Pensando em construir um sobrado? Então, uma das partes técnicas da construção é adicionar uma escada de ligação entre os dois andares. Porém, existem diversos modelos de escadas, como reta, em espiral, de madeira, concreto, vazada, com ou sem corrimão, e assim por diante.
Para escolher a escada certa, é importante identificar o tamanho do cômodo e o perfil dos moradores. Afinal, ela precisa ser funcional e otimizar o espaço.
Sendo assim, fizemos uma matéria completa, que inclui desde medidas técnicas que devem ser utilizadas para a construção de uma escada até dicas de elementos decorativos para adicionar charme e elegância. Portanto, leia até o final e salve seus modelos preferidos!
Qual é a função da escada?
A função da escada é simplesmente ligar um andar ao outro, onde o usuário sobe ou desce. Para isso, existem duas formas básicas. Em primeiro lugar, e a mais comum, é ligar o andar térreo da casa com o primeiro andar.
Por outro lado, em terrenos irregulares, alguns arquitetos e engenheiros preferem adicionar degraus pela casa em vez de gastar com o nivelamento do terreno.
Como resultado, o papel da escada é levar o morador de um cômodo a outro que não estejam no mesmo nível do solo.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, logo depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
Qual a norma para degrau de escada?
Arquitetos e engenheiros se reuniram a fim de criar uma norma na construção de uma escada para que ela seja segura e confortável.
Assim, a altura entre um degrau e outro pode variar entre 15,5 e 19 cm. Além disso, segundo a Casoca, a largura mínima de um degrau deve ser de 60 cm. Por outro lado, o espaço em que pisamos deverá ter entre 27 e 32 cm de comprimento.
Uma curiosidade que poucas pessoas sabem é que para ser perfeito, um degrau não deve ser 100% reto. Segundo estudos, a inclusão ideal para uma escada perfeita é de 30 a 35 graus.
Tipos de corrimão
Quando falamos de segurança de uma escada, majoritariamente pensamos no corrimão. Afinal, ele serve de apoio para as mãos enquanto transitamos sobre ela.
Assim, esse recurso evita acidentes e ainda serve como artigo decorativo para a área.
São diversos materiais que podem ser utilizados na hora de adicionar um corrimão. Por exemplo, nos modelos clássicos, usava-se o ferro com desenhos e esculturas.
Por outro lado, casa modernas têm trazido o vidro, por ser minimalista e passar quase despercebido na decoração. Porém, neste caso, é importante colocar o vidro apropriado para isso de modo que ele seja resistente.
Confira a seguir, fotos de algumas opções interessantes:
- Em seguida, leia também Sala de TV: 4 dicas de decoração para deixá-la digna de cinema
O que colocar na parede de uma escada?
Escada pronta e não sabe como decorar, não se preocupe! O primeiro passo para escolher o que melhor se encaixa na decoração é reconhecer o estilo do ambiente.
Por exemplo, se a sua escada for minimalista, com tons claros e neutros e um corrimão discreto como o vidro ou madeira, é possível ousar na adição de um quadro na parede, um macramê ou algumas plantas pendentes.
Por outro lado, se ela for decorada, iluminada ou com um revestimento chamativo, prefira uma quadro mais neutro com cores sóbrias, sem muitos elementos. Afinal, ele poderá deixar o espaço confuso visualmente.
Em seguida, veja alguns exemplos de uma boa integração dos elementos:
- Além disso, você também pode gostar Tipos de porta: como escolher o melhor modelo +25 decorações
O que colocar em vão de escada?
A resposta para essa pergunta depende de uma série de fatores como altura do pé direito, largura dos degraus e tamanho do espaço disponível.
Hoje em dia, com residências cada vez menores, é importante aproveitar cada centímetro quadrado. Portanto, para quem tem uma área um pouco maior, vale a pena criar um espaço de home office ou um lavabo.
Por outro lado, para áreas menores, que tal incluir um barzinho em casa, um cantinho do café ou até mesmo colocar o rack da sala de tv?
A seguir separamos alguns modelos com inspirações de como decorar o vão da escada:
Degraus vazados
Existem duas possibilidades para querer colocar algo no vazado dos degraus: segurança ou beleza. A primeira delas é bastante requisitada quando há uma criança ou um bebê na casa.
Isso porque ter degraus vazados deixa a escada pouco segura e a criança pode acabar passando pelos vãos. Neste caso, a melhor opção é tampar por completo a passagem.
Para isso, é necessário criar uma continuação no material. Por exemplo, se os degraus forem de madeira, um marceneiro deve ser contratado para fazer essa junção com um material similar.
O mesmo acontece caso o revestimento seja de porcelanato, mármore ou cimento.
Por outro lado, se você quer uma opção para destacar esse espaço da casa, o mais indicado é adicionar fitas de LED debaixo dos degraus. Além de ressaltar a beleza do revestimento, esse recurso é ótimo para quem costuma levantar à noite e ir até a cozinha, de modo que a iluminação da escada será o suficiente para transitar.
Escada de madeira
A madeira é um dos revestimentos preferidos na hora de construir a escada. Isso porque o material oferece conforto e aconchego ao cômodo.
Além disso, combina com vários tipos de decoração, o que pode ser um ponto positivo para quem tem uma sala e um mezanino com estilos diferentes.
Portanto, confira uma galeria repleta de inspirações de escada de madeira:
Escada de alumínio
Além da madeira, um material que é tendência na decoração, especialmente no estilo industrial, é o alumínio. Além de ser leve, esse revestimento é resistente e pode ser pintado de várias cores.
Portanto, se está pensando em um modelo que inclua o alumínio, confira as fotos abaixo:
Escada residencial
Por fim, veja mais algumas opções de escada residencial para ver qual melhor se encaixa com o seu projeto.
Em seguida, não esqueça de salvar seu modelo preferido e compartilhar a ideia com seus amigos.
Conclusão
A escada deixou de ser um simples meio e passou a ser objeto decorativo dentro de casa. Portanto, consulte um profissional da área para identificar qual a melhor posição para colocá-la no sobrado, de forma que atenda suas necessidades.
- Em seguida, leia também 11 dicas para decorar gastando pouco + vídeos e fotos de inspiração