Anualmente as marcas de tinta fazem um estudo de mercado e tendências para definir qual será a cor que reflete o sentimento e o gosto dos clientes para o ano seguintes. Por isso, faltando cerca de três meses para mudar o ano, as marcas já lançam as cores do ano 2023.
Embora o estudo seja desenvolvido por equipes renomadas e, na maioria das vezes, internacionais, nenhuma delas possui uma coloração parecida.
Portanto, se você já está pensando em uma reforma ou quer garantir o máximo de modernidade na decoração, aposte nesses tons que serão tendência para o próximo ano!
Cor do ano 2023: Suvinil
Após um estudo desenvolvido que busca representar as sensações e sentimentos pós pandemia, a Suvinil lançou a Calcita Alaranjada.
A coloração escolhida resgata um laranja terroso e é inspirada no mineral homônimo. O objetivo da marca é oferecer energia de inovação e conforto aos ambientes por meio de segurança e otimismo.
Para chegar a essa conclusão, a Suvinil utilizou a inteligência cromática para estimular os sentidos e as sensações. Como resultado, a cor tendência para 2023 faz menção aos solos escavados pelos nossos ancestrais. Ao mesmo tempo, há um resgate da efervescência futurista dos anos 70.
A cor Calcita Alaranjada busca maximizar o potencial das pessoas, auxiliando no combate a depressão e eliminação do mesmo por meio do equilíbrio das emoções.
Composição da Calcita Alaranjada
A cor do ano 2023 da Suvinil possui pigmentação 100% mineral. Por isso, integra uma edição limitada da marca. Além disso, a composição da tinta é uma combinação de argilas e não possui pigmentos sintéticos.
- Veja também Tendência de decoração 2023: 40 fotos + itens e estilos que estarão em alta no próximo ano
Paletas de cores
Além da cor do ano, a Suvinil lançou também a coleção O Poder das Cores, que possui cinco temas que ilustram a coleção inspirada nos sentimentos atuais da sociedade.
- A Exausta: pensada no esgotamento do corpo e mente em meio a um mundo acelerado e com informações em excesso. A paleta oferece tons claros e leves, sem muita saturação a fim de estimular o descanso mental;
- A Otimista: inspirada no otimismo das pessoas com as mudanças globais. Essa paleta possui cores felizes e inspiradas na natureza a fim de criar ambientes revigorantes. Além disso, a paleta permite contrastes cromáticos que intercalam entre os luminosidade e intensidade;
- A Empolgada: baseada na felicidade radical da geração z. A paleta possui tons vibrantes e leves que garantem a dose perfeita de dopamina nos espaços;
- A Conectada: inspirada em um mundo tecnológico, a paleta oferece tons pastéis com cores leves e dessaturadas que buscam desacelerar o dia a dia e oferecer a sensação de organização.
- A Cibernética: baseada no metaverso, essa paleta reúne o verde-cítrico, o prateado-metálico, o lilás e o laranja-terroso.
- Saiba mais em Cor do ano de 2023: Suvinil lança a Calcita Alaranjada
Cor do ano 2023: Coral
A escolha da Coral para o próximo ano foi a Silêncio de Inverno. A cor foi baseada na conexão entre o humano e a natureza a fim de garantir conforto emocional e bem-estar.
O tom é um esverdeado claro e terroso que oferece plenitude, calma e a magia das transformações.
“Enxergamos uma mudança de tons mais vibrantes para uma busca maior por cores neutras e naturais. Esse ano, nossas cores refletem cuidadosamente os tons que encontramos na natureza: do cinza, presente nos cogumelos, aos marrons, madeirados e rosas florais”, explica Juliana Zaponi, gerente de comunicação e cores da AkzoNobel América Latina.
Paletas de cores
Além da cor do ano 2023, a marca também revelou quatro paletas que formam 37 cores. O objetivo é criar combinações funcionais que fazem referência ao comportamento de vida moderna.
- Foco na Saúde Mental: tem como foco nutrir a mente e a alma com cores que relaxam, acalmam e confortam. Sendo assim, é formada por marrons, verdes e lilases das matas, jardins e bosques;
- Pensamento Coletivo: possui objetivo de celebrar a diversidade de forma harmônica. O rosa e o ocre norteiam a paleta que é formada por tons suaves de um campo de flores;
- Bioinspiração: baseada nos designers oferecidos pela natureza, essa paleta é formada por cores cruas com tons de palha, castanhos amadeirados, ocre e cogumelo;
- Ciclos de Vida: aqui encontra-se tons serenos que refletem diferentes ritmos como o movimento das ondas. Desta forma, a paleta é formada por tons sutis da praia, como o azul do mar e cores neutras e quentes da areia, conchas e cascalhos.
- Confira mais fotos e informações em Silêncio de Inverno é eleita pela Coral como a cor do ano de 2023
Cor do ano 2023: Tintas Renner by PPG
Em seguida, a Tintas Renner by PPG anunciaram a Vining Ivy como a tendência para 2023. A cor é um verde-azulado que garante modernidade à decoração.
Assim como a Suvinil, a marca também analisou o comportamento do consumir após dois anos de pandemia. Porém, o resultado obtido foi de uma sociedade que passou por adaptações e buscaram serenidade.
Como resultado, a cor do ano 2023 da Tintas Renner by PPG converge na ousadia do azul e a elegância do verde em uma criação que faz referência as águas profundas e resulta em um tom elegante e supermoderno.
Cor do ano 2023: Pantone
Por fim, o Viva Magenta é o tom escolhido pela Pantone 2023! A escolha possui uma sombra da família do vermelho e trás um aspecto de natureza que representa energia e vigor.
Além disso, a cor também é um sinal de força, no qual resgata um sentimento destemido e corajoso que pulsa e celebra a vida de forma otimista e alegre.
- Em conclusão, leia também Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil 2022: veja fotos dos projetos vencedores