Decorar apartamento pequeno – Ideias modernas e dicas criativas para aproveitar melhor os espaços

por Francieli Hess
/ 24 outubro 2017

Nas últimas décadas, o tamanho dos imóveis nas grandes cidades tem diminuído consideravelmente, por isso é preciso ser cada vez mais criativo para otimizar os espaços. Pensando em quem está quebrando a cabeça na hora decorar apê pequeno, reunimos uma seleção de ideias criativas e cheias de estilo, confira:

Soluções criativas para decorar apartamento pequeno

1. Aproveite ao máximo toda a altura disponível:

Seja no quarto, na sala ou na cozinha, abuse das estantes, prateleiras e armários altos, ocupando todo o espaço disponível nas paredes. Assim você ganha mais espaço para armazenar roupas, utensílios e tudo o que precisar sem comprometer a circulação no ambiente.

Estantes sob medida e prateleiras de canto são soluções ideais para maximizar o espaço.

A Estante Versátil da Mobly tem 1,80 m de altura e traz um design bacana, com vários nichos para guardar seus itens pessoais. Clique para conferir no site.

Na sala, troque o rack por painéis com nichos, gavetas e prateleiras para ganhar espaço e liberar a circulação no cômodo. Painel Antares, da Mobly.

Com 1,80m x 1,80m a Estante Maestro da Oppa é a solução ideal para resolver seus problemas de armazenamento.

 

Estante decorativa da Leroy Merlin

2. Leve o home office para a sala:

Ter um espaço confortável para estudar, trabalhar ou até mesmo resolver as pendências do dia a dia traz um grande aumento na qualidade de vida. Com os imóveis diminuindo de tamanho, uma solução bacana é levar o home office para a sala, escolhendo algum cantinho de preferência próximo à janela para aproveitar a luz natural.

Dá para aproveitar a dica acima e integrar a mesa em uma estante bem alta, que sirva tanto para fins de trabalho quanto para a decoração. Esse mix de design e funcionalidade faz toda a diferença na hora de decorar apê pequeno.

Detalhes fazem a diferença!

 

No catálogo da coleção 2018 da Leroy Merlin,você encontra dicas de ambientes decorados e sugestões de produtos. A parte decoração também possui muitos produtos estilosos e versáteis.

4. Agregando charme ao corredor:

Maximizar os espaços é a regra básica na decoração de ambientes pequenos, então vale aproveitar todos os cantinhos e o corredor não pode ficar de fora. Decore com quadrinhos, espelho e prateleiras altas para ganhar um armazenamento extra. Se a largura permitir, vale até colocar uma pequena estante de apoio.

Transforme o corredor em um cantinho cheio de estilo com móveis pequenos e quadrinhos decorativos.

A prateleira/revisteiro Pepê, da Oppa, é perfeita para corredores. 

Espelho Com Toucador Bechara – Armazenamento inteligente e cheio de estilo.

Cabideiro Multifuncional Kapos – Para suas chaves, casacos, bolsas e muito mais. É baratinho e fica um charme no corredor!

 

5. Mobiliário personalizado, em nome da máxima funcionalidade

Em um apê pequeno, a cozinha muitas vezes acaba sendo pequena, escura ou ainda estreita e longa, dificultando na hora de escolher os móveis ideais. Nesse caso, vale lançar mão da criatividade e escolher móveis versáteis, como as mesas dobráveis de canto para um café da manhã rápido.

Na sala, pense em investir em um bom sofá cama, para garantir um “quarto” extra em caso de visitas. De acordo com a revista Grazia, outra ideia super em alta é trocar o sofá por poltronas confortáveis, que são mais fáceis de mover e não comprometem a circulação do ambiente.

Mesas estreitas e poltronas ao invés de sofá: estilo e muito espaço!

Sofás cama são alternativas para quem gosta de receber hóspedes mas não tem muito espaço em casa. Clique para conferir esse sofá-chaise no site da Mobly.

A Mesa Dobrável Politorno funciona tanto na cozinha quanto na área de serviço. Além do espaço de armazenamento interno, ela tem um preço super em conta.

 

6. Armazenamento oculto

Quando for comprar os móveis para decorar apê pequeno, dê preferência para aqueles que fornecem espaços de armazenamento embutido. Camas baú, puffes que viram sapateiros e espelhos que fazem as vezes de porta-trecos são algumas possibilidades de aliar design e funcionalidade, sem comprometer o estilo na decoração.

O Espelho Ametista da Oppa tem 3 prateleiras e combina com vários ambientes.

Na cozinha, aposte em mesas de canto com nicho para armazenar condimentos, utensílios e até mesmo decoração. Clique para conferir a Mesa Elo no site da Americanas.

A Cama Box Baú Casal Bartira tem 5 portas e 2 gavetas, ideal para quartos pequenos.

Baú puff – Charme com espaço extra para guardar coisas – Via Leroy Merlin

Salvar

24 outubro 2017
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess