“Indústria da Música em Transição” mostra reflexões sobre o universo musical
Desta vez, a temática é a Música. E quem a explica, sob a perspectiva das engrenagens da indústria e dos hábitos de consumo, é o…
Desta vez, a temática é a Música. E quem a explica, sob a perspectiva das engrenagens da indústria e dos hábitos de consumo, é o professor e pesquisador da UFRJ, Micael Herschmann.
“Indústria da Música em Transição” reúne, em seus capítulos, informações, dados e reflexões sobre o contexto atual.
Herschmann comenta a crise dos antigos modelos da indústria fonográfica, aponta as novas estruturas e formas de consumo, indica as profissões que entram em declínio e outras – especialmente associadas a conhecimentos tecnológicos – que estão em ascensão.
As formas de acesso e comércio de fonogramas via web, bem como as apresentações musicais ao vivo – shows avulsos, circuitos, cenas e festivais independentes –, com toda rede de novos negócios que tais estratégias promovem, são assuntos privilegiados nas páginas de “Indústria da Música em Transição”.
O livro é dirigido a estudantes (de graduação e pós-graduação), pesquisadores, jornalistas e especialistas de outras áreas culturais, interessados em melhor compreender o conjunto de desafios enfrentados pela indústria da música brasileira e global, bem como as alternativas que vêm sendo construídas para adaptação às novas exigências e possibilidades de consumo cultural.
Lançamento:
O coquetel de lançamento será no Circo Voador (templo da música brasileira), no dia 11 de novembro (quinta), a partir das 19h30. Mais do que um lançamento, será uma grande festa, com a participação de VJs e bandas de rock e música popular, da cena independente do Rio de Janeiro.
Cabe ressaltar que este lançamento está inserido na “Revista Viva” que o Circo Voador passou a organizar mensalmente (este evento de novembro será a segunda edição).
A idéia desta revista é reunir artistas, intelectuais e lideranças para apresentar seu trabalho, estabeleceram ali uma sociabilidade e dialogarem sobre questões importantes que mobilizam atualmente atores não só do mainstream, mas também do universo independente da música.
Data: 11 de novembro
Horário: das 19h30 às 22h30
Local: Circo Voador
Rua dos Arcos s/n – Centro – Rio de Janeiro
Acesso ao lançamento somente pelo portão lateral
Sobre o autor:
Micael Herschmann é professor da UFRJ, pesquisador e especialista que atua na interseção do campo da Música com o da Comunicação e da Cultura. É pesquisador do CNPq, possui mestrado e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e realizou estágio pós-doutoral na Universidade Complutense (de Madri). Atualmente é coordenador do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação e vice-coordenador da linha de pesquisa de Mídia e Mediações Socioculturais do PPGCOM da UFRJ.
É autor também dos seguintes livros: O Funk e o Hip-Hop invadem a cena (Ed. UFRJ, 2000), Lapa, cidade da música Desafios e perspectivas para o crescimento do Rio de Janeiro e da indústria da música nacional (Ed. Mauad X, 2007).
Sobre a editora:
Fundada em 2006, a Estação das Letras e Cores tem como missão publicar obras de referência para provocar a reflexão, o conhecimento e a pesquisa nas áreas de moda, design e artes. Seu catálogo reúne títulos assinados por especialistas de renome nacional e internacional tais como: Gilda Chataignier, Andrea Semprini, Nizia Villaça,. Mirian Goldenberg, Doroteia Baduy Pires; Ana Claudia de Oliveira, Kathia Castilho, Silvana Holzmeister, Francesco Morace e Flávio Sabrá, Enrico Cietta entre outros.
Enquete A Fazenda 2024: quem você quer que fique na 8ª Roça?
Nesta quarta-feira (13), aconteceu mais uma disputa empolgante no reality, que colocou as roceiras Flora Cruz, Luana Targino e Vanessa Carvalho para correrem atrás do prejuízo. Depois de triunfar na difícil competição, Luana escapou da berlinda. Sendo assim, restaram Gizelly, Flora e Vanessa no sufoco. Quem você quer que fique? Participe da votação na enquete sobre a 8ª Roça de A Fazenda 16!