Design funcional: 5 dicas para otimizar os ambientes
Aprenda a diversificar o uso de cada cômodo usando móveis e elementos com design funcional, com dicas da Casai
Nos últimos anos, a tendência de arquitetura e decoração mudou de casas grandes e espaçosas para moradias menores e acolhedoras. Por isso, cada espaço, por menor que seja, pode ser planejado de diversas formas, desde que haja criatividade para novas ideias. Como resultado, um ambiente com design funcional é muito importante!
Afinal, espaços multifuncionais permitem realizar diferentes atividades dentro do mesmo local. Para isso, é preciso ter elementos que podem ser reorganizados e movidos para várias funcionalidades.
Por que ter uma casa funcional?
Para explicar melhor sobre a importância de um design funcional, ninguém melhor do que Alexa Backal, que é Head de Design da Casai. A startup de hospedagem latino-americana é uma referência quando o assunto é funcionalidade.
De acordo com a profissional, uma sala com design funcional garante equilíbrio entre os elementos do espaço e também as áreas livres.
Embora alguns objetos sejam úteis para a prática de determinada atividade, é importante ter em mente que, quanto mais livre é um espaço, mais fácil será se movimentar por ele e apreciá-lo.
“A verticalidade é fundamental em salas pequenas e espaçadas. Cada canto e centímetro é importante para a experiência. Portanto, preste atenção ao uso de móveis flexíveis e móveis embutidos que podem aproveitar esses espaços”, explica Alexa.
Como resultado, a Casai elaborou 5 dicas de como criar um design funcional e otimizar ambientes. Continue lendo!
- Veja também Decoração funcional: saiba o que é e confira 16 inspirações
1. Defina o uso do espaço
Em primeiro lugar, a pergunta que deve ser feita ao planejar um cômodo é: o que queremos que seja este espaço? Isso porque, para criar um espaço funcional, é preciso entender qual é a sua finalidade.
Ainda que pareça óbvio o que se deve ter em uma sala, pense que diversas atividades podem ser realizadas dentro das mesmas paredes. Portanto, é preciso levar em consideração a definição de uso do local.
Como resultado, a criatividade irá fluir de uma forma muito mais leve durante o planejamento e ao colocá-lo em prática.
2. Saiba o seu estilo de vida
A segunda pergunta para criar um espaço com design funcional é: quem vai morar neste espaço? Afinal, a necessidade do usuário deste cômodo é muito importante.
Diferentes pessoas terão visões de funcionalidade diversas para uma determinada área.
Além disso, também vem de encontro com a identificação do propósito que queremos que o espaço tenha, sendo que todas as necessidades devem estar incluídas no projeto.
3. Crie uma linha consistente de design funcional
Em seguida, é preciso avaliar se o elemento que você quer colocar na decoração será funcional ou apenas decorativo. Não há problema algum em adicionar itens sem uso em uma casa pequena. Porém, é preciso planejar com antecedência e dar um motivo para esse objeto estar ali.
Mantenha a organização e o conforto como prioridade ao desenvolver uma proposta. Afinal, isso irá afetar diretamente o quão funcional um espaço pode ser.
- Você também pode gostar Bagunça? Saiba como acabar com ela usando a decoração
4. Harmonize os elementos
O ritmo e a harmonia dos elementos são essenciais para um design funcional. Portanto, crie um padrão de formas, texturas, iluminação e cores. Isso criará um equilíbrio no cômodo e fará com que esses itens interajam.
Conforto e aconchego, que são fundamentais em um cômodo harmonioso, são alcançados com um design bem pensado e o uso correto dos espaços, tanto livres quanto ocupados.
5. Aposte no equilíbrio
O equilíbrio pode ser conquistado a partir da junção de todas as dicas anteriores. Sempre levando em consideração a funcionalidade e os espaços vazios que dão a possibilidade de usufruir do cômodo.
A luz também é importante, porque afeta diretamente a maneira como apreciamos um espaço e o quão convidativo ele é.
Por isso, aproveite ao máximo a iluminação natural e considere adicionar uma iluminação quente que seja agradável aos olhos. Isso irá criar uma sensação acolhedora, especialmente na sala de estar.
Enfim, manter um estilo de design funcional em mente também será vantajoso, pois ajudará a manter uma linguagem visual durante todo o projeto.
- Não perca Decoração clean: por que investir nesse tipo de decoração?
Mais inspirações de design funcional
Conclusão
Apostar no design funcional permite aproveitar cada cantinho da melhor forma possível. E isso é importante principalmente para quem mora em casas e apartamentos pequenos!
Assim sendo, é preciso definir o uso de cada espaço, considerar o seu estilo de vida, criar uma linha consistente de design, harmonizar os elementos e apostar no equilíbrio.
Por fim, conheça a seção Decoração do Portal Fashion Bubbles. Lá você encontra tendências, inspirações e dicas para deixar o seu lar com a sua cara!
Enquete: quem você quer que fique na Fazenda 16?
Agora é tudo ou nada, pois A Fazenda 16 está oficialmente chegando ao fim. Quatro peões foram parar na berlinda desta semana, sendo que dois deles vão ser eliminados pelos votos do público. No caso, os menos queridos pelos telespectadores. Compartilhe na enquete do Fashion Bubble sua opinião sobre quem deve ficar nesta 12ª Roça: