Espada-de-são-jorge: significado, como cuidar e 35 ideias de onde colocar na decoração

Bonita e resistente, a espada-de-são-jorge pode ser uma ótima decoração. Veja os benefícios de ter essa planta e ideias de onde colocar

Fonte: Instagram @inesgarp

De uma beleza ímpar, a espada-de-são-jorge pode ser uma ótima decoração. Afinal, usar plantas na decoração de ambientes externos e internos é uma tendência que veio para ficar. De grande imponência e presença estética, a espada-de-são-jorge figura entre as queridinhas para se ter em casa.

Resistente, é uma planta que não exige muitos cuidados e que traz consigo um misticismo que faz com que seja uma das plantas mais conhecidas entre os brasileiros. Tendo isso em mente, o Fashion Bubble trouxe 26 ideias de como usar essa planta na decoração da sua casa

Qual o poder da Espada de São Jorge?

Também conhecida como Espada de Ogum, essa planta é conhecida por ser uma espécie de amuleto de proteção. Acredita-se que ter uma dessas em casa cria como que um escudo de proteção contra o mau-olhado e as energias negativas.

Fonte: Instagram @Thebohocoffeethrifter

Acredite ou não no misticismo que envolve essa planta, o fato é que as sansavieras (nome científico dessa espécie de planta) são capazes de purificar o ar dos ambientes, retirando até mesmo poluentes conhecidos como benzenos e amoníacos (responsável pelo cheiro forte de materiais de limpeza, por exemplo) do ar.

Fonte: Instagram @sobrado.32

Outro benefício de ter uma espada-de-são-jorge em casa é que ela é uma das poucas plantas consegue ficar no ar condicionado. Além disso, essa planta pode ficar tanto em lugares com mais ou menos luz, o que facilita seu uso para decoração de ambientes internos.

Tipos de sansevierias

Apesar das pessoas tratarem todas como uma só, existem vários tipos de sansavierias. A que popularmente chamamos de espada-de-são-jorge ou Ogum é a mais conhecida e acaba nomeando todos os outros tipos.

Fonte: Instagram @mervsjungle

Ela possui uma folhagem composta por um marmorizado de verdes mais claros e mais escuros por toda a planta. A sansevieria trifasciata é um tipo de planta que pode ficar muito alta e que, portanto, precisa de vasos maiores.

Fonte: Instagram @amazing__plants

Já a folhagem das chamadas espadas-de-santa-bárbara ou iansã tem um contorno amarelado por toda a folha que, dessa forma, a difere das demais. Além disso, a sansevieria zeylanica fica um pouco menor que o tipo citado anteriormente.

Fonte: Instagram @ap.studiosp

Outro tipo de sansavierias é a vitória, caracterizada pela folhagem mais larga e mais dura que as outras plantas da espécie.

Fonte: Instagram @fitagarden

As sansavierias menores descendem todas de uma mutação que ocorreu, a princípio, naturalmente, mas que vem sendo replicada. Todas elas vêm da sansavieria hahnii, essa plantinha em formato de coroa surgiu pela primeira vez no jardim de uma jardinista norte-americana.

Fonte: Instagram @planetarium_greenshop

As sansavierias cilíndricas tem ganhado cada vez mais espaço no paisagismo graças a influência do brasileiro Roberto Burle Marx, que utilizou essa planta diversas vezes em seus trabalhos. Para saber mais sobre as espadas-de-são-jorge assista o vídeo abaixo:

É bom ter Espada de São Jorge dentro de casa?

Sim, a espada-de-são-jorge é uma excelente planta para ter dentro de casa! Além de ser de fácil cuidado, ela oferece diversos benefícios, como citado anteriormente.

Fonte: Instagram @apezito61

Ademais, é uma planta visualmente atraente, com folhas rígidas e alongadas que adicionam um toque elegante e moderno ao espaço. Suas folhas verdes e fortes tornam qualquer decoração mais interessante e harmoniosa.

Contudo, existe um fator que pode ser um impedimento para quem deseja cultivar essa planta em casa. Esse aspecto específico pode tornar a ideia de tê-la um pouco complicada, dependendo dos moradores do local.

Por que não pode ter Espada de São Jorge em casa?

Apesar de purificar o ar e servir como amuleto de proteção, a espada-de-são-jorge pode ser tóxica. Causando paralisias e até morte, se ingerida. Dessa forma, mantenha sua planta longe do alcance de crianças e animais.

Fonte: Instagram @casaeflordecoracoes

Como cuidar da espada-de-são-jorge?

Embora seja uma planta extremamente resistente, existem alguns cuidados que precisam ser tomados no dia a dia da sua espada-de-são-jorge.

Fonte: Instagram @theprimpysheep

Essas folhagens podem ficar tanto em locais com sol direto nelas quanto em lugares de meia sombra. Sendo assim, o que não pode é deixar a planta em um local onde não entre luz em nenhum momento do dia. Ainda assim, é importante saber que, quando muito expostas ao sol, elas podem mudar de cor para tons mais amarelados.

Fonte: Instagram @avoqueria

Outro cuidado que precisa ser tomado é não aguar sua planta todos os dias. Parente das suculentas, a espada-de-são-jorge não gosta de muita água, o ideal é colocar água apenas quando o substrato estiver seco. Para isso basta colocar o dedo na terra e sentir o substrato, se ele ainda estiver um pouco úmido sua planta pode esperar.

Fonte: Instagram @lar_docecasinha

Além disso, é importante adubar a planta anualmente para que ela continue a crescer. O melhor adubo para as sansavieras são os granulados.

O que significa quando a Espada de São Jorge murcha?

Quando a espada-de-são-jorge começa a murchar, isso pode ser um sinal de que ela está passando por algum tipo de estresse. Normalmente, isso está relacionado a condições de umidade inadequadas, presença de agentes patogênicos ou até mesmo fatores ambientais adversos.

A exposição prolongada a ambientes secos ou a falta de rega pode fazer com que a planta perca a vitalidade, enquanto mudanças bruscas de temperatura, luz intensa demais ou um solo de má qualidade também são causas comuns de murcha.

Fonte: Instagram @casavidacenario

Para tratar a murcha, é fundamental ajustar a rega, garantindo que a planta receba a quantidade adequada de água para manter-se saudável sem acumular umidade excessiva. Além disso, deve-se evitar o cultivo de muitas plantas em um mesmo espaço, para garantir que cada uma tenha a circulação de ar e os nutrientes necessários para crescer.

Fonte: Instagram @alfie_n_gem

Se a causa da murcha for patogênica, o uso de fungicidas pode ajudar a combater fungos prejudiciais, enquanto inseticidas sistêmicos podem ser utilizados para eliminar pragas que contribuem para o problema.

Relacionadas

Qual o melhor lugar para colocar Espada de São Jorge?

A praticidade de cuidar e a possibilidade de ficar em ambientes onde o sol não bate sempre, faz com que essa planta seja muito versátil como objeto decorativo, podendo ficar nos mais diversos lugares, dentro ou fora de casa. Veja essas ideias:

Hall de entrada

O hall de entrada é a principal escolha daqueles ligados ao misticismo da espada-de-são-jorge. Acreditando que a planta serve como uma proteção contra o mau-olhado, nada melhor que tê-la logo na entrada, recepcionando os convidados. A superstição também diz que o melhor lugar para esse caso é o lado esquerdo da porta.

Fonte: Instagram @jen.mystlishsoul
Fonte: Instagram @virtueprojectsltd

Seja ou não pelos fatores místicos, ter uma planta decorando a entrada de casa passa uma sensação de cuidado e é uma ótima opção principalmente para aqueles que gostam de receber visitas.

Fonte: Instagram @carolynyuenmarino
  • Nesse sentido, leia Decoração com plantas: como escolher e cuidar das plantas em casa + 50 fotos de inspiração para entrar na tendência da selva urbana

Área externa

Do mesmo modo, pensando na entrada da casa, podemos pensar na área externa. Grandes vasos emoldurando a porta de entrada ou um caminho de espadas-de-são-jorge no jardim fazem o papel de embelezar essa que é a nossa primeira impressão de uma casa.

Fonte: Instagram @energygardens

Fonte: Instagram @secretgardens_au

Áreas de convivência externas também merecem atenção. Decorar esses ambientes com vasos menores pode ajudar na integração entre o ambiente e o jardim, por exemplo.

