Decoração Boho – Tendências e sugestões criativas para os boêmios modernos 

por Francieli Hess
/ 03 novembro 2017

O lar é uma extensão importante das nossa personalidade e, por isso, merece uma atenção especial. A revista Harper’s Bazaar apontou a decoração boho moderna como uma das tendências mais fortes do design de interiores atual e a melhor parte é que ela tem tudo a ver com o nosso clima tropical.

Decoração boho moderninha

A casa dos novos boêmios é um oásis de criatividade. Ela tem forte inspiração no estilo Jungalow e mixa referências multiculturais, trazendo ainda mais personalidade para o lar. De acordo com Justina Blakeney, designer de interiores e escritora do livro The New Bohemians: Cool and Collected Homes, o lar dos integrantes dessa tribo tem pouca distinção entre o ambiente pessoal e o de trabalho, geralmente incorpora estúdios, ateliês e até mesmo lojas pop up dentro de suas paredes. Na hora de adotar a tendência, é interessante ter em mente alguns pontos-chave que podem ajudar a orientar a decoração dos ambientes:

 

1. Misture gêneros diferentes

O mix de elementos étnicos e contemporâneos une o estill boho com detalhes da arquitetura clássica e móveis modernos. Ao invés de investir em uma estética única, os novos boêmios preferem mixar diferentes estilos arquitetônicos, criando um ambiente único e cheio de personalidade.

Perca o medo de misturar! Elementos de diferentes estilos arquitetônicos adicionam profundidade ao ambiente, ao mesmo tempo em que revelam a personalidade do dono.

Vale apostar em móveis e objetos que contem a sua história e encarar a casa como um museu de memórias. – Decoração Boho

 

2. Adicione texturas e misture estampas

As texturas trazem profundidade e riqueza de detalhes para os ambientes. Elas podem vir em forma de papel de parede, tecidos e até mesmo objetos para pendurar como quadros, esculturas e cestarias espalhadas pela casa. Na hora de compor a decoração, vale perder o medo de ousar e investir em um mix de estampas bem criativo. Para que a mistura seja harmônica, escolha uma paleta de cores e varie bastante nas padronagens. Você também pode usar e abusar do círculo cromático para coordenar melhor as tonalidades.

Decoração Boho – Papéis de parede são a aposta certa para decorar a casa com muita personalidade.

 

Papel de parede auto adesivo Tropical – Mobly | Papel de parede Leroy Merlin

Se você não quer ou não pode pintar as paredes, vale apostar em tecidos e tapeçaria como uma alternativa para enriquecer o ambiente. Pendurados, eles saem do comum e tem um efeito lindo.

Tapete Cateto – Oppa

Manta Belarus – Mobly | Passadeira Colina – Oppa Design

Para misturar estampas sem medo – Escolha uma paleta de cores semelhantes e brinque variando as padronagens dos objetos que decoram o ambiente.

Kit 4 almofadas – Mobly | Almofada Bohemian – Leroy Merlin

 

 3. Traga a selva para dentro de casa

Tropical e cheio de vida, o estilo Jungalow veio mesmo para ficar. Invista em plantas verdes de diversos formatos e espalhe-as pela casa, lembrando sempre de escolher aquelas que melhor se adaptem ao clima da sua cidade. Além da função estética, você pode optar pelas espécies que atuem como purificadoras do ar, melhorando a qualidade de vida no lar.

Além de decorar, as plantas trazem vida e aconchego para a casa.

Jibóia verde – Leroy Merlin |  Dracena – Leroy Merlin

  

Decoração Boho – Crie cantinhos especiais com várias plantas verdes e invista em vasos e cachepôs para dar personalidade ao ambiente.

Vaso cimento bicolor – Imaginarium | Cesto de palha – Mobly

Vasos Caixote – Oppa Design

Quer ousar ainda mais? Aposte em fundos de diferentes cores para realçar o verde.

03 novembro 2017
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess