CASACOR SP 2023: tendências de decoração, cores, fotos dos ambientes, arquitetos e tudo sobre a edição

Veja 74 fotos de diversos ambientes da CASACOR SP 2023! Confira ainda, quanto custa o ingresso e quanto tempo tem para visitar

Créditos: André Mortatti/ Instagram @andremortattifotografia

A CASACOR SP, a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas, está de volta com sua edição de 2023. O evento reúne renomados profissionais do setor, que apresentam tendências, cores e ideias inovadoras em um ambiente inspirador.

Related Post

Com uma ampla variedade de ambientes, os visitantes terão a oportunidade de explorar criações únicas, repletas de criatividade e beleza. A CASACOR São Paulo 2023 ocorre em São Paulo, de 30 de maio a 6 de agosto, oferecendo uma experiência imperdível para os amantes da arquitetura e do design.

Veja um pouco do que te espera!

Ciclos Deca por Sig Bergamin na CASACOR SP 2023

Sig Bergamin, um dos principais nomes da arquitetura e do design de interiores do Brasil, que assinou o primeiro espaço Deca na CASACOR, em 1995, traz em sua terceira parceria com a marca na mostra, sua interpretação sobre as mudanças nos banheiros ao longo de décadas e projeta o futuro, unindo natureza, design e cores.

“O espaço combina clássicos revisitados da marca com tendências que apontam para um crescente protagonismo do banheiro como ambiente de personalização e autoexpressão. Os produtos Deca aqui inseridos, em sua maioria lançamentos 2023, reforçam para o visitante o pioneirismo da marca em tecnologia de cores D.coat.”, destaca Fabiana Melo, gerente de branding, comunicação e CRM do Grupo Dexco.   

Créditos: Fran Parente
Créditos: Fran Parente
Foto: Fran Parente
Créditos: Fran Parente
Créditos: Fran Parente

Casa Coral

O arquiteto Ricardo Abreu participa pela quarta vez da CASACOR São Paulo, a maior mostra de arquitetura, paisagismo e design das Américas. Nesta edição, o profissional apresenta sua mais recente criação, em uma parceria com a Coral, patrocinadora e tinta oficial do evento: a Casa Coral.

O projeto oferece aos visitantes um ambiente impactante no qual predominam tons de rosa, aliados a uma arquitetura lúdica e moderna, uma ode à coragem de se arriscar no universo das cores e em projetos que valorizem a individualidade de quem os habita.

Créditos: André Mortatti/ Instagram @andremortattifotografia
Créditos: André Mortatti/ Instagram @andremortattifotografia
Foto: André Mortatti/ Instagram @andremortattifotografia
Foto: André Mortatti/ Instagram @andremortattifotografia
Créditos: André Mortatti/ Instagram @andremortattifotografia
Créditos: André Mortatti/ Instagram @andremortattifotografia

  • Logo depois, leia CASACOR SP 2022: 10 tendências e 30 fotos da mostra de decoração

Jardim Sereno

Imagine encontrar um refúgio repleto de paz e contemplação justamente em uma das vias mais agitadas do Brasil – a Avenida Paulista, que representa um dos principais centros financeiros e culturais do país. Esse contraste tão especial dá vida ao Jardim Sereno, projeto de 110 m² das paisagistas Gabi Pileggi (escritório Jardineiro Fiel) e Luciana Bacheschi.

“É um jardim que preza pela simplicidade, que acolhe histórias e reverte às origens, honrando a passagem do tempo. Pensamos num espaço de cura, que ajuda a regenerar, a restaurar as energias mais internas e buscar o seu propósito”, conta Gabi Pileggi.

“Aqui, menos é mais e o sossego da natureza pode ser sentido e absorvido. Criamos um estar imperfeito e natural que nos conduz a uma reflexão, um momento de paz, uma pausa”, continua Luciana Bacheschi.

Crédito: Cacá Bratke
Crédito: Cacá Bratke
Foto: Cacá Bratke
Foto: Cacá Bratke
Crédito: Cacá Bratke
Crédito: Cacá Bratke

Morada do Samba na CASACOR SP 2023

A influência para o nome do espaço de Marcelo Salum e sua relação com o tema “Corpo e Morada” vem do entendimento de que o corpo é a nossa morada e nos expressamos através dele, da nossa cultura.

O samba é um dos movimentos culturais mais característicos do Brasil, que nasceu como uma forma de libertação, por meio da música e da dança, sob forte influência da África. Traz intrínseca a força, o movimento, a alegria, um ritmo envolvente e contagiante, que mexe com nossos sentidos.

“Como uma empresa 100% brasileira, não haveria maneira melhor de reverenciar um dos principais símbolos e patrimônios culturais imateriais do país. Acreditamos no poder da música para gerar conversas por meio, não somente das letras, mas também dos sentimentos que despertam e experiências que proporcionam. O ambiente do Salum traduz a brasilidade e forte influência das raízes do samba e tem o poder de nos levar para uma viagem na história, assim como em uma canção”, diz Edgard Nicola Sanches, Diretor Comercial da Casa Riachuelo.

Créditos: André Klotz
Créditos: André Klotz
Foto: André Klotz
Foto: André Klotz
Créditos: André Klotz
Créditos: André Klotz

Mirante Paulista

Um jardim lúdico, que enaltece e acompanha os contornos da arquitetura modernista de um dos prédios mais icônicos do país, o Conjunto Nacional, e que, através das formas orgânicas do mobiliário e do paisagismo legitimamente brasileiro, se torna um grande living a céu aberto. Esse é o DNA do Mirante Paulista, projeto assinado pelos paisagistas Catê Poli e João Jadão.

O ambiente é inspirado na natureza, na combinação de plantas brasileiras e exóticas, nas curvas do corpo humano e no desejo de conectar-se com a essência interior dos visitantes, como um verdadeiro espaço de receber. O moodboard com tons terrosos e verdes denotam o gradiente de cores que não se repetem. O espaço de 150 m² na área externa, projetado em uma grande varanda de estar, permite uma pausa na correria. “A sensação de acolher-se junto à natureza é revigorante”, explica Catê Poli.

Foto: Evelyn Müller
Foto: Evelyn Müller
Créditos: Evelyn Müller
Foto: Evelyn Müller
Foto: Evelyn Müller

Bilheteria Elemento na CASACOR SP 2023

O nome do ambiente faz referência ao uso de elementos que dão vida e personalidade à bilheteria, chapelaria e lounge de entrada. O projeto pensado em homenagem ao edifício histórico, “Como ponto de partida para a criação do projeto, reproduzimos os detalhes da cúpula central do edifício, em uma tela tensionada, iluminada e de material 100% sustentável”.

O tema “Corpo & Morada” se faz presente pela conexão entre os elementos e diversidade de formas, mostrando que não somos metades que se completam, mas sim inteiros que se encaixam – frase estampada em uma das paredes do lounge.

Créditos: Rafael Renzo
Créditos: Rafael Renzo
Foto: Rafael Renzo
Créditos: Rafael Renzo

Horta Urbana

A paisagista Mônica Costa assina o ambiente “Horta Urbana”. Guiada pelo tema Corpo & Morada, a paisagista apresenta um espaço sensorial e imersivo de bem-estar e prazer.

São 100 m², sendo 70 m² indoor e 30 m² outdoor, que promove a conexão com a natureza e desperta a consciência ambiental, incentivando os visitantes a se envolverem no cultivo de plantas, permitindo que compreendam melhor o ciclo de vida dos alimentos, a importância da água e a necessidade de práticas agrícolas sustentáveis. 

“Essa experiência pode levar a uma apreciação mais profunda do meio ambiente e a uma maior adoção de comportamentos ecológicos”, comenta Mônica.

