Como decorar com livros – Dicas e inspirações criativas para exibir sua biblioteca particular no melhor estilo

por Francieli Hess
/ 13 fevereiro 2018

Nas paredes ou no chão, eles trazem cor e vida para os ambientes – Como decorar com livros.

Ter uma coleção recheada de títulos é o sonho da maior parte dos leitores. Na decoração, os livros ganham ainda mais vida e ajudam a deixar a casa com a personalidade do dono. Além das prateleiras no melhor estilo biblioteca particular, existem inúmeras opções criativas para exibir as suas obras preferidas pela casa. Confira:

Como decorar com livros

Com capas cada vez mais interessantes, os livros se transformam em objetos de desejo e compõem os detalhes da maior parte das fotos de decoração que encontramos pela internet. Uma das principais tendências para o design de interiores em 2018 é incorporar livros, revistas e jornais na decor, deixando-os sempre à mão.

Para entrar no espírito da selva urbana e encher a casa de verde, vale combinar livros com plantas na hora de compor o ambiente. Eles podem servir como base de apoio para vasos e as samambaias trazem vida para as estantes recheadas.

É possível utilizar os livros como suporte para elevar os vasinhos de planta, que ainda podem ser transformados em apoios criativos para manter alguns títulos da coleção em pé.

 A estante está meio sem graça? Experimente acrescentar algumas plantinhas e samambaias – Como decorar com livros

Onde comprar: Vaso Auto Irrigável – Leroy Merlin | Vaso de Cimento Bicolor – Imaginarium

Transforme os livros em móveis e deixe sua casa com cara de revista instantaneamente. Esse truque é perfeito para quem tem pouco espaço em casa, já que decora ao mesmo tempo em que armazena a coleção. Na falta de uma prateleira, os livros podem ser guardados displicentemente empilhados em um cantinho da casa. O efeito final é descolado e, ao mesmo tempo, super útil para quem precisa maximizar a utilidade de todos os cantinhos do lar.

Como decorar com livros – Transforme seus títulos preferidos em um móvel criativo!

Sem estante, sem problemas: basta empilhar os livros no chão, maximizando o espaço e exibindo os títulos como itens decorativos.

Se você não quer deixar seus livros queridinhos jogados pelo chão, uma boa alternativa é investir em tapetes e passadeiras com design bacana. Na Mobly você encontra diversas opções, a partir de R$ 19,90! Clique e confira.

Livros e revistas empilhados também criam um ótimo suporte para mesas e aparadores, substituindo os pés.

Algumas capas tem um design tão incrível que merecem estar em exposição. Uma das tendências mais refinadas do momento é montar uma estante flutuante, com prateleiras bem fininhas (geralmente da mesma cor da parede), para exibir os livros como verdadeiras obras de arte. O resultado final é elegante e cheio de sofisticação, com a vantagem de que você pode replicar em casa gastando pouco.

Deixe suas capas preferidas em constante exibição – Como decorar com livros

As prateleiras com suporte embutido dão um efeito sofisticado para qualquer ambiente e a melhor parte é que custam pouco. Clique para ver as opções disponíveis na Leroy Merlin

Quadros com molduras legais ajudam a compor a decoração! Confira a seleção da Imaginarium clicando aqui.

Uma dica extra para os leitores aficcionados: sabe aquela sua página, poema ou capítulo preferido? Aproveite para demonstrar seu amor levando-o para as paredes. É possível emoldurar ou até mesmo pintar as páginas na própria parede, eternizando o trecho marcante para reler todos os dias.

Como decorar com livros – Páginas e trechos preferidos podem ser imortalizados nas paredes de casa!

13 fevereiro 2018
Francieli Hess

Francieli Hess

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess