Foto de Flickr
O Cheerleading é baseado nos movimentos da ginástica artística e da dança. As apresentações são cheias de acrobacias e saltos mortais.
O surgimento do esporte no Brasil está diretamente ligado ao surgimento da Liga Paulista de Futebol Americano, em 2001. Com a vinda dos jogos para São Paulo, surgiu a necessidade da criação de um órgão específico, responsável por treinar mais adequadamente as cheerleaders brasileiras.
A União Brasileira de Cheerleaders, uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo assistir os praticantes do esporte, bem como seus técnicos (coaches), também traz informações sobre o esporte no Brasil. A afiliaçao à UBC é gratuita. Para efetivá-la, é preciso que você tenha instituído, juridicamente ou não, um diretório regional em sua cidade ou estado.
Veja os diretórios que estão em operação no país.
Cheerleaders do Santos F.C. WordPress
Vídeos com passo a passo de apresentações de Cheerleading
Cheerleading Dance Moves
Saiba mais sobre Cheerleading
O Cheerleading – ou Animação de Torcida, em português – é um esporte cuja origem remonta ao século XIX, mais precisamente em 1898. Na Universidade de Minnesota, o professor Thomas Peebles surgiu com a ideia de organizar um grupo de pessoas para animar os espectadores dos jogos que aconteciam no campus.
No começo, só os homens participavam dos grupos de cheerleading, que à época se chamavam “yell leader squad” (Esquadrão de Líderes de Grito). As mulheres só ingressaram no esporte no ano de 1923. Nos anos 60 a prática começou a se popularizar pelos Estados Unidos e não tardou a se tornar febre nacional. Em 1997 o canal esportivo ESPN começou a transmitir competições da modalidade, tornando-a ainda mais popular.
Uniforme de cheerleader de 1906. Wikipedia
Cheerleaders da Univ. Federal de São Carlos – UFSCar Comissão Paulista de Cheerleading
Em 2005 é criada a Cheer Comission, que atendia a necessidades de grupos isolados de animadores de torcida. A comissão cresceu e se tornou a Camissão Paulista de Cheerleading. Posteriormente, em 2008, é fundada a União Brasileira de Cheerleaders, uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo assistir os praticantes do esporte, bem como seus técnicos (coaches).
No Brasil, alguns times de futebol, como Santos e Corinthians já contam com equipes próprias de cheerleading.
Leia mais sobre o assunto no Fashion Bubbles
Patriotas Cheer, Volta Redonda – RJ
O evento de lançamento do grupo Cheerleaders Brasil em 2008
Cheerleaders do Sport Club Corinthians Inatitude
Cheerleader de Oklahoma. Insidesocal
Referências: Comissão Paulista de Cheerleading
Leia também Conhecidas no mundo todo, as líderes de torcidas chegam ao Brasil.