Fonte: Instagram @lookwhat_i_found

Sacadas e varandas também podem ser ótimos lugares para essas plantas. A fim de utilizar esses espaços muitas vezes esquecidos, podemos construir um jardim vertical ou um belo conjunto de vasos.

Fonte: Instagram @brunomoreno.studio
  • Logo depois, leia Ficus lyrata: o que significa e dicas de como cuidar da planta

Sala

A sala de estar é um lugar de unir a família, receber os amigos e de descansar. Dessa forma, o que buscamos na decoração deste cômodo é conforto e bem-estar sem perder a beleza.

Fonte: Instagram @doitdamnit
Os vasos grandes também se conectam ao estilo da decoração. Fonte: Instagram @allmodern

Tanto as decorações mais minimalistas quanto as mais maximalistas podem ganhar com o uso de plantas. As ideias acima demonstram como a espada-de-são-jorge pode se adaptar ao ambiente, trazendo um ponto de cor, como podemos ver na primeira imagem, ou criando certa altura, como na segunda.

Fonte: Instagram @anotherlondonflat
Fonte: Instagram @martcollection

Uma boa pedida para quem não quer apostar em grandes vasos, mas quer dar aquele toque de vida na decoração, são as espadas menores que, ficam lindas plantadas em pequenos cachepôs e podem ser colocadas nos mais variados cantinhos. Prateleiras, mesas de centro e aparadores podem ser bons lugares para decorar dessa maneira.

Fonte: Instagram @quixoticsf
Fonte: Instagram @thrift_plantabode_

Quarto

Sem dúvida os quartos são cômodos em que passamos tempo. Uma bela decoração pode ajudar tanto na sensação de conforto quanto a conferir identidade a esse lugar tão nosso.

Fonte: Instagram @Sarah.butter.szczerba
Para os mais minimalistas, há a opção de colocar plantas em móveis como mesas de cabeceiras e cômodas. Fonte: Instagram @morrisonfamily_

Tem um cantinho de estudos ou home office? Que tal usar a espada-de-são-jorge para dar cor e vida a esses espaços, afinal ninguém aguenta passar o dia olhando para só o computador, é importante pensar em um ambiente que te mantenha concentrado de maneira confortável.

Fonte: Instagram @ginandinteriors
  • Ademais, veja Dama-da-noite: significado e como cuidar da flor de perfume marcante

Banheiro

Um lugar da casa que vem ganhando visibilidade quando tratamos de decoração é o banheiro. Anteriormente deixado de lado, hoje o que não faltam são ideias de como tornar esse ambiente bonito e agradável.

Utilizar plantas na decoração do banheiro pode ser uma boa ideia de várias maneiras. No entanto, no caso das espadas-de-são-jorge é preciso se manter atento à umidade recebida por elas. Como citado anteriormente, não se trata de uma planta de muitas regas e a umidade pode acabar matando sua planta.

Fonte: Instagram @4plantz
Fonte: Instagram @theplantlota

Para aqueles que não querem se arriscar em uma decoração tão incrementada, o banheiro oferece possibilidades de locais para colocar um vasinho menor. Como, por exemplo, as pias e ao lado da banheira. Um vaso maior em um canto também pode trazer o toque final que seu banheiro precisa.

Fonte: Instagram @noeightysixfurniture
  • Veja também Dipladênia: cores + como cuidar da planta da espécie Mandevilla

Conclusão

Versátil e resistente, a espada-de-são-jorge pode ser usada para criar decorações incríveis! Gostou de saber mais sobre essa famosa planta e das dicas de onde colocá-la? Agora, que tal saber mais sobre O que um cacto representa? É bom ter dentro de casa? Como cuidar + 40 formas de usar na decoração.

Fonte: Instagram. Montagem: Emanoely

Enfim, para ficar por dentro das tendências em decoração, não deixe de conferir nossa página especial sobre o assunto.

  • Por fim, leia Alocasia: tipos, qual o significado e como cuidar da planta

Revisado e atualizado por Luiza Mazon.

Manu Lima: Formada em Letras pela Unesp Araraquara e estudante de Jornalismo na Unesp Bauru. Apaixonada por cultura pop e pela escrita.

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais