próximas novidades aqui no Fashion Bubbles e vejam mais conteúdos de Milão:
- Mudança de vida: “Deixei tudo e fui morar na Itália”
- Cidades bate e volta de Milão que você não pode deixar de conhecer
-
Verão 2023: 6 tendências que foram destaque na Semana de Moda de Milão
Sobre a colunista
Alessandra Janaudis, formada em publicidade pela FAAP, pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM bem como em Moda e Criação pela Santa Marcelina. Cursou Cool Hunting na Domus Academy de Milão.
Hoje mora na Itália e tem também um projeto de correspondência de moda para empresas brasileiras com fotos de vitrines, produtos e tendências diretamente de Milão .
Instagram: @conexaomilano_
E-mail de contato [email protected]
Enquete: quem você quer que vença A Fazenda 16?
Flor Fernandez e Luana Targino deram adeus ao programa depois de quase três meses de confinamento no reality. A atração está chegando ao fim e essas duas personalidades fortes acabaram batendo na trave, mas infelizmente não foram para o Top 8 e nem para a final. Depois da eliminação dupla, quem você quer que vença? Vote na nossa enquete A Fazenda 16 após a eliminação de Flor e Luana. Queremos saber sua opinião: