UNIP promove desfile dos alunos de Design de Moda
A noite foi especial! Todos deram o melhor de si! Era o primeiro desfile da vida dos nossos alunos de 1º e 2º semestre de…
A noite foi especial! Todos deram o melhor de si! Era o primeiro desfile da vida dos nossos alunos de 1º e 2º semestre de Design de Moda da UNIP. Resolvi registrar tudo, desde os preparativos até a passarela.
No decorrer da semana esses “novos” estilistas não pensaram noutra coisa. As aulas adjacentes acabavam sempre passando pelas questões do desfile que estava por vir. A escola toda exalava um entusiasmo juvenil, próprio de quem acredita num futuro promissor.
Uns vieram mostrar-me seus croquis que, ainda com um traço primário arriscavam algumas cores ou dedicados detalhes; outros me descreviam com destreza suas roupas e o processo de construção das mesmas e outros ainda expunham os looks já prontos, com o olhar vibrante, em busca da aprovação dos colegas e do professor!
Independente das emoções individuais, havia uma sensação contagiante de ansiedade e insegurança mista com determinação e prazer! Nos bastidores todos colaboravam mutuamente, não havia mais diferenças entre colegas, o clima era de completa união. O importante era que todos atingissem seus máximos e a passarela que os esperava seria o veículo da exposição do resultado de um trabalho intenso. Entre sombras e laquês pairava a responsabilidade da finalização do look como planejado no projeto.
Lá fora, familiares e amigos aguardavam atentos. O horário, não por acaso, estava marcado para o intervalo das aulas da universidade. Todos seriam testemunhas. Alunos e professores de cursos diversos sabiam do evento e correram para o local cuidadosamente preparado!
Enquanto nossos alunos-estilistas formavam a fila atrás da passarela, o DJ preparava o ambiente com uma música contagiante! Todos os corações pulsavam mais fortes!
Mary, a coordenadora toma frente do evento e abre o desfile! A sorte está lançada! Não há mais como retroceder! Alunos lançam-se na passarela sem titubear! Neste momento ficou claro que alguns vieram pra ficar! Mostram-se seguros e brilham como merecem! A platéia se delicia com o inusitado evento no térreo do “Prédio da Gazeta”.
Eu buscava ângulos na câmera que revelassem o sucesso de um trabalho interdisciplinar, onde a história da moda e do Design se uniram ao desenho, modelagem, composição e criação para realizar um desfile abrangendo referências desde a década de 10 até a atualidade.
Acredito que esse tipo de iniciativa dentro de uma escola de Design de Moda vem a enriquecer muito o repertório de seus alunos. Primeiro porque eles percebem na prática o quão importante é a mescla das disciplinas do curso. O que a princípio é fragmentado faz todo o sentido quando unido num projeto deste tipo, é necessário o apoio de diversas áreas para a construção individual de cada look, que, ao mesmo tempo faz parte de um projeto maior que também inclui todos os alunos, visto que busca narrar a história da moda num único desfile.
Segundo porque para a realização do desfile eles têm um contato direto com o backstage, preocupações com cabelo, maquiagem, acessórios e até sonorização; sem falar no contato direto com o público e o feedback do resultado deste esforço. A adrenalina de um desfile mesmo que acadêmico é primordial como experiência primeira para o futuro designer de moda.
Por Cristina Ecker Amaral
Formada em Arquitetura e mestre pela FAU/USP na área de edifício teatral, possui experiência em cenografia e figurinos. Especializada em arte-educação é professora do curso de Design de Moda na UNIP e também coordena do curso de Cenografia e Figurinos do Centro Universitário Belas Artes.
Enquete A Fazenda 16: quem você quer que fique na 2ª Roça Especial?
É oficial, resta menos de uma semana para o público ficar sem as aventuras do reality rural mais animado do Brasil. Agora que o top 8 foi desfeito, o público deve escolher quem permanecerá nessa berlinda. Qual dos peões merece ficar e buscar uma vaga na grande final? Vote em nossa Enquete A Fazenda 16 sobre a 2ª Roça Especial: