A principal característica da décor industrial é deixar a estrutura aparente e valorizar espaços. Por isso, paredes de tijolos, tubulações visíveis e estruturas de ferro são conceitos conhecidos desse estilo. Além disso, este tipo de decoração tem ganhado cada vez mais espaço na arquitetura moderna.
Tudo começou em meados da década de 1950, em Nova York, onde as antigas fábricas americanas se transformaram em lofts para pessoas morarem. Porém, com o passar dos anos, o estilo industrial passou por algumas mudanças.
Para explicar melhor, as arquitetas Eduarda Negretti e Nathalia Lena, do escritório Lene Arquitetos, falaram mais sobre o assunto e trouxeram como exemplo um imóvel de 75m². Confira!
As mudanças do estilo industrial
Nos últimos dois anos, quando a décor industrial ganhou ainda mais atenção, o estilo marcado por cores frias e decoração rústica também sofreu algumas alterações. Por isso, as arquitetas elaboraram um projeto de um apartamento para um jovem casal na capital paulista, com um toque industrial mais leve.
Basicamente, o imóvel foi entregue aos moradores no contrapiso, sem nenhum revestimento e com divisórias entre cozinha, varanda e banheiro.
“Reformamos todo o espaço. Trocamos todos os pisos, tanto da cozinha e dos banheiros, mantendo apenas o da varanda”, explica Eduarda.
Um dos desafios encontrados para definir a decoração foi que os moradores, Elisa e Daniel, tinham gostos diferentes. Enquanto ela era mais clássica, ele queria um estilo industrial, focado no cimento queimado e com muita serralheria.
Por isso, as profissionais resolveram juntar esses dois elementos no projeto.
“Usamos a serralheria de vidro, característico do décor industrial, justamente para criar uma divisão de ambientes, mas sem pesar muito. Além dessa peça que divide a sala de tv e a de jantar, o lustre em cima da mesa com a fiação toda aparente, o uso de elementos com a presença do ferro como a mesa, as cadeiras rosas e as banquetas conseguiram inserir um pouco do conceito.
Porém, tudo isso foi realizado sem deixar o estilo muito caricato e mega industrial”, acrescenta Nathalia.
Além disso, para dar um toque de delicadeza à sala de jantar, as arquitetas apostaram na moldura boiserie.
- Veja também Decoração industrial: o que é, como usar +20 fotos
Espaços integrados
Outra característica bastante forte da décor industrial é a otimização dos espaços. No projeto original do apartamento, havia 3 quartos. Porém, um deles foi desfeito para que a sala fosse expandida.
A fim de criar dois ambientes, seria necessário adicionar uma divisória da sala. Assim, as arquitetas investiram em uma serralheria de vidro que separa a sala de TV das salas de estar e jantar.
“Tudo isso foi efetuado sem dar a sensação de que antes era um quarto, que foi revertido para uma sala. Por isso, optamos por serralheria, e não por paredes.
Como os moradores recebiam amigos, muitos deles com filhos, nosso moradores queriam um espaço para receber visitas como a sala de estar e a sala de jantar. A sala de TV ficou reservada com um pouquinho mais de privacidade”, reforça Nathalia.
- Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Canto alemão
Por outro lado, na sala de jantar, Eduarda e Nathalia escolheram uma excelente estratégia para receber os convidados: combinar as cadeiras com um canto alemão.
“Eles pediram por mais espaço e um lugar confortável, que acomodasse todos. Colocamos a mesa com o canto alemão e aproveitamento para deixar um baú, a fim de aumentar a área de armazenamento do apartamento.
Além disso, o espaço tem um sofá de costas para o sofá da sala de tv e duas banquetas na cozinha”, comentam as arquitetas do Lene Arquitetos.
Cozinha com décor industrial
Outra exigência do casal era ter uma cozinha integrada com os outros espaços sociais. Isso foi mais fácil, pois a planta original do apartamento já tinha uma cozinha no conceito americano, ou seja, sem parede.
Porém, não foi o suficiente. O casal pediu um apoio para refeições rápidas. Portanto, uma solução prática foi criar uma bancada de divisória.
“Usamos o revestimento subway tile brando numa paginação diferente, que é a espinha de peixe, e mesclamos com elementos neutros”, aponta Eduarda.
- Você também pode gostar Sobrado pequeno: casa de 110m² tem cômodos integrados e área de lazer
Varanda
Ao contrário dos outros cômodos, a varanda ganhou apenas uma repaginada na decoração, sem mudanças em sua estrutura original.
O objetivo dos moradores era ter um espaço confortável, com apenas um banco para apreciar a vista.
“Fizemos somente marcenaria, banco, gabinete de churrasqueira e a caixa de madeira ripada para esconder a condensadora do ar-condicionado, que acabou virando um aparador”, explica Nathalia.
Soluções práticas para um décor industrial
- Em primeiro lugar, a solução prática para ganhar espaço de armário foi criar um banco com baú na varanda e no canto alemão;
- Na sala de TV, o equipamento de som ficou escondido dentro de um rack ripado. Como resultado, o móvel não influenciou no funcionamento do aparelho.
- Além disso, confira Alugar apartamento: 6 dicas para usar na vistoria
Mais inspirações
Sobre Lene Arquitetos
Por fim, criar e executar com excelência espaços arquitetônicos que elevam a relação do ser humano com o habitat social e proporcionam o bem-estar por meio de um projeto elegante, autêntico e descontraído é o objetivo das arquitetas.
Desde 2013, quando a carreira como arquitetas uniu a vida profissional de Nathalia Lena e Eduarda Negretti, ambas atuam com um olhar complementar e sempre voltado para a mesma direção.
Contato: (11) 98555-5869