Sem dúvida, cestos e caixas são grandes aliados que podem ser usados na organização. E tanto residencial quanto corporativa, afinal são práticos, bonitos e resistentes.
Antes de mais nada, é necessária uma breve análise da finalidade que você pretende, para que possa fazer um melhor uso. Já que alguns materiais são mais indicados para áreas úmidas, por exemplo, como no caso dos banheiros e lavanderias. Ou ainda, modelos forrados com tecidos mais delicados como o linho, que se adaptam muito bem na decoração de closets.
Destacando que Materiais Naturais estão na moda! Veja o conceito do natural e porque está de volta. Além de fotos e dicas inspiradoras para inseri-los na decoração.
Agora confira nossas dicas!
Cestos e caixas, como usá-los na organização?
Mesmo sendo imprescindíveis como facilitadores na arrumação, lembre-se de que não devemos exagerar, pois certos itens precisam ser guardados em locais mais apropriados.
Qualquer que seja a situação, você pode contar com uma infinidade de produtos para organizar seus ambientes e seus armários, tais como:
- Cestos de fibras naturais ou sintéticos;
- Caixas de papel reforçado ou madeira, dentre muitos outros materiais;
- Cachepôs de crochê gomado ou tricô e muitas opções de artesanato.
Na sequência, um super especial, com dicas de decoração e organização. Confira!
- Veja também Como organizar a casa e ainda ter tempo para cuidar de si.
Caixas, Caixinhas e afins
- Não encha seus armários com excesso de caixinhas empilhadas e amontoadas, pois a falta de circulação de ar pode gerar mofo, além de você não conseguir ver direito o que tem dentro de cada caixa;
- Evite comprar por impulso muitos itens e sem ter certeza da dimensão de seus armários ou gavetas;
- Lembre-se de que áreas mais úmidas requerem caixas mais resistentes (feitas de plástico e derivados)
- Busque por empresas que façam caixas sob medida e com opção de padronagens, dessa forma você terá uma decoração mais a seu gosto.
Caixas em gavetas
Você tem poucas gavetas em seu armário? Utilize caixas ou cestos maiores feitos para ficar no chão ou dentro dos armários (até mesmo em outros cômodos). Sem dúvida é uma solução inteligente para armazenar itens que estejam espalhados ou mesmo sem um lugar adequado.
Além disso, muitas vezes temos objetos difíceis de manter alinhados dentro da gaveta ou em pé. Para esses casos recomendamos que você use modelos com tampas que combinem entre si.
É importante buscar uma harmonia visual, mesmo que não sejam todas iguais.
Cestos e Caixas: como usá-los em 6 dicas!
- Você pode usar caixas decoradas e resistentes para guardar itens de uso diário, como peças íntimas, pijamas e biquínis
- Uma boa utilização das caixas é na organização de cachecóis, luvas e peças de estação ou de pouco uso.
- Qualquer que seja o modelo de caixa que você escolha, certamente é importante que todas tenham identificação.
- Do mesmo modo não se esqueça que você sempre deve saber o que tem dentro de cada uma delas, senão sua vida não será facilitada, muito pelo contrário!
- As caixas transparentes possuem a facilidade de mostrar tudo o que tem em seu interior. Porém, podem criar certa poluição visual, cansando um desequilíbrio da decoração
- Não misture itens dentro da mesma caixa. Por exemplo, se usá-las para lenços, não use para bijuterias.
Na hora de escolher
É preciso escolher o modelo certo para a sua necessidade. Pois existem caixas de diferentes tamanhos, formatos e materiais. Além de modelos encantadores e com diversas padronagens que combinam com muitos tipos de decoração e ambiente.
No entanto, repetimos aqui um lembrete importante: sempre confira as medidas do seu armário!
Vantagens das Caixas Organizadoras ou Cestos Decorativos
Além de organizar, as caixas e os cestos complementam a decoração
Muitos ambientes que vemos em matérias de revistas e expostas em lojas de decoração abusam de caixas e cestos de fibras naturais para complementar a decoração.
Inquestionavelmente isso ocorre porque essa escolha dá um ar informal e ao mesmo tempo sofisticado nos armários, que ao invés de manter nichos vazados acabam por preenchê-los com peças feitas sob medida.
Caixas e Cestos: como usá-los na organização do Banheiro
Os banheiros costumam ser os ambientes que mais se beneficiam com o uso de cestos. Como é bastante comum, por isso será fácil encontrar inúmeros tipos de cestos sendo utilizados para guardar papel higiênico e toalhas, especialmente os de fibra natural.
Confira ainda Como organizar sua maquiagem em 15 passos!
Todavia, lembre-se de que se a área for úmida, você deve optar por modelos e fibra sintética, garantindo higiene e durabilidade. Logo, a vantagem é que os itens ficam arejados, ao passo que dentro de armários ou fechados poderiam ficar úmidos e com mal cheiro.
Roupa suja
O cesto é ainda uma ótima solução para a roupa suja. Além de trazer um toque extra de estilo à decoração!
Toalhas e outros itens
Caixas e Cestos: como utilizá-los na organização da Cozinha
Você só precisa escolher o modelo e o material certos, observando os espaços (principalmente altura dos armários) e se irá armazenar itens mais úmidos.
Aqui, uma boa opção é escolher modelos de cestos forrados, em materiais como o vime. Eles trazem um toque rústico, e ainda dão um ar boho ao ambiente.
Modelos de potes, caixas e cestos organizadores para cozinha
Existem diversos formatos de itens organizadores para cozinha e que ainda trazem um toque decorativo. A seguir, confira alguns:
Cestos para verduras
Em materiais sintéticos ou naturais, os cestos são uma ótima pedida armazenar frutas e verduras.
Cestos com forro
Seguindo com cestos para servir alimentos como pães e biscoitos. O forro pode se transformar em mais um item decorativo para mesa. Listras e xadrez vichy (aquele da toalha do piquenique), são muito usados nestes casos.
Já aqui, a caixa organizadora para o interior de armários!
Otimização do espaço em salas
Como as caixas aceitam o empilhamento e grande quantidade de itens juntos no mesmo espaço, é evidente a vantagem que se ganha em termos de ordem.
Enquanto os cestos em materiais diversos, como vime ou couro, podem ocupar nichos com discrição e beleza.
Organizador de lenhas para lareira
Organizando livros e revistas
Em estantes
Mordern boho
Na parede, decorativo ou funcional
Usando cestos no quarto ou closet
Caixas e Cestos: como usá-los na organização de sapatos
Nem sempre temos espaço suficiente em nosso closet para armazenamento de nossos sapatos. Síndrome da centopeia? Pode até ser, mas vamos ver soluções bem práticas e com excelente custo!
Muitos chinelos? Já que tem, que tal usar esses modelos de caixas encontradas em papelarias? Você pode forrar com tecido ou papel contact que combine mais com seu gosto e ficarão ótimas até mesmo dentro do seu armário.
É provável que em sua casa de campo ou praia, você também precise de boas ideias para criar uma bela decoração e sem complicações, atendendo desta forma, as necessidades até dos convidados.
- Veja também nosso especial de Sapateira – 20 modelos criativos para organizar os calçados
Como usar cestos e caixas na organização na Lavanderia?
- Cuidados com a roupa
- Produtos específicos para limpeza de banheiro
- Limpeza geral
- Esponjas
- Panos de uso doméstico
Modelos, dicas e curiosidades
Cestos e Caixas: modelos de madeira ou forradas com tecido
- revistas
- livros
- fotos
- controles
- pequenas mantas
Modelos práticos de carregar com rodinhas de silicone
Na hora de escolher seus cestos ou caixas, lembre-se de que você precisa ter condições de transportá-los. Então, cuidado com o volume e o peso que vai atingir.
Opte por deixar as caixas no próprio cômodo onde serão utilizados, evitando circulação.
Rodinhas
Você sabia que existe no mercado uma variedade de caixas com rodinhas de silicone que podem ser úteis em áreas como lavanderia ou quarto infantil?
Se você já tem a caixa, certamente encontrará rodinhas que tenham o tamanho adequado para a instalação que você precisa e dessa forma você aumentará a funcionalidade da peça.
- Depois veja: Vai mudar de casa? 21 dicas para organizar sua mudança.
Caixas e cestos com usos variados
Como Fazer seu cesto? Veja passo a passo
Para finalizar
Enfim, o importante é você ter sempre em mente que seu estilo deve ser mantido, pois assim seus ambientes tornam-se únicos e cheios de personalidade.
Além disso, você também pode contar com a ajuda de uma Organizadora Profissional, que poderá:
- Fazer um projeto para você, dentro de suas necessidades e orçamento;
- Oferecer uma Consultoria em Organização, que consiste em: orientações, dicas e técnicas que irão ajudar no desenvolvimento otimizado do seu espaço.
Por fim, divirta-se! Sua casa, seu templo.
Por Chris Craveiro