Créditos: MCA Estúdio
Créditos: MCA Estúdio
Foto: MCA Estúdio
Foto: MCA Estúdio
Créditos: MCA Estúdio
Créditos: MCA Estúdio

Ninho & Aspargos

O arquiteto e urbanista Renan Altera é o responsável pelo restaurante oficial da mostra: o Badebec. O projeto de arquitetura e interiores da Altera Arquitetura, é uma ode ao acolhimento. Inspirado no tema “Corpo & Morada”, proposto pela CASACOR, o espaço ganha o nome de “Ninho & Aspargos” e convida os visitantes a uma experiência sensorial e contemplativa, onde gastronomia, arte e natureza se unem em perfeita harmonia.

Créditos: André Mortatti
Créditos: André Mortatti
Foto: André Mortatti
Foto: André Mortatti
Créditos: André Mortatti
Créditos: André Mortatti

Praça do Polonizador na CASACOR SP 2023

Com a proposta de compartilhar o conhecimento e, por consequência, o processo de conscientização, o jardim, com 100 m², trata de uma questão pouco abordada na sociedade: a polinização.

O projeto idealizado pelo paisagista Luciano Zanardo brinca com formas orgânicas, geométricas e cores vibrantes para ressaltar a exuberância exótica das alocásias e a beleza tropical das bromélias porto-seguro, nativas da Mata Atlântica, polinizadoras e popularizadas nos anos 1960 por Burle Marx.

Foto: JP Image
Foto: JP Image
Créditos: JP Image
Créditos: JP Image
Foto: JP Image
Foto: JP Image

Livraria Com Arte

“A inspiração do nosso projeto foi pautada no desejo de instigar a presença dos visitantes como um convite à exploração e descobertas individuais e coletivas, conectando ao corpo e morada, mesclando momentos de contemplação ou de maior interação com outras pessoas”, explica Caru Cunha.

A Livraria Com Arte foi desenvolvida pelas profissionais Nana Cunha, Caru Cunha e Sílvia Camargo.

Foto: Carolina Mossin
Foto: Carolina Mossin
Créditos: Carolina Mossin
Foto: Carolina Mossin

Outros ambientes na CASACOR SP 2023

A CASACOR São Paulo, principal evento da mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas, apresenta este ano um total de 74 ambientes.

Com o tema Corpo & Morada, a 36ª edição busca trazer novas abordagens e leituras para questões importantes da atualidade, como inclusão, diversidade e sustentabilidade. Os profissionais do elenco de 2023 criaram projetos inspirados na pele em que habitamos, considerando tanto a pele do corpo quanto a da casa e do planeta.

Confira abaixo outros ambientes disponíveis para apreciação nesta edição da CASACOR São Paulo.

Foto: Renato Navarro
Fonte: Marco Antonio
Foto: Adriana Barbosa
Foto: Guilherme Pucci
Créditos: MCA Estúdio
Foto: Favaro Jr
Créditos: Rafael Renzo
Créditos: André Mortatti
Foto: Yuri Serodio
Foto: MCA Estúdio

Conclusão

A CASACOR São Paulo convida você a visitar sua 36ª edição, que acontecerá de 30 de maio a 6 de agosto de 2023. Onde será o CASACOR 2023? A mostra será realizada no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, 2073, no bairro de Cerqueira César.

A CASACOR São Paulo 2023 estará aberta de terça a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos e feriados, das 11h às 19h. Os visitantes que entrarem no último horário de entrada terão a oportunidade de aproveitar a mostra até às 22h (de terças a sábados) e até às 21h (aos domingos).

Por fim, adquira seu ingresso no site ou app da CASACOR, escolhendo a modalidade, dia e horário desejados. Quanto custa o ingresso da CASACOR 2023? Ingresso inteiro: R$ 101,00. Meia-entrada (estudantes, PCDs e idosos): R$ 51,00. Passaporte: R$ 601,00.

Laila Lopes: 26 anos, mineira (atualmente morando na região serrana do RJ) e amante de seus bichos: 2 cachorros e muitos peixinhos. Redatora digital há 4 anos, com mais de 2000 artigos publicados na internet
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais