Colorir no décor é sempre uma aventura. Assim como os móveis têm cada qual uma função, as cores na decoração também as possuem. Tudo depende da maneira como são usadas! Além disso, elas conferem personalidade aos ambientes da casa.
Uma boa estampa com mix tonal pode ser o primeiro passo para transformar uma sala neutra em oásis boho, por exemplo. Ou então um tom clarinho nas paredes do quarto pode ser exatamente o que você procurava para deixar o ambiente mais relaxante.
Quer saber como mudar tudo em casa, e qual o significado de cada uma das cores na decoração? Continue lendo!
Como usar cor na decoração?
O que é a teoria das cores na decoração e para que serve?
A teoria da cor envolve o estudo dos matizes e como usá-los em harmonia. É útil no design porque informa uma paleta que funciona bem em conjunto. Essas escolhas desempenham um papel fundamental no ambiente geral de uma casa porque a cor pode influenciar o humor, os sentimentos e até mesmo aumentar a quantidade de sono que você dorme.
Destacamos ainda, os segredos para combinar as cores com facilidade, sem precisar quebrar muito a cabeça!
- Depois, veja também A cor tendência para 2021: saiba como arrasar na decoração. Bem como a Cor do Ano 2021 eleita pela Pantone.
A teoria das cores é o artifício usado por designers e artistas para achar aquelas combinações perfeitas dos seus trabalhos. Em suma, ela é a mistura de ciência e arte em busca de entender quais cores combinam — e por quais razões isso acontece!
Não confunda com a psicologia das cores, viu? Enquanto a teoria explica como combinar, a psicologia mostra por quais razões uma cor pode ser benéfica em determinado lugar da casa.
Descubra o círculo cromático
A primeira vez que ouvimos falar de círculo cromático é com Isaac Newton. Aquele mesmo, mais conhecido por nomear três leis essenciais da física!
Temos o registro dessa “invenção” por volta de 1666. Nessa época, Newton investigava a dispersão da luz solar em arco-íris usando prismas e espelhos. Ele observou como um feixe de luz branca incide sobre um prisma e se divide, do outro lado, entre vermelho, laranja, amarelo, verde, ciano e azul. Depois, ele estudou combinações desses tons.
Foi assim que entendeu o vermelho, verde e azul como cores primárias, por exemplo — ao notar que a combinação de luzes nesses três tons resultava em branco.
Depois, misturando essas cores primárias, encontrou as que hoje conhecemos como secundárias. Elas são ciano, magenta e amarelo.
Foi então que Newton mapeou esses tons em um círculo, separados como fatias de pizza. Atualmente usamos o círculo cromático como principal referência dos tipos de harmonias que criamos com as cores!
Quando combinamos cores e elas de fato ficam bem juntas, temos o que chamamos de tons harmônicos. Hoje, depois de muito estudo, também conhecemos vários tipos de harmonias diferentes. Elas seguem certas regras, regidas pelas posições das cores no círculo.
Harmonia Monocromática
Selecione um tom para usar como a base da sua cartela de cores. Depois, complete essa paleta com versões mais suaves ou mais intensas desse mesmo tom. Pronto: você possui uma harmonia monocromática.
Ela é uma combinação sutil, versátil e prática! Mas se for usá-la, tenha certeza de que realmente ama essa cor. Se não, você vai enjoar, viu?
Harmonia análoga
A harmonia análoga é composta por três cores que estão lado a lado no círculo cromático. É muito fácil compor paletas de cores assim, já que esses tons estão muito próximos. Porém, dependendo das escolhas, pode faltar algum equilíbrio na decoração. É aí que entram os tons neutros — lance mão deles entre sua paleta de cores para deixá-la mais balanceada.
Outra dica para usar cores análogas com sucesso é escolher apenas uma como dominante. O restante ficará presente nos detalhes do seu ambiente.
Harmonia complementar
Dizemos que uma harmonia é complementar quando ela é composta por cores em lados opostos do círculo. Geralmente, o impacto e os contrastes dessa mistura são altos!
Tons suaves de acolhimento com toque complementar de calor
O acolhimento está entre as principais tendências em decoração para 2021. Na imagem da sala abaixo, décor com tons aconchegantes e complementares de verde claro acinzentado e toques avermelhados para quebrar uma possível monotonia, ou um certo “aspecto de hospital”. Fonte: Decoração Sem Dúvida.
Exemplos de cores complementares: Azul e Laranja. Foto: We Vans
Harmonia triádica
Como o próprio nome já diz, essa harmonia também envolve três cores. Porém, dessa vez elas estão espaçadas igualmente no círculo cromático.
O resultado é, assim como na harmonia complementar, uma paleta de cores bem vibrante e com contrastes intensos. Porém, por termos três cores na mistura, encontramos o equilíbrio mais facilmente.
A psicologia das cores na decoração
Enquanto a teoria das cores envolve mais técnica — e a observação do círculo cromático —, a psicologia das cores se baseia em sensações. É sobre como a experiência visual também pode instigar nossas respostas psicológicas!
Vamos dar um exemplo simples. Quando pensamos nesse estudo das cores, logo lembramos dos restaurantes fast food. Esses lugares costumam ter uma paleta parecida, ancorada em um dos seguintes tons: vermelho, amarelo ou laranja.
Além de estarem presentes nos logos e materiais promocionais, houve uma época em que coloriam sempre as paredes desses locais.
Hoje, já encontramos esses restaurantes com propostas mais aconchegantes e modernas de décor — seguindo mudanças importantes do mercado. Porém, as clássicas paredes vermelhas ficam na memória.
Porque eles faziam isso? A resposta é muito simples: esse tipo de tom está relacionado à energia. Cada qual à sua maneira. O vermelho, particularmente, é uma cor quente que motiva atividade e em abundância é capaz até de gerar uma ansiedade. Logo, é um tom perfeito para colorir a decoração de um espaço que precisa de alta rotatividade de pessoas!
As nuances do vermelho também são muito usadas em liquidações justamente por trazerem essa sensação de urgência. Hoje, esse uso é tão comum que também relacionamos versões bem vibrantes do tom a algo barato. Curiosamente, os fast foods costumam ter alimentos mais em conta.
Legal pensar nas cores dessa maneira, não é? Vamos, agora, descobrir os significados das demais cores na decoração e como usá-las!
Vermelho
Não é só de agitação que vivem os que amam o tom vermelho, viu? O significado dessa cor tem muito a ver com a história dela. No Antigo Egito, por exemplo, ela era relacionada à celebração. Porém mais tarde no tempo, ela aparece nas vestimentas e na arte como sinal de riqueza.
Tudo isso mostra como podemos interpretar as nuances de vermelho! Aquelas mais escuras caem bem em ambientes clássicos, que pedem por sofisticação. Que tal fazer uma estante vermelha, como a abaixo, na sua sala? O truque para deixar o ambiente gostoso é preferir um tom mais fechado ou queimado, nada vibrante.
Outra maneira de usar o vermelho em destaque no décor sem pesar é escolher um elemento-chave do ambiente para colorir. O restante permanece neutro. É o que acontece abaixo, no caso do sofá!
E se vermelho está tão presente nos restaurantes fast food, é porque de certa forma também está ligado ao aumento de apetite. Logo, também pode ser uma das cores na decoração da nossa cozinha, não é? O resultado — esteja ele no armário ou nas paredes — costuma ser um ambiente bem moderninho.
E falando em moderno… os banheiros com a cor também são assim! Para ter em casa, aposte nos gabinetes pintados ou em papeis de parede divertidos em seu lavabo.
- Depois, veja também nosso especial de Banheiros e Lavabos. Bem como decoração para Banheiro pequeno.
Mais uma dica: ao decorar, pense em usar as nuances de vermelho para ressaltar alguns detalhes da casa. A porta de entrada, por exemplo! Afinal, a primeira impressão é a que conta — e com o tom, você com certeza vai causar impacto.
Amarelo
Que alegria! Esse é o sentimento mais comumente relacionado ao amarelo. A cor na decoração traz otimismo, inspiração e um pouquinho de calor — uma referência ao sol gostoso do verão.
Experimente usá-lo nos ambientes da casa em que você mais recebe os amigos e família. Para a maioria das pessoas, a sala de estar cumpre essa função.
Mas não precisa apostar todas as suas fichas no amarelo e pintar todas as paredes no tom, viu? Como ele é conectado à criatividade, aproveite dela para aplicá-lo no décor.
Experimente pintar apenas meia parede de amarelo. Ou, então, vá além e pinte uma figura geométrica, como um retângulo, delimitando uma parte do seu décor!
Na segunda foto, trouxemos uma outra opção incrível: colorir o vão dos portais, quando a casa tem ambientes conectados dessa maneira. Os espelhos das escadas e guarnições dos ambientes também levam a cor.
Para o quarto, você pode optar por tons de amarelo um pouco mais leves. O mostarda aparece muito nesses ambientes, assim como o pastel. As combinações são os neutros quentes, como os dos materiais naturais, e também bastante branco — que ajuda a equilibrar a vibração da cor!
Os tons pastel, aliás, são tendência na moda. Sabia? Algumas das dicas para tê-los em seu closet também podem te ajudar na missão de colorir o décor. Confira nossa matéria sobre o assunto!
Na cozinha, o amarelo se faz presente nos azulejos. Quando vai parar nos armários desse cômodo, é combinado com bastante branco — e bancadas de mármore ou granito clarinho.
Você também pode conferir alegria aos seus banheiros usando amarelo. Pode apostar nas paredes ou até no piso. O azul é um bom contraponto um pouco mais frio para essa cor tão quente. Experimente!
Laranja
Os tons mais vibrantes da cartela de cores têm alguns significados similares. Assim como o amarelo e o vermelho, o laranja é cheio de vitalidade. Ele representa o entusiasmo da juventude e o frescor da fruta cítrica de mesmo nome.
Tudo isso culmina na relação do laranja com energia e, porque não, atividades físicas. Logo, a cor é uma boa pedida para brinquedotecas, academias, ou ambientes que pedem por algo mais divertido e jovial. Dentro de casa, ele aparece quase sempre em contextos bem contemporâneos e criativos.
E não pense que o laranja, por ser uma cor tão ativa, não aparece no quarto! O décor boho, cheio de tons neutros e texturas, aproveita muito do laranja para trazer brilho aos ambientes da casa.
Ao mesmo tempo, ele também é muito usado nos detalhes. Os têxteis, como as almofadas e a cortina, trazem uma oportunidade de usar laranja nesses espaços.
Isso você já deve ter adivinhado: o laranja estimula o apetite, assim como o vermelho. Por isso você pode usá-lo em uma cozinha bem descolada! Aposte nos azulejos, nos vasos de cerâmica e até em uma despensa na cor.
Chegamos aos banheiros. Nesse ambiente de relaxamento as nuances mais próximas do salmão e do pêssego são mais comuns. Porém, quem ama laranja não perde a oportunidade de aproveitá-lo bem brilhante em um gabinete.
Azul
Pensando em decorar o escritório? Se você gosta de um décor mais moderninho, tente usar um azul escuro! Enquanto as cores vibrantes acima estão ligadas à ansiedade, ele é tom de calmaria e também foco. Ele pode decorar cômodos mais descontraídos, como a sala de estar, mas é mais comum vermos a cor nesses espaços que inspiram sabedoria.
Ama azul, mas quer evitar que as cores na decoração da sua casa sejam muito escuras ou tragam um ar mais sisudo? Mude o tom! Adicione um pouco de branco à essa tinta e curta o azul clarinho. Ele traz uma atmosfera gostosa a qualquer espaço.
Você pode fazer isso nos cantinhos de relaxamento também, viu? As nuances de azul caem muito bem em quartos. Tanto de adultos, quanto de crianças!
Combine com um pouco de laranja para trazer jovialidade. Já com madeira escura e dourado, o resultado é bem sofisticado.
Nos banheiros, o azul costuma decorar as paredes. Dica: use um revestimento diferente, como os subway tiles, em uma paginação tipo chevron. É ela que se destaca nas fotos abaixo!
Verde
Verde é uma das cores mais fáceis de trazer para dentro de casa. Isso porque não depende da tinta das paredes ou de objetos decorativos. Ele é o tom da natureza — e todo ambiente bem pensado se beneficia de algumas plantinhas.
- Depois veja tudo sobre Decoração com Plantas – Selva urbana é tendência. Saiba como escolher e cuidar das plantas em casa. E ainda Jardim de Suculentas: descubra tipos e 47 fotos de inspiração, pois as suculentas são tendência na decoração e servem para dar vida à qualquer ambiente.
A cor, assim como tudo aquilo que é natural, é cheia de vida e representa crescimento. Esse é um mood ideal para um quarto!
Sabe outro espaço cheio de vida? A cozinha. Brincamos muito que ela é o coração da casa —parte essencial da nossa rotina e também dos momentos especiais que vivemos com amigos e família. Vale a pena pintá-la dessa cor.
Além dos significados acima, o verde pode representar mais uma coisa. De certa forma até um paradoxo: ele é relacionado ao dinheiro. Por ele remeter a prestígio e posses, os tons escuros de verde também vão bem em escritórios, por exemplo.
Viu como é diferente e versátil? Por isso, a dica é: use em todos os ambientes que precisem de um empurrãozinho nessas direções!
Roxo
Essa é a nuance da realeza: quando vemos o roxo no décor, o relacionamos às pedras preciosas como a ametista. Um roxo profundo, tipo joia, é perfeito para o tecido do sofá em uma sala de estar contemporânea!
O tom também estimula a imaginação. Por causa disso, é bem comum vê-lo em ambientes cheios de quadros e outras cores na decoração — principalmente as de outras pedras como o verde esmeralda.
No design de interiores, o roxo é muito usado em busca por sofisticação. Inclusive nos quartos!
O lilás, aliás, é bastante presente nesses ambientes. Ele é uma das cores na decoração dos quartos infantis mais populares, por exemplo. E tem época melhor que a infância para viver cercado de uma cor que estimula a imaginação?
Rosa
Romântico, sensível, leve e feminino. É assim que o rosa é visto! Por isso, com essa cor, não há segredo. Suas versões claras e doces podem ser usadas de acordo com a sua preferência, quando quiser trazer delicadeza ao décor.
É o rosa clarinho e suave que é mais usado em quartos. Mas, sabemos, às vezes dá vontade de fazer diferente mesmo com algo tão delicado. Por isso, vemos muito a cor pintando apenas metade da parede, o que já traz outro efeito à decoração. Ela também pode colorir o seu teto, já pensou?
Como combinação, lance mão do dourado nos espelhos, luminárias e acessórios decorativos. Além do branco, o azul e também os tons doces são ótimos parceiros dos rosados.
Já rosas fortes como o pink trazem uma intensidade única. Eles são mais joviais e elétricos. Sabia que, inclusive, o rosa-choque é muito usado pela comunidade punk? Ele é subvertido como um sinal de rebeldia, principalmente combinado à azul e roxo.
Já deu para ver que, quando decoramos com rosa, podemos seguir dois caminhos muito distintos: um mais clássico e atemporal, e outro ousado e inventivo.
Se quiser seguir por esse segundo, um truque de décor muito útil é começar o ambiente por um tapete. Tome a sala bem colorida da foto acima como exemplo: cheio de rosa, o têxtil também traz azul, verde e laranja. A partir dele, moradores e arquitetos puderam puxar outras cores parecidas para o restante do ambiente, combinando-as com mais facilidade.
As salas de jantar acima também são bons exemplos desse truque! O rosa aparece nos tapetes junto de um pouco de azul, cor aproveitada em outros detalhes da decoração.
O rosa também é uma opção divertida para decorar seu banheiro. Inspire-se!
Preto
O preto caminha lado a lado com o roxo em seus significados. Ele reflete elegância e mistério quando usado em um ambiente. Por isso, sugerimos a cor em um quarto mais moderno e ousado, por exemplo. Para deixar o espaço mais quentinho, é só apostar no marrom junto!
- Confira mais dicas de como usar Preto na decoração com 58 fotos para inspirar.
A maioria das pessoas tem medo de decorar com preto. É comum, afinal, pensar que a cor deixará os ambientes da casa pesados. Outra suposição popular é que ele não fica bem em casas ou apartamentos pequenos, porque deixa os ambientes com uma aparência menor.
Por esses motivos, é muito mais fácil encontrarmos acessórios decorativos em preto do que grandes elementos da cor. Mas garantimos: uma parede preta aqui e ali pode ter um efeito incrível! Quando usamos cores assim na decoração, garantimos um efeito dramático que faz a diferença.
Além disso, existem alguns elementos que te ajudam a não “pesar” no décor. Busque pelo equilíbrio com outros tons neutros e madeiras bem clarinhas, ok? As luminárias e espelhos também são ótimos aliados.
Está pensando em colorir o seu escritório de preto? Vá em frente! Aproveite e crie contrastes com quadros e tapetes mais claros. O resultado será elegante, com toda a certeza.
Você pode seguir algumas inspirações diferentes para banheiros decorados em preto. Uma delas é usar a cor nos espelhos e nos detalhes do box, de maneira mais secundária.
A outra é apostar na abundância do tom. Para quebrar a seriedade — e trazer a calmaria que amamos tanto — salpique o ambiente de verde com vasos de plantas.
Branco
Essa é a cor mais comum de nossas casas. É a que usamos em todas as paredes, ou para equilibrar o efeito das accent walls (ou paredes destaque). Isso porque o branco como tinta é extremamente leve e permite que você construa a decoração ao redor com muita liberdade — a expressão “tela em branco” não existe à toa.
Se você quiser um toque extra de personalidade, pode apostar em versões mais quentinhas dele, como o off-white. Falamos bastante sobre elas em nossa matéria sobre tons neutros na decoração!
Lembre-se: em excesso, o branco pode resultar em cômodos frios. Para combater esse efeito, lance mão de texturas. Mármore, madeira e metais dourados ou rose vão muito bem aqui!
Inclusive, o branco é o queridinho da decoração minimalista. Ela usa dessas texturas e detalhes para chegar a um décor clean, mas ainda assim aconchegante.
Marrom
Falamos muito de marrom na arquitetura e no design de interiores. Isso acontece porque ele é a cor da madeira — uma das nossas matérias-primas queridinhas!
Usamos muita madeira quando queremos trazer texturas naturais para um ambiente. Junto dela, sempre vêm mais uma boa dose de conforto. Quando ela é prevalente em um ambiente, o décor costuma ter uma atmosfera mais rústica e quentinha.
Você pode apostar no marrom além da madeira. Tintas e tecidos também podem trazer esse efeito de aconchego e segurança, ok? Invista nas paredes ou em sofás e poltronas de couro, camurça e outros têxteis do gênero!
Saiba mais: a cor tendência do próximo ano na decoração se chama Pedra Esculpida, e lembra uma mistura de marrom e cinza. Dois neutros perfeitos no décor da casa!
Cinza
Entre as cores na decoração, quer encontrar uma mais elegante que o cinza? É difícil, hein! O tom está em alta pois é neutro, prático e pode ser usado de várias maneiras. Uma delas é através da textura de cimento queimado das paredes, um efeito criativo que traz bossa ao décor.
Decorar com esse tom é descomplicado. Na sala de estar, por exemplo, você pode apostar em um sofá cinza. A partir daí, das duas uma: invista em almofadas e peças ultra coloridas, ou em uma decoração monocromática!
No geral, você pode usar essa cor na decoração seguindo as mesmas regras do preto. Como o cinza tem alguns subtons diferentes e pode ser frio ou quente, ele vai bem em qualquer ambiente. Do quarto até a decoração para home office!
Gostou de ler sobre cores na decoração? Veja nossos artigos especiais de Casa e Decoração.